filmeu

Disciplina Inglês Científico

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade curricular visa: 

    • Fornecer competências de escrita científica em inglês (artigos científicos, propostas de investigação), focando-se na legibilidade e correção de registo utilizado;
    • Estimular a aplicação de técnicas, mecanismos e estruturas de expressão escrita em inglês com vista a uma comunicação mais eficaz na área científica
    • Desenvolver a capacidade de análise crítica de textos científicos já publicados, identificando a sua estruturação bem como a significação objetiva ena utilização de palavras/termos;  
    • Estimular as competências de argumentação, com especial ênfase na articulação clara, precisa e deliberada das ideias; 
    • Fomentar a produção de textos ou partes de textos, atendendo à correção da escrita (ortográfica e gramatical) e aos requisitos da tipologia de texto científico.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Esta UC foca-se em Inglês para Fins de Publicação de Investigação (ERPP, no acrónimo inglês). Para cada uma das secções, serão fornecidas indicações de vocabulário e gramática específicos, no sentido de melhorar a correção, a legibilidade e o caráter científico da produção. Será colocada ênfase em concisão, eliminação da ambiguidade e da redundância, destaque de e foco em aspetos relevantes. Os estudantes deverão ter um domínio de Inglês de, pelo menos, nível intermédio.

    1. Tipos de textos científicos
    2. Questões de estilo e registo de língua
    3. A estruturação dos parágrafos. Da frase ao parágrafo. A importância da frase tópico. O uso de conectores. 
    4. O esqueleto do texto
    5. As principais partes do texto científico - o modelo IMRaD.
    6. A revisão da literatura - formas de abordar e elaborar.
    7. Explicitar a metodologia.
    8. Apresentar e discutir resultados
    9. Elaborar a conclusão
    10. Escrever o resumo. 
    11. Revisão do texto (atenção a aspetos de língua, gramática, pontuação).
  • Objetivos

    Objetivos

    Competências a adquirir: 

    • Conhecimento das partes constituintes de um artigo científico, respetivos objetivos e linguagem apropriada
    • Conhecimento das estratégias linguísticas usadas em comunicação de ciência
    • Capacidade de reflexão crítica sobre textos produzidos por outros e pelo(a) próprio(a), considerando os respetivos objetivos comunicacionais 
    • Capacidade de produção de científicos, de forma autónoma, assegurando a correção ortográfica e gramatical, bem como coesão e consistência internas
    • Capacidade de articulação de argumentos de forma coerente e estruturada visando disseminação de ciência.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Em complemento da exposição teórica que introduz cada temática, a metodologia de ensino inclui a utilização de estudos de caso para análise, com discussão oral, para melhor compreensão dos temas em apreço, bem como elaboração de textos em aula, em grupos, a partir de notas e apontamentos (para revisão da literatura), de gráficos e tabelas (apresentação e discussão de resultados). Exercícios de língua específicos (regências, expressões idiomáticas, sinonímia) serão igualmente usados em sala de aula. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Ballenger, B. (2017). The Curious Researcher. A guide to writing research papers, 9th ed. New York: Pearson.
    • Ellison, C. (2010). Concise Guide to Writing Research Papers. New York: McGraw-Hill.
    • Glasman-Deal, H. (2010). Science Research Writing for non-native Speakers of English. London: Imperial College Press.
    • Hyland, K. (2006). English for Academic Purposes. An advanced resource book. London and New York: Routledge.
    • Lester, J.D & Lester, J.D., Jr (2018). Research papers: A complete guide, 16th ed. New York: Pearson.
    • Ó Siochrú, C. (2023). A Student Guide to Writing Research Reports, Papers, Theses and Dissertations. London & New York: Routledge.
    • Turabian, K.L. (2018). A Manual for Writers of Research Papers, Theses and Dissertations, 9th ed. Chicago: The University of Chicago Press.
    • Wallwork, A. (2023). English for Writing Research Papers, 3rd ed., London & New York: Spinger.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios