filmeu

Disciplina Métodos de Investigação Científica e Análise de Dados II

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC procura dotar os estudantes com competências práticas no âmbito da análise qualitaitiva de dados. Foca a aplicação de diferentes técnicas de análises e, especificamente, a aplicação de duas metodologias de análise mais directamente relacionadas com a área da psicologia - análise fenomenológica interpretativa e análise narrativa. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. O processo de Investigação Qualitativa – etapas, procedimentos e pressupostos CP2. Análise de conteúdo, Análise temática e Grounded Analyses - caracterização, fundamentos e procedimentos de aplicação   CP3: Análise fenomenológica interpretativa (AFI) e Análise Narrativa (AN)               - Caracterização, fundamentos e procedimentos de aplicação  CP4: O Software de análise qualitativa de dados Nvivo Recursos básicos  Criação de projetos e importação de dados. Criar classificações, atributos e nós de caso (case nodes) Codificação manual e automática de dados Utilização de nós (nodes) para organizar temas e categorias Recursos Avançados do Nvivo Queries (ferramentas de busca avançada)  Análise de Redes e Mapas de Conteúdo  Comparação de Casos  Relatórios e exportação   CP5: Utilização do Nvivo nas diferentes MAQ de dados - AFI e AN CP6: Organização, apresentação e escrita dos resultados - escrita científica na IQ.
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Reforçar a compreensão das etapas, procedimentos e pressupostos da metodologia de investigação qualitativa (IQ), bem como técnicas de Análise de conteúdo, Análise temática e Grounded Analysis. OA2. Dominar os fundamentos e a aplicação prática de duas metodologias de análise qualititativa relevantes para a psicologia - Análise Fenomenológica Interpretativa (AFI) e a Análise Narrativa (AN), utilizando o Nvivo .  OA3. Reconhecer, utilizar corretamente e explorar recursos avançados do Nvivo (como Queries) para organizar e interpretar dados qualitativos. OA4. Interpretar resultados no contexto das MIQ estudadas e elaborar um trabalho completo de investigação qualitativa, integrando as ferramentas e metodologias aprendidas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

      As metodologias de ensino (ME) promovem a aprendizagem ativa, a construção do conhecimento e, o desenvolvimento de competências práticas.  A exposição interativa (ME1) é utilizada para fornecer bases teóricas sólidas e o diálogo interativo (ME2) complementa, promovendo a construção colaborativa do conhecimento. Os casos de exemplo práticos (ME3) promovem a compreensão da aplicação dos diferentes métodos/técnicas de análise qualitativa de dados e as atividades práticas interativas em laboratório (ME4) envolvem os estudantes diretamente nos procedimentos das metodologias de análise qualitativa abordadas. A demonstração guiada (ME5) e tutoriais guiados (ME6) dão suporte à aplicação das técnicas de investigação. A técnica "hands-on" (ME7) envolve os estudantes nos procedimentos práticos, sendo complementada pelo projeto prático orientado (ME8). A mentoria (ME9) assegura o acompanhamento e feedback contínuos, orientando o processo de codificação e reflexão crítica
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Denzin, N.K., Lincon, Y.S., Giardina, M.D., & Cannella, G.S. (2024). The Sage Handbook of Qualitative Research (6th ed). London: Sage Flick, U. (2022). The SAGE Handbook of Qualitative Research Design. London: Sage Publications.  Howitt, D. (2019). Introduction to qualitative research methods in psychology. Harlow: Pearson.  Smith, J.A., & Nizza, I.E. (2021). Essentials of Interpretative Phenomenological Analysis (Essentials of Qualitative Methods). Washington: APA.  Josselson, R, & Hammack, P.L. (2021). Essentials of Narrative Analysis (Essentials of Qualitative Methods). Washington: APA.    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios