Disciplina Política de Investimento e Internacionalização da Ciência Empresarial, Bancária e Financeira
-
Apresentação
Apresentação
A importância do Comércio Internacional na economia mundial é incontestável. Neste contexto, esta unidade curricular pretende ser um instrumento necessário à compreensão dos fenómenos de globalização dos mercados e da produção que caracterizam atualmente a economia mundial, assim como, ser um instrumento que permita entender as politicas de investimento e os fluxos da internacionalização empresarial, quer do ponto de vista teórico, quer do ponto de vista prático, bem como dos seus objetivos, implicações e modos
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT6028-16439
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Os novos paradigmas do Comércio Internacional
- Envolvente internacional dos Negócios
- Características de mercado. Diferenças entre internacionalização, mundialização e globalização
- Motivações para internacionalização empresarial e modos de entrada nos mercados externos
- Modelos de internacionalização
- Política de investimento
-
Objetivos
Objetivos
Dotar os alunos de conhecimento e informação que permitam a capacidade de avaliar o impacto da política comercial externa na economia, designadamente, através da internacionalização empresarial e das estratégias para essa mesma internacionalização
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de ferramentas online, ensino à distância e utilização das ferramentas de inteligência artificial para apoiar os alunos nos seus objetivos de desenvolvimento académico.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
AFRICANO, Ana Paula; AFONSO, Óscar; FORTE, Rosa, BASTRO, Francisco B., ALVES, Rui Henrique e Miguel Fonseca (2018) Comércio Internacional Teorias, Políticas e Casos Práticos Editora: Edições Almedina | ISBN: 9789724075600 ARAÚJO, Cátia; BEAUCAMP, Martin; CARDEAL, Nuno; FARNER, Anders; LANGER, Tim; REIS, Ricardo; ULVIN, Martine Investimento Direto Estrangeiro (2014) (eBook) Editora: Universidade Católica Editora, | ISBN: 9789725404355 ERISMAN, Porter (2018) Six Billion Shoppers The Companies Winning The Global E-Commerce Boom Editora: Pan MacMillan, | ISBN: 9781509874774 FRIEDMAN, Milton e FRIEDMAN, Rose (2012) Liberdade para Escolher Editora: Lua de Papel, | ISBN: 9789892318424 JONES, Catherine (2018) China'S Challenge To Liberal Norms The Durability Of International Order Editora: Palgrave Macmillan, | ISBN: 9781137427601
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não