-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade visa o desenvolvimento de competências para a prática da investigação, nomeadamente ao nível da conceção, planeamento e realização de pesquisas. Visa também desenvolver competências de reflexão crítica para questionar os problemas que se vão encontrando na prática educativa e procurar informação para responder a esses problemas e investigar a eficácia dessas soluções.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT573-4834
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Ciência e comunicação
Ciências da Educação e comunicação científica
Produção textual da escrita científica
Regras da escrita científica
II. A construção do conhecimento científico
Do senso comum ao conhecimento cientifico: fases de um processo
Tipologias de modelos de investigação
Abordagens quantitativas/qualitativas/mistas
III - Planeamento da investigação
Construção de um problema de investigação em educação: do tema ao problema
Delimitação do campo empírico, estratégia e plano de observação
Conceitos, dimensões e categorias de análise
Instrumentos de recolha de dados e informação empírica
Análise e sistematização de dados e informação empírica
IV. Elementos chave na ética de pesquisa
Relação do investigador com os Participantes
Relação do investigador com o Conhecimento
Relação do investigador com a Sociedade
Relação do investigador com a Comunidade de Investigadores
Relação do investigador com os Instituições de Financiamento da Investigação
-
Objetivos
Objetivos
- Compreender os processos de produção do conhecimento científico
- Descobrir os passos do processo de construção de uma pesquisa científica
- Desenvolver sentido crítico na leitura e discussão de trabalhos científicos
- Ser capaz de definir problemáticas e objetos de pesquisa em Educação formulando a sua pergunta de partida
- Definir objetivos gerais e específicos de forma concisa e objetiva
- Encontrar metodologias adequadas aos objetos de pesquisa propostos
- Desenvolver um projeto de pesquisa autónomo no campo selecionado
- Ser capaz de conduzir a sua pesquisa de forma a garantir a fiabilidade dos instrumentos e a validade da pesquisa
- Ser capaz de aplicar as técnicas de análise de dados adequada aos dados que recolheu
- Saber elaborar por escrito um relatório de uma pesquisa científica
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de metodologias interativas. Análise de textos por grupo de trabalho e apresentação e discussão na turma. Apresentação de exemplos de boas propostas de trabalho a comentar nos grupos e na turma.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bloor, M., & Wood, F. (2006). Keywords in qualitative methods: a vocabulary of research concepts. Sage
Brooks, R., Riele, K., & Maguire, M. (2014). Ethics and education research. SAGE. https://dx.doi.org/10.4135/9781473909762
Chevrier, J. (2003). A especificação da problemática. In B. Gauthier (dir), Investigação Social - da problemática à colheita de dados (3ª ed) (pp.65-98). Lusodidática
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2017). Research methods in education (8th Ed.). Routledge
Estrela, E., Soares, M. A., & Leitão, M. J. (2015). Saber escrever: uma tese e outros textos (11ª ed.). D. Quixote
Foddy, W. (1996). Como perguntar? Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Celta Editora
Santos, B. de S. (1988). Um discurso sobre as Ciências. Afrontamento
Tomasi, C., & Medeiros, J. B. (2008). Comunicação científica: normas técnicas para redacção científica (1ª ed.). Atlas
Coutinho, C. P. (2018). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Almedina
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não