filmeu

Disciplina Podologia e Siderotenia Equinas

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Podologia e siderotecnia equina aborda a temática dos aprumos e patologia do casco dos equinos, sendo esta uma área fundamental da medicina e bem-estar equino.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Introdução à anatomia do casco do cavalo.

    - Conformação normal e aprumos do casco.

    - Estudo e definição de afeções do casco.

    - Técnicas de Siderotecnia.

    - Diferentes opções de ferração ortopédica e as suas aplicações

  • Objetivos

    Objetivos

    - Compreender os diversos aspetos da podologia e siderotecnia de equinos, seja como uma forma de maneio destes animais, seja como apoio ao entendimento, maneio e tratamento básico de doenças com origem nos cascos, através da aplicação de ferraduras ortopédicas corretivas, ou de outros tratamentos.

    - Após aprovação nesta Unidade Curricular, o aluno deve conhecer a anatomia e conformação do casco dos equinos, assim como os respetivos aprumos, cinética e cinemática e poder executar um diagnóstico clínico devidamente fundamentado, relevante às mais importantes doenças de casco.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A utilização de simuladores e modelos de tamanho real permitem que os estudantes pratiquem procedimentos em segurança e que adquiram confiança. O recurso a metodologias ativas de aprendizagem, como a resolução de casos clínicos, a gamificação e a metodologia jigsaw permitem que os estudantes se mantenham focados e interajam ativamente durante o lecionamento dos conteúdos da UC.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)]
    • [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios