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Disciplina Sistemas Construtivos III

  • Apresentação

    Apresentação

    Prteende-se com esta Uc, que o aluno venha a apreender: os elementos que compõem um projeto, a anatomia de uma construção e as suas ligações, na sequência da aprendizagem do semestre anterior; Conhecer os processos de construção correntes e os vernáculos; colocação corrente em obra e que materiais usar nas suas diversos elementos, conforme os objetivos pretendidos. Trinómio: eficiência; beleza e durabilidade; a compreensão das consequências das opções construtivas na conceção arquitetónica. Tipos de estruturas de edifícios nas várias alvenarias e materiais.  A importância da representação nos detalhes construtivos e a sua coerência com  o objeto Arquitetonico; a Expressividade e comunicação do Projeto de execução

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos:

    Os Materiais aparentes na construção: Tijolo; Pedra; Betão; Madeira; Rebocos e outros e a sua significância na compreensão concetual de um objeto arquitetónico.

    Aproximação á obra: Calendarização e compreensão das diversas fases da obra

    A Humidade, o Sol, a Temperatura e os fenómenos físicos e químicos a considerar;

    Isolamentos na construção e a sua aplicação em sistemas de paredes e coberturas

    Paredes de estrutura leve no exterior e no interior. Paredes ventiladas com Isolamentos pelo exterior e ETIC¿s. Dimensionamentos das paredes em espessura.

    Fachadas Independentes e fachadas ventiladas de vidro e outros materiais. Peles em edifícios.

    Aprofundamento das técnicas de coberturas planas- coberturas Verdes extensivas e intensivas.

    Tipo de materiais e de seções mais adequados a aplicar em acabamentos e nos diversos pormenores de obra.

    Pormenorização de materiais para interiores e exteriores; secções e acabamentos; escalas e dimensões dos diversos pormenores.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Os alunos ficarão com conhecimentos suficientes dos diversos materiais para começarem a conduzir os seus estudos e concepções projetuais e terem uma noção do que devem utilizar onde se utilizam e como se utilizam e a perceber o que é a arquitetura. Conhecerão a conjugação da legislação básica com a criatividade e que a arquitetura não é apenas o desenho e a forma, mas um conjunto de disciplinas, de meios e também de regras para se cumprir um programa com êxito. A vantagem do esboceto e das fases intermédias antes do projeto final e a representação dos detalhes construtivos e a sua coerência com  o objeto Arquitetonico, assim como a importancia da expressividade e  comunicação do Projeto de execução

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas:

    o aluno poderá usar programas de modelação 3D, para apoiar o exercício 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Bibliografia obrigatória

      - Hoadley, R. Bruce (2000). Understanding Wood. A Craftman's Guide to Wood Technology. Taunton. Newtown.

      Cota: AQ 232- BC

      - Mascarenhas, Jorge. Sistemas de construção,  - Livros Horizonte

      Cota : AQ/83-BC , AQ/83.A-BC, AQ/83.B-BC, AQ/83.C-BC , AQ/83.D-BC

              -  Ford, E. R. (2003). The details of modern architecture Vol. 1 e 2, MIT press.

              - Vários,  Tectonica Nº 1 a 40, ATC Ediciones S.L., Madrid

              - Weston, R. (2003). Materials, form and architecture. Yale University Press.

     

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