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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular "Geopolítica do Turismo" representa um componente vital dentro do quadro mais amplo dos estudos de turismo. Projetado para fornecer aos alunos uma compreensão abrangente da complexa interação entre o turismo e a geopolítica, este curso aprofunda as dinâmicas multifacetadas que moldam padrões globais de turismo, destinos e políticas. O escopo da "Geopolítica do Turismo" estende-se por diversos campos de atuação e áreas de intervenção. Os alunos explorarão como os fatores geopolíticos, como relações internacionais, diplomacia cultural, desenvolvimento econômico e estabilidade política, influenciam a paisagem global do turismo. Eles analisarão os papéis desempenhados pelos governos, organizações internacionais e corporações transnacionais na formação de fluxos de turismo, infraestruturas e regulamentações. Por outro lado, eles também aplicarão o método de análise geopolítica ao estudo do turismo.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6447-23828
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introduc¿a¿o a¿ geopoli¿tica.
Turismo e geopoli¿tica
- o imagina¿rio poli¿tico do territo¿rio, do turismo e do espac¿o.
- Estudo avanc¿ado e critica da Teoria do Contato.
- Geografia do turismo e geopoli¿tica.
- Imagem de destino e National Branding.
Influencias geopoli¿ticas no desenvolvimento turi¿stico:- regras para previsa¿o de tende¿ncias e efeitos de desenvolvimentos geopoli¿ticos.
- Geoeconomia: a interac¿a¿o entre geopoli¿tica, economia e turismo.
- Novos espac¿os de consumo e mobilidade transfronteiric¿a.
- Turismo, identidade e geopoli¿tica.
- Cooperac¿a¿o internacional global e turismo.
Geopoli¿tica do turismo na Unia¿o Europeia.
Geopoli¿tica do turismo no espac¿o luso¿fono.
Turismo e diplomacia cultural.
Terrorismo e turismo.Migrac¿o¿es e turismo.
Turismo em situac¿o¿es de guerra e po¿s-conflito.
- Turismo e paz.
O poder da Web.
Lideranc¿a e coordenac¿a¿o do desenvolvimento de destinos: os diferentes tipos e a¿mbitos das Organizac¿o¿es de Gesta¿o de Destinos (DMO).
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Objetivos
Objetivos
Os resultados de aprendizagem pretendidos abrangem uma variedade de conhecimentos, habilidades e competências que os alunos desenvolverão ao longo do curso:
Conhecimento:
• Compreender os conceitos fundamentais de geopolítica e sua relevância para a indústria do turismo.
• Obter insights sobre a complexa relação entre política internacional, economia e a paisagem global do turismo.
• Adquirir conhecimento sobre os fatores geopolíticos que influenciam os padrões de turismo, incluindo relações internacionais, diplomacia cultural e estabilidade política.
• Compreender os papéis dos governos, organizações internacionais e corporações transnacionais na moldagem dos fluxos e políticas de turismo.
Habilidades:
• Habilidades Analíticas
• Habilidades de Pesquisa
• Pensamento Crítico
Competências:
• Análise Geopolítica
• Competência Intercultural
• Tomada de Decisão
• Comunicação
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas da unidade curricular assentara¿o na seguinte metodologia:
- Aulas expositivas e de discussa¿o dos temas cerca de 60% do semestre. Esta parte da experie¿ncia de aprendizagem dedica-se essencialmente a¿ componente teo¿rica, com a exposic¿a¿o e explicac¿a¿o dos fundamentos da disciplina. Para algumas das aulas sera¿o convidados palestrantes externos para abordar alguns to¿picos em particular.
- As restantes aulas sa¿o alocadas para uma componente pra¿tica que consolide os resultados da
aprendizagem. Os alunos devera¿o investigar situac¿o¿es reais ou simuladas e desenvolver estrate¿gias de desenvolvimento turi¿stico e previso¿es de tende¿ncias de mercado com base na ana¿lise geopoli¿tica. A avaliac¿a¿o da disciplina versara¿ sobre estas duas vertentes:1) A avaliac¿a¿o conti¿nua, feita com base em relato¿rios e apresentac¿o¿es na parte pra¿tica (10valores)
2) Ana¿lise e discussa¿o de estudos de caso propostos nas aulas expositivas (10 valores).
(Min. 40% em cada uma das componentes.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carbone, F. (2017). International Tourism and Cultural Diplomacy: A new conceptual approach towards global mutual understanding and peace through tourism. Tourism. An International Interdisciplinary Journal, 65(1), 61-74.
Gillen, J., & Mostafanezhad, M. (2019). Geopolitical encounters of tourism: A conceptual approach. Annals of Tourism Research, 75, 70-78.
Hall, D. (2017). Tourism and Geopolitics. Issues and Concepts from Central and Eastern Europe. Oxfordshire, Wallingford: CABI.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não