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Disciplina Zootecnia e Melhoramento Animal II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular é ofercida no 5º ano do curso de mestrado integrado em Medicina Veterinária (seguindo o programa de reestruturação), e faz parte de três grandes áreas (Medicina de Animais de Companhia; Animais de Produção e Equídeos; Inspeção Sanitária e Zootecnia). Essas grandes áreas são ministradas em blocos (de assuntos) pelo período de cinco semanas, sucessivamente. Dessa forma, ao longo de cada bloco de 5 semanas, os alunos diariamente contatam e vivenciam experiências associadas com cada áreas específica. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Gestão na produção animal.

    2. Biotecnologias usadas no melhoramento animal

    3. Bem-estar animal

    4. Produção de pequenos ruminantes nos trópicos

    5. Aves com aptidão creatopoiética (frangos)

    6. Abelha Apis Melliferas

    7. Produção de equinos

    8. Alimentos alternativos / sustentáveis

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Identificar e descrever, no contexto da produção animal, os conhecimentos e competências necessárias para a resolução de questões dos vários domínios da produção e melhoramento animal aplicado.

    2. Avaliar, entre os sistemas produtivos comumente utilizados, os aspetos mais relevantes que caracterizam os diferentes sistemas de produção, classificar os sistemas utilizados (tradicional, produção biológica, ou produção integrada), e os possíveis esquemas de maneio usados para os animais ruminantes e aves.

    3. Compreender os programas de melhoramento animal, incluindo as novas biotecnologias, e analisar o impacto do uso dessas ferramentas nos parâmetros produtivos e na qualidade dos produtos (leite, carne, lã, número de vitelos ou leitões).

    4. Avaliar os sistemas produtivos quanto aos impactos ambientais, e propor o uso de maneios e técnicas para mitigar o efeito das emissões de gases de efeito estufa.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino incluem aulas teórica e teórico-prática (TP). O material de aula preparado pelos professores, bem como artigos científicos serão disponibilizados aos alunos no espaço on-line da disciplina (Moodle), disponibilizada na plataforma institucional.

    Na componente TP, os discentes confecionam em grupos de 4-5 alunos projetos de produção animal nos quais serão desenvolvidas as áreas de bem-estar, nutrição, reprodução, melhoramento animal e sanidade sob orientação tutorial no contexto de sistemas convencionais (intensivo, semi-intensivo ou extensivo) e sua conversão em sistemas em Modo Biológico. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Benson, G. J., Rollin, B. E. (2008). The Well-Being of Farm Animals: Challenges and Solutions. Oxford:Blackwell Publishing.

    Broom, D.M., Johnson, K.G. (2016). Stress and Animal Welfare. Springer, 211p.

    Gama, L. T. (2022). Melhoramento Genético Animal. 2ª Edição. Escolar Editora.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
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