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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular centra-se no desenvolvimento de arquitecturas a partir de plataformas colaborativas digitais, possibilitando um conjunto (vasto) de soluções de desenho generativo. O domínio ¿generativo¿ implica não só a aplicação de princípios de geração da forma relativo a um programa especifico usando um determinado software, mas também a adopção de diferentes processos digitais de trabalho. Pretende-se estimular o estudo de novas abordagens metodológicas que dêm capacidade crítica respeitante ao ¿design generativo¿ potenciando as competências do aluno enquanto projectista. Este potencial é revelado através da computação associada ao projecto de arquitectura, ou seja a aplicação criativa dos processos e raciocínios subjacentes às tecnologias digitais computacionais. Estes conteúdos decorrem da disciplina PDII onde os participantes foram introduzidos à temática relativa aos processos e meios digitais CAD-CAE-CAM.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT36-14615
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
¿Prover ferramentas inovadoras que potenciarão as capacidades de concepção dos estudantes, tendo por base técnicas computacionais aplicadas ao design e arquitectura. ¿Estabelecer as bases teóricas que habilitarão a desenvolver um discurso centrado em estratégias algorítmicas de projecto e às lógicas dos sistemas emergentes, geração digital de desenhos. ¿Estudar sistemas paramétricos a um nível mais avançado, sistemas esses usados para desenvolver novos processos de análise e controlo que potenciam a criatividade. ¿Introduzir o conhecimento de diferentes técnicas de fabrico digital. ¿Fomentar a pesquisa, exploração e investigação nos processos de design generativo computacional
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Objetivos
Objetivos
A disciplina apresenta a computação associada ao projecto arquitectónico como um meio que permite aos arquitectos conceberem os seus projectos sem estarem totalmente dependentes de softwares comerciais. O objectivo da disciplina centra-se na elaboração de processos e ferramentas específicas (computacionais-digitais) de auxilio à concepção do projecto em arquitectura, de técnicas e processos de trabalho repondendo às complexas necessidades da arquitectura contemporânea, e para explorar formas geradas apenas pela utilização de lógicas computacionais. Introduzir os alunos a diferentes métodos de fabrico digital e a prototipagem rápida, nomeadamente aquelas correspondentes a técnicas aditivas e subtractivas, entre outras, proporcionando o fabrico de modelos e maquetes com estas ferramentas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Pretende-se incrementar um processo de ensino acente no aprender-fazendo recorrendo a uma prática oficinal computacinal,
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Terzidis, Kostas, Algorithmic Architecture, Expressive Form, Spon Press, Taylor & Francis Group, 2003. ¿ Ball, Philip. (2009) Nature's patterns : a tapestry in three parts : flow . Oxford: Oxford University Press. Cota: AQ/396.A-BC ¿ Ball, Philip. (2009) Nature's patterns : a tapestry in three parts : Shapes. Oxford: Oxford University Press. Cota: AQ/396-BC ¿ Ball, Philip. (2009) Nature's patterns : a tapestry in three parts : Branches . Oxford: Oxford University Press. Cota: AQ/396.B-BC ¿ Pearce, Peter. (1990). Structure in Nature is a Strategy for Design. Cambridge MA : MIT Press Cota: AQ/410-BC
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não