filmeu

Disciplina Metodologias de Investigação em Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade visa o desenvolvimento de competências para a prática da investigação, nomeadamente ao nível da concepção, planeamento e realização de pesquisas. Visa também desenvolver competências de reflexão crítica para questionar os problemas que se vão encontrando na prática educativa e procurar informação para responder a esses problemas e investigar a eficácia dessas soluções.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A construção do conhecimento científico . Senso comum e conhecimento científico . O debate sobre paradigmas: ciências naturais e ciências sociais   Investigação científica . As fases de um processo: rutura, construção, verificação . Tipologias de modelos de investigação . Abordagens quantitativas/qualitativas/mistas   Etapas do processo de investigação . Problema/questões, variáveis, hipóteses . Enquadramento teórico . Objetivos da pesquisa . Opções metodológicas   Metodologia de projeto . Diagnóstico da Situação . Definição dos objetivos . Planeamento . Implementação . Avaliação . Conclusões   Técnicas de recolha de dados . Observação direta e participante .  Documentos .  Observação indireta - Inquéritos Questionários  Entrevistas   Análise e discussão de dados . Métodos quantitativos . Métodos qualitativos   7.      Elaboração de um documento de investigação                         . A estrutura de um relatório de pesquisa                         . O uso de Normas  
  • Objetivos

    Objetivos

    . Compreender os processos de produção do conhecimento científico; . Descobrir os passos do processo de construção de uma pesquisa científica. . Desenvolver sentido crítico na leitura e discussão de trabalhos científicos; . Ser capaz de definir problemáticas e objetos de pesquisa em Educação/Educação Especial formulando a sua pergunta de partida; . Definir objetivos gerais e específicos de forma concisa e objetiva; . Encontrar metodologias adequadas aos objetos de pesquisa propostos; - Desenvolver um projeto de pesquisa autónomo no campo selecionado; - Ser capaz de conduzir a sua pesquisa de forma a garantir a fiabilidade dos instrumentos e a validade da pesquisa; - Ser capaz de aplicar as técnicas de análise de dados adequada aos dados que recolheu; -Saber elaborar por escrito um relatório de uma pesquisa científica, 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

      Nesta UC pretende-se que o ensino combine metodologias expositivas, colaborativas e criticas, em aulas teórico-práticas. Desta forma, pretende-se o aprofundamento dos conhecimentos de metodologia científica e o desenvolvimento de competências de investigação cientifica, possibilitando aos estudantes aplicar os conhecimentos adquiridos na análise casos e na resolução de problemas no âmbito da investigação em Educação. O trabalho colaborativo desenvolver-se-á em pequeno e grande grupo, com participação ativa e crítica dos estudantes. O trabalho individual a apresentar terá a forma de uma análise crítica de um estudo científico selecionado, com a extensão máxima de 12 páginas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Bryman, A. & Bell, E. (2015). Business Research Methods ( 4th ed.) Oxford Research Press. Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2011). Research methods in education (7th Ed.).  Routledge. Creswell, J. W. (2014). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approach. Sage Publications Foddy, W. (1996). Como perguntar ¿ Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta Editora. Latorre (2005). La investigación-acción: Conocer e cambiar la prática educativa. Graó. Kumar, R. (2014). Research Methodology – a step-by-step guide for beginners. (4th ed.). SAGE. Pereira, A. & Poupa, C. (2003). Como escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico usando o Word. Edições Sílabo. Sousa, A. (2005). Investigação em educação. Lisboa: Livros Horizonte. Tuckman, B. (2000). Manual de Investigação em Educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios