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Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular permite dotar os alunos de competências de análises de dados em investigação em Psicologia, incidindo sobre técnicas de análise de dados quantitativos no âmbito da psicometria e da estatística inferencial, e da análise de dados qualitativos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT789-25057
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Métodos de análise de dados qualitativos: Análise temática
CP2. Métodos de análise de dados quantitativos: estatística descritiva e estatística inferencial
CP3. Psicometria
CP3.1. Conceito de escalas psicométricas e teoria da medida em psicometria
CP3.2. Validação psicométrica de testes de medida: Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória
CP4. Estatística Inferencial:
CP4.1. Análise de Variância Univariada e Multivariada
CP4.2 Análise de Variância com Medidas Repetidas
CP4.3. Relação linear entre duas variáveis: Correlação, Regressão Linear Simples e MúltiplaCP4.4. Modelos de Mediação
CP4.5. Modelos de Moderação
Nota: CP = Conteúdos Programáticos
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Objetivos
Objetivos
OA1. Conduzir uma análise de dados qualitativos
OA2. Conhecer as teorias psicométricas e pressupostos subjacentes à construção de escalas
OA3. Conduzir uma análise psicométrica de uma escala e interpretar os seus resultados
OA4. Compreender a relação ente hipótese conceptual, design de um estudo, procedimento estatístico e hipótese estatística
OA5. Aplicar as técnicas estatísticas de Análise de Variância e Multivarância a problemas no domínio da Psicologia com amostras intra e inter-sujeitos
OA6. Aplicar modelos de Regressão Linear Simples, Múltipla, de Mediação e Moderação a problemas no domínio da Psicologia
OA7. Escolher e aplicar os diferentes procedimentos estatísticos tendo em conta os objetivos de investigação e tipo de dados
OA8. Apresentar e interpretar de forma clara os resultados obtidos na análise dos dados
OA9. Utilizar de forma adequada e eficaz um software de análise estatística.Nota. OA = objetivos de aprendizagem
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas desta UC, de caráter teórico-prático (TP), têm uma componente essencialmente aplicada, na qual os alunos aplicam as competências teóricas adquiridas através de atividades práticas, como condução, análise e discussão dos procedimentos de análise de dados aplicados. A aplicação prática dos conceitos aprendidos será igualmente realizada utilizando os dados de um estudo desenvolvido pelos próprios alunos na disciplina de Métodos de Investigação I, possibilitando aos alunos explorar todas as fases de um processo de investigação ao longo dos dois semestres.
Para envolver os alunos na investigação desenvolvida na área da Psicologia, serão apresentados estudos publicados em revistas internacionais que utilizem os modelos e técnicas analíticas lecionadas. Além disso, sempre que possível, procurar-se-á envolver os estudantes nos projetos de investigação em curso na unidade de Investigação e Desenvolvimento (HEI-Lab).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Braun, V., & Clarke, V. (2023). Toward good practice in thematic analysis: Avoiding common problems and be (com) ing a knowing researcher. International Journal of Transgender Health , 24 (1), 1-6. https://doi.org/10.1080/ 26895269.2022.2129597 .
Field, A. (2017). Discovering statistics using IBM SPSS Statistics (5 th Ed.) . London: Sage.
Flick, U. (2009). Introdução à Pesquisa Qualitativa (3.a Ed.). Porto Alegre: Artmed.
Hayes, A. F. (2017). Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis: A regression-based approach . New York:Guilford Publications.
Maroco, J. (2018). Análise estatística com o SPSS statistics ( 7a Ed. ) Lisboa: ReportNumber.
Bardin,L. (2004). Análise de Conteúdo . Lisboa: Edições 70.
Tabachnick, B. & Fidell, L. (2006). Using multivariate statistics . USA: Pearson International.
Watt, R., & Collins, E. (2019). Statistics for Psychology: A Guide for Beginners (and everyone else). SAGE Publications Limited.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não