-
Apresentação
Apresentação
A presente unidade curricular aborda conceitos básicos de geopolítica e contextualiza o turismo no contexto geopolítico global. Desta forma, pretende-se capacitar os alunos a analisar criticamente tal contexto, de modo a tomar decisões de gestão estratégica e marketing de destinos mais informadas, e consequentemente, adotar estratégias sensíveis ao cenário global, que resultem em resultados mais efetivos em termos de competitividade. Desta forma, pretende-se tornar os alunos mais capazes de utilizar o turismo como ferramenta de desenvolvimento local a partir da compreensão da relação bilateral que este tem como o cenário geopolítico regional e global.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6447-23828
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- O que é geopolítica e qual porquê devemos estudá-la enquanto profissionais do turismo?
- Argumentos a favor de uma geopolítica crítica para a gestão dos destinos turísticos.
- A geopolítica do mundo (neo)liberal globalizado e as suas implicações para o turismo.
- A gestão de destinos turísticos no contexto da “geopolítica popular”.
- Geopolítica do clima: as conferências e acordos climáticos, a agenda de descarbonização e os destinos turísticos.
- Contatos geopolíticos no turismo: o temporal, o corporal e o identitário.
- Tipologia de Gestões de Organização de Destinos (DMOs).
-
Objetivos
Objetivos
Ao fim da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender a importância de se pensar a geopolítica em um mundo globalizado onde o “fim da história” não se materializou como previso nos anos 1990.
- Exercer uma visão crítica sobre a geopolítica (em oposição à visão estática), percebendo as dinâmicas entre atores políticos e territórios.
- Considerar temas como soberania nacional, a ordem internacional liberal e as crises nas democracias no planeamento estratégico do turismo.
- Compreender a relação entre geopolítica, indústria cultural, comunicação online e turismo.
- Considerar as implicações da geopolítica do clima na gestão de destinos turísticos.
- Demonstrar o valor da prática turística nos discursos e nas práticas geopolíticas através de três dimensões de contato - temporal, material e identitário;
- Explorar as configurações de destinos ao nível da liderança e coordenação e introduzir os tipos de âmbitos das Organizações de Gestão de Destinos (DMO).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos estão orientados à absorção de conhecimentos teóricos, bem como à aplicação prática dos mesmos. Desta forma, considerando o formato online da disciplina, as seções síncronas incluem curtas exposições seguidas de atividades, para as quais os alunos devem prepara-se previamente através da leitura de materiais e visualização de vídeos indicados pelo professor. As atividades empregam técnicas como o problem-based learning, elementos de gamificação e a jigsaw classroom. A avaliação, por sua vez, inclui dois elementos: O trabalho final (50%) e a componente “Atividades” (50%). O trabalho final, elaborado e apresentado em partes durante as últimas semanas do semestre, consiste em um estudo de caso baseado em contributos teóricos abordados na disciplina. A componente “Atividades” (50%) compreende todos os demais exercícios passados para casa ou desenvolvidos durante as seções síncronas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carbone, F. (2017). International tourism and cultural diplomacy: A new conceptual approach towards global mutual understanding and peace through tourism. Tourism. An International Interdisciplinary Journal, 65(1), 61–74.
da Silva, J. T., Breda, Z., & Carbone, F. (Eds.). (2020). Role and Impact of Tourism in Peacebuilding and Conflict Transformation. Hershey, PA, EUA: IGI Global.
Dodds, K. (2019). Geopolitics: A very short introduction (3rd ed.). Oxford: Oxford University Press.
Gillen, J., & Mostafanezhad, M. (2019). Geopolitical encounters of tourism: A conceptual approach. Annals of Tourism Research, 75, 70–78.
Hall, D. (Ed.). (2017). Tourism and geopolitics: Issues and concepts from Central and Eastern Europe. Oxfordshire, Wallingford: Cabi.
Maslin, M. (2021). Climate Change: A Very Short Introduction (4th ed.). Oxford: Oxford University Press.
Reinhold, S., Beritelli, P., & Grünig, R. (2018). A business model typology for destination management organizations. Tourism Review.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não