filmeu

Disciplina Tempo e (Im)Materialidade Audiovisual

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina Tempo e (Im)materialidade da imagem fornece aos alunos competencias para identificar as deteriorcoes das varias tecnicas e praticas da imagem em movimento, do analogico ao digital, e reconhecer os agentes responsáveis dessas deterioracoes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Teoria
    - Principais agentes de deterioracao das imagens cinematograficas e audiovisuais
    - Lacunas de conteudos na integralidade da obra ou do objeto audiovisual
    - Identificacao das alteracoes fisicas, quimicas e biodegradacao de peliculas (imagem e som otico)
    (nitrato de celulose, diacetato e triacetato de celulose e emulsao fotosensivel)
    - Deterioracao da cor – instabilidade dos pigmentos/das tintagens/viragens/corantes
    - A patina fotografica
    - Identificacao das alteracoes dos filmes magneticos (imagem em video e som)
    e das tecnicas mistas (pelicula com som magnetico por exemplo)
    - Alteracoes e fragilidade da imagem digital/virtual
    - Medidas gerais de conservacao preventiva


    Pratica 

    - Captacao a preto e branco e a cor (negativo e filme reversivel) em fotografia analogica
    - Revelacao a preto e branco no laboratorio fotografico da ULHT.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo principal da disciplina e transmitir aos alunos os conhecimentos necessarios para saber identificar as alteracoes fisicas, quimicas, digitais e esteticas de todas as tecnicas visuais e sonoras da historia dos materiais audiovisuais que possam existir em colecoes publicas ou privadas. As competencias adquiridas permitem diagnosticar e estabelecer estrategias basicas de conservacao e restauro dos materiais/elementos deteriorados.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ADELSTEIN, Peter Z. (2020), Permanent Images: A Personal and Technical Memoir, Image Permanence Institute, Rochester Institute of Technology.

    CHERCHI URSAI, Paolo (2018), Silent Cinema, a Guide to Study, Research and Curatorship, British Film Institute. FOSSATI, Giovanna (2018), From Grain to Pixel, The Archival Life of Film in Transition. Amsterdam University Press. FRICK, Caroline (2011), Saving Cinema: The Politics of Preservation, Oxford University Press.

    READ, Paul e MEYER, Mark Paul (2000), Restoration of Motion Picture Film, Butterworth-Heinemann Series in Conservation and Museology.

    This Film is Dangerous - A Celebration of Nitrate Film (2002), SMITHER, Roger & SUROWIEC Catherine A. (ed.), FIAF. Preserving and Exhibiting Media Art: Challenges and Perspectives, (2013), NOORDEGRAAF, Julia LE MAITRE, Barbara, SABA, Cosetta, HEDIGER Vinzenz (ed.), Amsterdam University Press.

    FilmCare.org. Web-based film resource created by the Image Permanence Institute, 2016: www.filmcare.org

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios