ATENÇÃO: entre os dias 4 e 8 de novembro vão existir condicionamentos no estacionamento no Campus de Lisboa.

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Disciplina Geopolítica do Turismo

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente unidade curricular aborda conceitos básicos de geopolítica e contextualiza o turismo no contexto geopolítico global. Desta forma, pretende-se capacitar os alunos a analisar criticamente tal contexto, de modo a tomar decisões de gestão estratégica e marketing de destinos mais informadas, e consequentemente, adotar estratégias sensíveis ao cenário global, que resultem em resultados mais efetivos em termos de competitividade. Desta forma, pretende-se tornar os alunos mais capazes de utilizar o turismo como ferramenta de desenvolvimento local a partir da compreensão da relação bilateral que este tem como o cenário geopolítico regional e global.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O que é geopolítica e qual porquê devemos estudá-la enquanto profissionais do turismo?
    2. Argumentos a favor de uma geopolítica crítica para a gestão dos destinos turísticos.
    3. A geopolítica do mundo (neo)liberal globalizado e as suas implicações para o turismo.
    4. A gestão de destinos turísticos no contexto da “geopolítica popular”.
    5. Geopolítica do clima: as conferências e acordos climáticos, a agenda de descarbonização e os destinos turísticos.
    6. Contatos geopolíticos no turismo: o temporal, o corporal e o identitário.
    7. Tipologia de Gestões de Organização de Destinos (DMOs).
  • Objetivos

    Objetivos

    Ao fim da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:

    1. Compreender a importância de se pensar a geopolítica em um mundo globalizado onde o “fim da história” não se materializou como previso nos anos 1990.  
    2. Exercer uma visão crítica sobre a geopolítica (em oposição à visão estática), percebendo as dinâmicas entre atores políticos e territórios.
    3. Considerar temas como soberania nacional, a ordem internacional liberal e as crises nas democracias no planeamento estratégico do turismo.
    4. Compreender a relação entre geopolítica, indústria cultural, comunicação online e turismo.
    5. Considerar as implicações da geopolítica do clima na gestão de destinos turísticos.
    6. Demonstrar o valor da prática turística nos discursos e nas práticas geopolíticas através de três dimensões de contato - temporal, material e identitário;
    7.  Explorar as configurações de destinos ao nível da liderança e coordenação e introduzir os tipos de âmbitos das Organizações de Gestão de Destinos (DMO).
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos programáticos estão orientados à absorção de conhecimentos teóricos, bem como à aplicação prática dos mesmos. Desta forma, considerando o formato online da disciplina, as seções síncronas incluem curtas exposições seguidas de atividades, para as quais os alunos devem prepara-se previamente através da leitura de materiais e visualização de vídeos indicados pelo professor. As atividades empregam técnicas como o problem-based learning, elementos de gamificação e a jigsaw classroom. A avaliação, por sua vez, inclui dois elementos: O trabalho final (50%) e a componente “Atividades” (50%). O trabalho final, elaborado e apresentado em partes durante as últimas semanas do semestre, consiste em um estudo de caso baseado em contributos teóricos abordados na disciplina. A componente “Atividades” (50%) compreende todos os demais exercícios passados para casa ou desenvolvidos durante as seções síncronas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Carbone, F. (2017). International tourism and cultural diplomacy: A new conceptual approach towards global mutual understanding and peace through tourism. Tourism. An International Interdisciplinary Journal, 65(1), 61–74.

    da Silva, J. T., Breda, Z., & Carbone, F. (Eds.). (2020). Role and Impact of Tourism in Peacebuilding and Conflict Transformation. Hershey, PA, EUA: IGI Global.

    Dodds, K. (2019). Geopolitics: A very short introduction (3rd ed.). Oxford: Oxford University Press.

    Gillen, J., & Mostafanezhad, M. (2019). Geopolitical encounters of tourism: A conceptual approach. Annals of Tourism Research, 75, 70–78.

    Hall, D. (Ed.). (2017). Tourism and geopolitics: Issues and concepts from Central and Eastern Europe. Oxfordshire, Wallingford: Cabi.

    Maslin, M. (2021). Climate Change: A Very Short Introduction (4th ed.). Oxford: Oxford University Press.

    Reinhold, S., Beritelli, P., & Grünig, R. (2018). A business model typology for destination management organizations. Tourism Review.

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