filmeu

Disciplina Estética Cinematográfica

  • Apresentação

    Apresentação

    A  Estética Cinematográfica aborda as questões formais do cinema, permitindo determinar a sua diferença específica relativamente ao cinematismo, marcadamente moderno. É interessante constar que apesar da crise das estética modernistas, têm vindo a ser propostas estéticas cinematográficas alternativas, indo de Bazin a Godard ou a Kluge, de Cavell a Badiou, sendo ainda de citar Agamben, Foucault, e Casetti entre muitos outros.  Sendo o cinema uma arte de contaminação e de revisitação, a estética sem poder deixar de recorrer á teoria do cinema, às diversas histórias do cinema global, e aos efeito políticos e éticos dos film studies, permite determinar algumas  das categorias essenciais do fenómeno fílmico, a sua relação com a arte contemporânea e as operações que o caracterizam

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução: Trajectórias da arte moderna

    Parte I. Cinema e Arte

    1.1 Crise da Modernidade estética e emergência do cinema

    1.2. Modernidade, cinematismo e cinema

    1.3. É o cinema uma arte?

    1.4 As operações do cinema: da montagem à constelação

    1.5 O que é o cinema expandido?

    Parte II. Artes do cinema

    2.1 Um dispositivo poético

    2.2 Cinema e pensamento

    2.3, O terceiro olhar: Câmara

    2.4 O cinema como arte Política ou cinema e real

    Parte III Uma genealogia do cinema global:

    3.1. A Teoria do cinema de Walter Benjamin

  • Objetivos

    Objetivos

    A presente UC visa contribuir para o conhecimento das principais teorias do cinema, esteticamente orientadas, centrando-se sobre algumas das suas categorias, problemas e operações específicos. Numa situação me que o cinema se expandiu e globalizou, sendo crescentemente marcado pelas formas digitais, torna-se necessário analisar as formas como a obra fímica exige, pressupõe e desenvolve formas de pensamento novas, especulando o real.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O lecionamento é acompanhado de leitoras orientadas, de estudos monográficos exemplificando os diversos da mateoria e a orientação de papers individuais com discussão periódica..

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alain Badiou «The false movements of cinema» in Badiou, Handbook of Inaesthetics, Stanford University Press, 2004

    Andrew Uroskie, “Rethorics if expansion” in Between the Black Box and The White Cube, University   of Chicago Press, Chicago, 2004.

    François Albera & Maria Tortajada: “The 1900 Episteme” in Cinema beyond film, Amesterdam UP, 2010.

    Godard/Pelechian « Un langage d'avant Babel », conversation entre Artavazd Pelechian et Jean-Luc Godard, Le Monde 2 avril 1992.

    Leo Charney & Vanessa R. Schwartz (ed), Cinema and the Invention of Modern Life, Berkley, University of California  Press, 1996.

    José Bragança de Miranda: Fotografiia e arqueologia di materialismo (2019)

    Jacques Rancière: Introduction to Film Fables, Berg, NY, 2006

    Oksana Bulgakowa, “From stage to brain: Montage as a new principle of scientific narrative” in Sign Systems Studies 41(2/3), 2013, 200–218.

    Miriam Bratu Hansen, Cinema and experience : Kracauer, Waler Benjamin, and Adorno, University of California Press, 2013

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios