filmeu

Disciplina Seminário de Investigação em Didática da Informática

  • Apresentação

    Apresentação

    • A UC Seminário de Investigação em Didática da Informática constitui um espaço de trabalho, reflexão, análise e problematização de questões relativas à aprendizagem da Informática e TIC.
    • Pretende-se proporcionar aos futuros professores de Informática um conjunto de competências de leitura crítica da investigação em didática da Informática que lhes permita obter uma perspetiva investigativa sobre a sua própria prática profissional.
    • Atendendo a que esta UC decorre no 1.º semestre em simultâneo com a preparação do plano de intervenção (em IPP III) a implementar numa turma real (a realizar no 2.º semestre em IPP IV), ela adquire um papel de articulação e síntese.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Tema 1: A investigação em Informática e tecnologias digitais na sua relação com o ensino da Informática.

    Tema 2: Problemas de investigação em ensino da Informática: análise dos resultados principais em áreas chave da aprendizagem da Informática no ensino secundário (e.g. algoritmia, programação, web design).

    Tema 3: O professor como investigador da sua prática docente: perspetivas, oportunidades e limitações.

    Tema 4: Desenho de instrumentos metodológicos de recolha de dados na investigação da docência e de problemas de aprendizagem em Informática e posterior análise.

  • Objetivos

    Objetivos

    Os futuros professores devem nesta UC adquirir competências e conhecimentos sendo capazes de:

    • Estabelecer relações entre o desenvolvimento tecnológico em Informática e os problemas do ensino da Informática
    • Analisar criticamente investigação na área do ensino da Informática e TIC e recontextualizar os resultados na sua prática profissional;
    • Reconhecer a dimensão investigativa do professor de Informática e compreender essa dimensão na identidade profissional do professor
    • Desenhar instrumentos metodológicos para recolha de dados para investigação e posterior análise.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    É adotada a modalidade de trabalho em seminários, orientados pelo docente) focados nos problemas identificados pelos estudantes na turma e escola que observam na UC IPP III, tendo em vista a problematização do ensino de um tema específiconessa turma em IPP IV. Os estudantes são conduzidos à análise crítica da literatura científica da área e à produção/adaptação de instrumentos de recolha de dados e correspondente forma de análise para produção de evidência. A atividade dos estudantes utiliza recursos bibliográficos e a sua produção escrita partilhada e discutida nos seminários. Em cada seminário são colocados em comum e discutidos de forma conclusiva os elementos contantes das pesquisas realizadas em temas afins.

    A avaliação tem por base um produto que consiste em: i) revisão de literatura sobre o problema de investigação escolhido paraIPP III e intervenção em IPP IV, e ii) delineamento do processo(s) e instrumento(s) para recolha de dados na turma da escola cooperante na UC IPP IV.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     

    Orit Hazzan, O, Lapidot, T. & Ragonis, N. (2020). Guide to Teaching Computer Science: An Activity-Based Approach. Springer.

    Rosa, S. (2020). A research model in didactics of programming. CLEI Electronic Journal, 23(1). Watson, D. & Williams, H. (2020). Computer Science. Cambridge: Hodder Education.

     

    Recursos específicos a cada tópico de trabalho são selecionados e disponibilizados online aos estudantes.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios