-
Apresentação
Apresentação
A UC procura dotar os estudantes com competências práticas no âmbito da análise qualitaitiva de dados. Foca a aplicação de diferentes técnicas de análises e, especificamente, a aplicação de duas metodologias de análise mais directamente relacionadas com a área da psicologia - análise fenomenológica interpretativa e análise narrativa.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1960-14571
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. O processo de Investigação Qualitativa – etapas, procedimentos e pressupostos CP2. Análise de conteúdo, Análise temática e Grounded Analyses - caracterização, fundamentos e procedimentos de aplicação CP3: Análise fenomenológica interpretativa (AFI) e Análise Narrativa (AN) - Caracterização, fundamentos e procedimentos de aplicação CP4: O Software de análise qualitativa de dados Nvivo Recursos básicos Criação de projetos e importação de dados. Criar classificações, atributos e nós de caso (case nodes) Codificação manual e automática de dados Utilização de nós (nodes) para organizar temas e categorias Recursos Avançados do Nvivo Queries (ferramentas de busca avançada) Análise de Redes e Mapas de Conteúdo Comparação de Casos Relatórios e exportação CP5: Utilização do Nvivo nas diferentes MAQ de dados - AFI e AN CP6: Organização, apresentação e escrita dos resultados - escrita científica na IQ.
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Reforçar a compreensão das etapas, procedimentos e pressupostos da metodologia de investigação qualitativa (IQ), bem como técnicas de Análise de conteúdo, Análise temática e Grounded Analysis. OA2. Dominar os fundamentos e a aplicação prática de duas metodologias de análise qualititativa relevantes para a psicologia - Análise Fenomenológica Interpretativa (AFI) e a Análise Narrativa (AN), utilizando o Nvivo . OA3. Reconhecer, utilizar corretamente e explorar recursos avançados do Nvivo (como Queries) para organizar e interpretar dados qualitativos. OA4. Interpretar resultados no contexto das MIQ estudadas e elaborar um trabalho completo de investigação qualitativa, integrando as ferramentas e metodologias aprendidas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino (ME) promovem a aprendizagem ativa, a construção do conhecimento e, o desenvolvimento de competências práticas. A exposição interativa (ME1) é utilizada para fornecer bases teóricas sólidas e o diálogo interativo (ME2) complementa, promovendo a construção colaborativa do conhecimento. Os casos de exemplo práticos (ME3) promovem a compreensão da aplicação dos diferentes métodos/técnicas de análise qualitativa de dados e as atividades práticas interativas em laboratório (ME4) envolvem os estudantes diretamente nos procedimentos das metodologias de análise qualitativa abordadas. A demonstração guiada (ME5) e tutoriais guiados (ME6) dão suporte à aplicação das técnicas de investigação. A técnica "hands-on" (ME7) envolve os estudantes nos procedimentos práticos, sendo complementada pelo projeto prático orientado (ME8). A mentoria (ME9) assegura o acompanhamento e feedback contínuos, orientando o processo de codificação e reflexão crítica
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Denzin, N.K., Lincon, Y.S., Giardina, M.D., & Cannella, G.S. (2024). The Sage Handbook of Qualitative Research (6th ed). London: Sage Flick, U. (2022). The SAGE Handbook of Qualitative Research Design. London: Sage Publications. Howitt, D. (2019). Introduction to qualitative research methods in psychology. Harlow: Pearson. Smith, J.A., & Nizza, I.E. (2021). Essentials of Interpretative Phenomenological Analysis (Essentials of Qualitative Methods). Washington: APA. Josselson, R, & Hammack, P.L. (2021). Essentials of Narrative Analysis (Essentials of Qualitative Methods). Washington: APA.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não