-
Apresentação
Apresentação
A Estética Cinematográfica aborda as questões formais do cinema, permitindo determinar a sua diferença específica relativamente ao cinematismo, marcadamente moderno. É interessante constar que apesar da crise das estética modernistas, têm vindo a ser propostas estéticas cinematográficas alternativas, indo de Bazin a Godard ou a Kluge, de Cavell a Badiou, sendo ainda de citar Agamben, Foucault, e Casetti entre muitos outros. Sendo o cinema uma arte de contaminação e de revisitação, a estética sem poder deixar de recorrer á teoria do cinema, às diversas histórias do cinema global, e aos efeito políticos e éticos dos film studies, permite determinar algumas das categorias essenciais do fenómeno fílmico, a sua relação com a arte contemporânea e as operações que o caracterizam
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT501-8741
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução: Trajectórias da arte moderna
Parte I. Cinema e Arte
1.1 Crise da Modernidade estética e emergência do cinema
1.2. Modernidade, cinematismo e cinema
1.3. É o cinema uma arte?
1.4 As operações do cinema: da montagem à constelação
1.5 O que é o cinema expandido?
Parte II. Artes do cinema
2.1 Um dispositivo poético
2.2 Cinema e pensamento
2.3, O terceiro olhar: Câmara
2.4 O cinema como arte Política ou cinema e real
Parte III Uma genealogia do cinema global:
3.1. A Teoria do cinema de Walter Benjamin
-
Objetivos
Objetivos
A presente UC visa contribuir para o conhecimento das principais teorias do cinema, esteticamente orientadas, centrando-se sobre algumas das suas categorias, problemas e operações específicos. Numa situação me que o cinema se expandiu e globalizou, sendo crescentemente marcado pelas formas digitais, torna-se necessário analisar as formas como a obra fímica exige, pressupõe e desenvolve formas de pensamento novas, especulando o real.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O lecionamento é acompanhado de leitoras orientadas, de estudos monográficos exemplificando os diversos da mateoria e a orientação de papers individuais com discussão periódica..
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alain Badiou «The false movements of cinema» in Badiou, Handbook of Inaesthetics, Stanford University Press, 2004
Andrew Uroskie, “Rethorics if expansion” in Between the Black Box and The White Cube, University of Chicago Press, Chicago, 2004.
François Albera & Maria Tortajada: “The 1900 Episteme” in Cinema beyond film, Amesterdam UP, 2010.
Godard/Pelechian « Un langage d'avant Babel », conversation entre Artavazd Pelechian et Jean-Luc Godard, Le Monde 2 avril 1992.
Leo Charney & Vanessa R. Schwartz (ed), Cinema and the Invention of Modern Life, Berkley, University of California Press, 1996.
José Bragança de Miranda: Fotografiia e arqueologia di materialismo (2019)
Jacques Rancière: Introduction to Film Fables, Berg, NY, 2006
Oksana Bulgakowa, “From stage to brain: Montage as a new principle of scientific narrative” in Sign Systems Studies 41(2/3), 2013, 200–218.
Miriam Bratu Hansen, Cinema and experience : Kracauer, Waler Benjamin, and Adorno, University of California Press, 2013
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não