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Apresentação
Apresentação
A Unidade curricular visa:
- Fornecer competências de escrita científica em inglês (artigos científicos, propostas de investigação), focando-se na legibilidade e correção de registo utilizado;
- Estimular a aplicação de técnicas, mecanismos e estruturas de expressão escrita em inglês com vista a uma comunicação mais eficaz na área científica
- Desenvolver a capacidade de análise crítica de textos científicos já publicados, identificando a sua estruturação bem como a significação objetiva ena utilização de palavras/termos;
- Estimular as competências de argumentação, com especial ênfase na articulação clara, precisa e deliberada das ideias;
- Fomentar a produção de textos ou partes de textos, atendendo à correção da escrita (ortográfica e gramatical) e aos requisitos da tipologia de texto científico.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 2
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT478-16548
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Esta UC foca-se em Inglês para Fins de Publicação de Investigação (ERPP, no acrónimo inglês). Para cada uma das secções, serão fornecidas indicações de vocabulário e gramática específicos, no sentido de melhorar a correção, a legibilidade e o caráter científico da produção. Será colocada ênfase em concisão, eliminação da ambiguidade e da redundância, destaque de e foco em aspetos relevantes. Os estudantes deverão ter um domínio de Inglês de, pelo menos, nível intermédio.
- Tipos de textos científicos
- Questões de estilo e registo de língua
- A estruturação dos parágrafos. Da frase ao parágrafo. A importância da frase tópico. O uso de conectores.
- O esqueleto do texto
- As principais partes do texto científico - o modelo IMRaD.
- A revisão da literatura - formas de abordar e elaborar.
- Explicitar a metodologia.
- Apresentar e discutir resultados
- Elaborar a conclusão
- Escrever o resumo.
- Revisão do texto (atenção a aspetos de língua, gramática, pontuação).
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Objetivos
Objetivos
Competências a adquirir:
- Conhecimento das partes constituintes de um artigo científico, respetivos objetivos e linguagem apropriada
- Conhecimento das estratégias linguísticas usadas em comunicação de ciência
- Capacidade de reflexão crítica sobre textos produzidos por outros e pelo(a) próprio(a), considerando os respetivos objetivos comunicacionais
- Capacidade de produção de científicos, de forma autónoma, assegurando a correção ortográfica e gramatical, bem como coesão e consistência internas
- Capacidade de articulação de argumentos de forma coerente e estruturada visando disseminação de ciência.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Em complemento da exposição teórica que introduz cada temática, a metodologia de ensino inclui a utilização de estudos de caso para análise, com discussão oral, para melhor compreensão dos temas em apreço, bem como elaboração de textos em aula, em grupos, a partir de notas e apontamentos (para revisão da literatura), de gráficos e tabelas (apresentação e discussão de resultados). Exercícios de língua específicos (regências, expressões idiomáticas, sinonímia) serão igualmente usados em sala de aula.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Ballenger, B. (2017). The Curious Researcher. A guide to writing research papers, 9th ed. New York: Pearson.
- Ellison, C. (2010). Concise Guide to Writing Research Papers. New York: McGraw-Hill.
- Glasman-Deal, H. (2010). Science Research Writing for non-native Speakers of English. London: Imperial College Press.
- Hyland, K. (2006). English for Academic Purposes. An advanced resource book. London and New York: Routledge.
- Lester, J.D & Lester, J.D., Jr (2018). Research papers: A complete guide, 16th ed. New York: Pearson.
- Ó Siochrú, C. (2023). A Student Guide to Writing Research Reports, Papers, Theses and Dissertations. London & New York: Routledge.
- Turabian, K.L. (2018). A Manual for Writers of Research Papers, Theses and Dissertations, 9th ed. Chicago: The University of Chicago Press.
- Wallwork, A. (2023). English for Writing Research Papers, 3rd ed., London & New York: Spinger.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não