Este curso de Gestão Sustentável na Saúde aborda as tendências atuais e futuras do desenvolvimento sustentável da saúde (indicadores para uma melhor gestão de saúde, desenho dos espaços, processos, bem-estar) e a saúde baseada na evidência (boas práticas, ensaios clínicos, abordagem aos doentes, intervenções comunitárias) dentro da evolução social, pandémica, de alterações climatéricas e seus efeitos na saúde. O curso de Gestão Sustentável na Saúde visa o desenvolvimento de competências humanas, técnicas e científicas dos seus participantes, sendo baseado no reconhecimento e credibilização da idoneidade formativa do corpo docente e das matérias que o integram. Todas as áreas ministradas incluem atividades de interesse para o desenvolvimento profissional.
O curso divide-se em três partes interligadas: Estratégia, Intervenção e Avaliação. Em cada uma das partes serão desenvolvidos conceitos, boas práticas, modelos que levem à implementação de uma gestão estratégica robusta na saúde.
O curso traz inovação em metodologias internacionais de intervenção holística dos projetos e processos de saúde, apostando nos objetivos do desenvolvimento sustentável para a saúde (ODS 2030), nos campos da saúde, educação e social.
O curso conta ainda com uma abordagem às pessoas, evidências e processos, onde a intervenção para a mudança de comportamentos, o investimento no desenho centrado na pessoa, o próprio desenho do espaço e da sinalética, por exemplo, tem efeitos sobre os resultados da saúde do indivíduo, grupos e comunidades.