filmeu

Disciplina Técnicas de Datawarehouse

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende dar uma introdução em Tópicos de Data Warehouse e sua evolução até ao presente.

    Esta UC tem como âmbito introduzir as motivações da necessidade do Data Warehouse na sua perspectiva originária e funcional e com o advento do big-data quais os desafios que o Data Warehouse tem enfrentado para sua evolução e propósito. 

    Esta disciplina vem dar não só uma introdução a tópicos de Data Warehouse mas também a introdução de novos paradimas e soluções que complementam dos dias actuais (big-data) a função e objectivos de uma data warehouse. Introduzindo-se assim outros temas tais como o Data Vaults, Data Lakes e tecnologias tais como Hadoop com Map Reduce (storage and recall) e outros tais como Spark (memory based). 

    Esta Unidade Curricular complementa e integra-se assim, ao presente ciclo de estudos oferecendo uma componente disciplinar de data warehouse e sua evolução.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Sistemas Operacionais, dados operacionais e OLTP (OnLine Transactional Processing) e a necessidade de Informação estratégica.

    CP2:  Informação Estratégica e a necessidade de um novo sistema, data warehouse. Requisitos a ter uma data warehouse e suas componentes. O porquê e a incapacidade dos sistemas operacionais  OLTP para manipular Informação Estratégica.

    CP3: Data Warehouses como solução para armazenamento, gestão e manipulação de informação estratégica e principais diferenças com sistemas operacionais.

    CP4: Introdução aos vários estágios da data warehouse: Data (e.g. OLTP) - Extract Transform Load - Data storage - Data Analytics (BI, Data Science e Hadoc Reporting) e Gestão da data warehouse.

    CP5: Arquitectura da Data Warehouse. Os vários tipos de arquitecturas para uma data warehouse (Top-down e Botton-up e outras).

    CP6: Sistemas OLAP, hyper-Cubos e operações em Cubos.

    CP7: Para além das Data Warehouses: Big data, Data Vaults, Data Lakes sistemas Hadoop/Map Reduce e Spark. 

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Sistemas Operacionais, dados operacionais e OLTP (OnLine Transactional Processing) e a necessidade de Informação estratégica.

    OA2:  Informação Estratégica e a necessidade de um novo sistema, data warehouse. Requisitos a ter uma data warehouse e suas componentes. O porquê e a incapacidade dos sistemas operacionais  OLTP para manipular Informação Estratégica.

    OA3: Data Warehouses como solução para armazenamento, gestão e manipulação de informação estratégica e principais diferenças com sistemas operacionais.

    OA4: Introdução aos vários estágios da data warehouse: Data (e.g. OLTP) - Extract Transform Load - Data storage - Data Analytics (BI, Data Science e Hadoc Reporting) e Gestão da data warehouse.

    OA5: Arquitectura da Data Warehouse. Os vários tipos de arquitecturas para uma data warehouse (Top-down e Botton-up e outras).

    OA6: Sistemas OLAP, hyper-Cubos e operações em Cubos.

    OA7: Para além das Data Warehouses: Big data, Data Vaults, Data Lakes sistemas Hadoop/Map Reduce e Spark. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A disciplina tem uma forte componente prática onde os estudantes têm que aplicar os conhecimentos e obter resultados visíveis.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Ponniah, P. (2010). "Data Warehousing". Second Edition. Wiley. New Jersey.
    • Kimball, R., Ross, M. (2013). "The Data Warehouse Toolkit". Third Edition. Wiley. Indiana.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios