filmeu

Disciplina Inclusão Social e Educativa

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC aborda a inclusão social e educativa no contexto socio-histórico-cultural em que se insere, procurando ser um espaço de discussão e de reflexão sobre muitas das questões que suscita, em particular, no que diz respeito a populações em situação de vulnerabilidade, de que a pobreza, a exclusão social, a deficiência ou a diversidade cultural, entre outras, são um bom exemplo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    -Exclusão e Inclusão

    -Fundamentos científicos e filosóficos da Inclusão

    -Inclusão Social e Educativa

    -Situações de vulnerabilidade

    -Fundamentos da Inclusão

    -Documentos norteadores da inclusão.

  • Objetivos

    Objetivos

    •Situar a Inclusão Social e Educativa no contexto sócio histórico cultural em que se insere.

    •Conhecer documentos norteadores da Inclusão.

    •Saber identificar e caraterizar situações de vulnerabilidade social

    •Compreender o conceito de Inclusão Educativa no quadro atual das políticas educativas.

    Implementar estratégias que tenham em conta a diversidade da população, num contexto inclusivo.

    •Aprofundar conhecimentos com base em investigação recente.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    -Exposição para introdução e/ou sistematização de conceitos.

    -Visionamento de documentários, seguido de debate.

    -Trabalhos individuais e de grupo sobre as temáticas abordadas.

    AVALIAÇÃO

    -Um trabalho individual escrito, a partir de documentos fornecidos (40%).

    -Um trabalho de grupo (60%), a apresentar na última aula. 

    Itens de avaliação: Apresentação - 3; Conteúdo - 13;  Síntese - 4.

     

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Agran, M., Brown, F., Hughes, C., Quirk., Ryndak, D. (2014). Equity & Full Participation for Individuals with Severe Disabilities A Vision for the Future. Baltimore: Paul H. Brooks Publishing Co.

    Alves, N; Canário, R. (2004). Escolas e Inclusão Social: das promessas às incertezas. Análise Social, vol XXXVIII (169), 981-1010.

    Boudon, R. (2002). L’axiomatique de l’inégalité des chances. Paris : Harmattan.

    Costa, A. B. (2004). Exclusões Sociais. Lisboa: Gradiva.

    Costa, A. F. (2012). Desigualdades sociais contemporâneas. Lisboa: Editora Novos Mundos.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Maria Odete Emygdio da Silva

    5ª feira - 17:30/18:30

    A disponibilizar

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios