filmeu

Disciplina Educação, Saúde e Exercício

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta disciplina foca-se no campo da Educação para a Saúde, procurando dotar os discentes de conhecimentos e competências que lhes permitam desenvolver intervenções de promoção da atividade física e de outros comportamentos de saúde (ex. alimentação saudável) através da atividade física, em contexto escolar, eficazes e adaptadas à sua população-alvo.

     

    Pretende-se:

    a) Estimular compreensão e desenvolvimento da capacidade reflexão crítica acerca dos principais modelos teóricos e seu potencial de explicação da realidade

    b) Mobilizar conhecimentos teóricos e metodológicos na dinamização de projetos de intervenção para a promoção de comportamentos de saúde, identificados como situações problemáticas em contexto escolar, através da aplicação de estratégias de intervenção conhecidas ou desenvolvidas pelos próprios de forma fundamentada

    c) Estimular a utilização adequada das metodologias de aprendizagem experiencial e/ou ativa, selecção apropriada das fontes de informação e sua apresentação

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Modelo de desenvolvimento de projetos de prevenção da saúde: ciclo de fases do projeto em meio escolar

      1.1.Competências de comunicação e aconselhamento em saúde

      1.2.Competências de pesquisa e análise crítica de informação

    2.A educação para a saúde em contexto escolar

      2.1.O papel do contexto físico e social nos comportamentos de saúde. Principais determinantes da adopção de comportamentos de saúde.

      2.2.Modelos teóricos de educação para a saúde

    3.Aprendizagem experiencial e ativa: novos modelos de educação e formação para a saúde

      3.1.Princípios básicos e ciclo de aprendizagem experiencial

      3.2.Estilo, espaço e condições para a aprendizagem experiencial

      3.3.Aprendizagem ativa e suas diferentes abordagens

  • Objetivos

    Objetivos

    Reconhecer a importância da escola e da educação para a saúde na promoção e adoção de estilos de vida saudáveis e fisicamente ativos e na consequente melhoria da qualidade de vida.

    Identificar e explicar os principais determinantes dos comportamentos de saúde, bem como os modelos teóricos mais comummente utilizados no âmbito da mudança comportamental em saúde.

    Identificar as áreas emergentes da educação para a saúde em idade escolar, sabendo caracterizá-las, identificar as estratégias usadas em cada área que apresentam maior eficácia.

    Identificar áreas problemáticas no contexto da escola e delinear um projeto de intervenção passível de contribuir para a resolução ou atenuação do problema identificado, recorrendo para tal a metodologias de aprendizagem experiencial e/ou ativa e ao enquadramento teórico da intervenção a partir de um dos paradigmas teóricos de referência abordados.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Colocação de questões encorajando a reflexão crítica através de uma descoberta guiada. Atividades experienciais.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Almeida, P; Lameiras, J. & Henriques, M. (2009). A aprendizagem experiencial. In L. Xavier de Carvalho (Ed.), A Urgência de Educar para Valores: Um contributo para a literacia social (pp. 61 ¿ 66). Lisboa: NA

    Biddle, S. J., & Mutrie, N. (2008). Psychology of Physical Activity: Determinants, Well-Being, and Interventions (2nd ed.). London: Routledge.

    Filho, H. C., Ferreira-Borges, C. & Frasquilho, M. A. (2008). Organização de intervenções preventivas: Gestão de problemas de saúde em meio escolar. Lisboa: Coisas de Ler.

    Gilbert, G. & Sawyer, R. (1995). Health educations: Creating strategies for school and community health. Boston: Jones and Bartlett Publishers.

    Hellison, D. (2003). Teaching Responsability through physical activity (2nd Ed), Champaign, IL: Human Kinetics.

    Ward, D. S., Saunders, R. P., Pate, R. R. (2007). Physical activity interventions in children and adolescents. Physical Activity Interventions series, Champaign, IL: Human Kinetics.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios