filmeu

Disciplina Metodologias de Investigação em Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade visa o desenvolvimento de competências para a prática da investigação, nomeadamente ao nível da conceção, planeamento e realização de pesquisas. Visa também desenvolver competências de reflexão crítica para questionar os problemas que se vão encontrando na prática educativa e procurar informação para responder a esses problemas e investigar a eficácia dessas soluções.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Ciência e comunicação

    Ciências da Educação e comunicação científica

    Produção textual da escrita científica

    Regras da escrita científica

     

    II. A construção do conhecimento científico

    Do senso comum ao conhecimento cientifico: fases de um processo

    Tipologias de modelos de investigação

    Abordagens quantitativas/qualitativas/mistas

     

    III - Planeamento da investigação

    Construção de um problema de investigação em educação: do tema ao problema

    Delimitação do campo empírico, estratégia e plano de observação

    Conceitos, dimensões e categorias de análise

    Instrumentos de recolha de dados e informação empírica

    Análise e sistematização de dados e informação empírica

     

    IV. Elementos chave na ética de pesquisa

    Relação do investigador com os Participantes

    Relação do investigador com o Conhecimento

    Relação do investigador com a Sociedade

    Relação do investigador com a Comunidade de Investigadores

    Relação do investigador com os Instituições de Financiamento da Investigação

  • Objetivos

    Objetivos

    • Compreender os processos de produção do conhecimento científico
    • Descobrir os passos do processo de construção de uma pesquisa científica
    • Desenvolver sentido crítico na leitura e discussão de trabalhos científicos
    • Ser capaz de definir problemáticas e objetos de pesquisa em Educação formulando a sua pergunta de partida 
    • Definir objetivos gerais e específicos de forma concisa e objetiva
    • Encontrar metodologias adequadas aos objetos de pesquisa propostos
    • Desenvolver um projeto de pesquisa autónomo no campo selecionado
    • Ser capaz de conduzir a sua pesquisa de forma a garantir a fiabilidade dos instrumentos e a validade da pesquisa 
    • Ser capaz de aplicar as técnicas de análise de dados adequada aos dados que recolheu 
    • Saber elaborar por escrito um relatório de uma pesquisa científica
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilização de metodologias interativas. Análise de textos por grupo de trabalho e apresentação e discussão na turma. Apresentação de exemplos de boas propostas de trabalho a comentar nos grupos e na turma. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bloor, M., & Wood, F. (2006). Keywords in qualitative methods: a vocabulary of research concepts. Sage

    Brooks, R., Riele, K., & Maguire, M. (2014). Ethics and education research. SAGE. https://dx.doi.org/10.4135/9781473909762

    Chevrier, J. (2003). A especificação da problemática. In B. Gauthier (dir), Investigação Social - da problemática à colheita de dados (3ª ed) (pp.65-98). Lusodidática

    Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2017). Research methods in education (8th Ed.). Routledge

    Estrela, E., Soares, M. A., & Leitão, M. J. (2015). Saber escrever: uma tese e outros textos (11ª ed.). D. Quixote

    Foddy, W. (1996). Como perguntar? Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Celta Editora

    Santos, B. de S. (1988). Um discurso sobre as Ciências. Afrontamento

    Tomasi, C., & Medeiros, J. B. (2008). Comunicação científica: normas técnicas para redacção científica (1ª ed.). Atlas

    Coutinho, C. P. (2018). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Almedina

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios