filmeu

Disciplina Psicologia das Massas e Liderança Política

  • Apresentação

    Apresentação

    Na Unidade Curricular serão abordados e distinguidos conceitos integrados nas áreas de conhecimento de Psicologia das Massas e Liderança Política, aprofundando-se a sua concetualização e interação entre si, promovendo a compreensão das dinâmicas psicológicas e organizacionais subjacentes.

    No âmbito da Psicologia das Massas serão explicitados os processos de surgimento e constituição de multidões humanas, incidindo-se na sua atuação, tipologias e funcionalidades. O quadro da Liderança Política incidirá na relação entre liderança e política, poder e respetivas fundamentações, influência e atividade política, distinção entre gestão e liderança. Serão aprofundadas teorias da liderança, procurando-se estabelecer correspondências com contextos práticos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Psicologia das Massas

    1.1. O estudo das Massas na área da Psicologia.

    1.2. O conceito de Massa e a imagem que possui.

    1.3. Aspetos a ter em consideração sobre o funcionamento da Massa

    1.4. Perspetivas contemporâneas sobre as Massas.

    2. Liderança Política

    2.1. A relação entre a liderança e os conceitos de política e poder.

    2.2. Bases de poder e os conceitos de influência e atividade política.

    2.2. Diferenças entre a liderança e a gestão no modo como agem os líderes e os gestores.

    2.3. Algumas teorias da liderança.

  • Objetivos

    Objetivos

    • Conhecer o significado e a relevância dos contributos da Psicologia das Massas reconhecendo-se o seu contributo na compreensão e explicação dos processos de constituição de multidões humanas e respetivas funcionalidades
    • Compreender a relevância dos contributos da Psicologia das Massas para quem exerce a Liderança Política.
    • Conhecer os vários conceitos relacionados com o fenómeno da Liderança Política, distinguindo algumas teorias da liderança, o que as diferencia e/ou os aspetos que têm em comum
    • Ser capaz de identificar diferentes tipologias de liderança
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas teórico-práticas incluem a exposição das diversas temáticas acompanhadas de exemplos ilustrativos que facilitem a sua compreensão, o esclarecimento de dúvidas colocadas pelos alunos e debate sobre o previamente exposto. Recorrer-se-á, sempre que pertinente, à utilização de recursos didáticos, reforçando-se a aquisição dos conteúdos programáticos assim como o estabelecimento de correspondências dos conteúdos à realidade do contexto prático. Os estudantes deverão deter um papel ativo na construção do conhecimento, fomentando-se o pensamento crítico e científico.

    A avaliação é feita numa escala de 0 a 20 valores e envolve a realização de um trabalho escrito individual que corresponde a 100% da nota final. A aprovação no módulo ocorrerá sempre que a nota final seja pelo menos igual a 10 valores. O processo de avaliação contínua exige a realização do trabalho individual solicitado.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C., Cabral-Cardoso, C. & Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão . 8ª Edição. Lisboa: RH Editora. ISBN: 9789728871581.
    • Le Bon, G. (2023). A Psicologia das Massas. A arte de influenciar pessoas e dominar multidões . Loures: Alma dos Livros. ISBN: 9789895700790.
    • Le Bon, G. (2020). A Psicologia das Multidões . BookBuilders. ISBN: 9789898973139
    • Jesus, J. (2013). Psicologia Das Massas: Contexto E Desafios Brasileiros, Psicologia & Sociedade, 25 (3), 493-503.
    • Lopes, M. P. & Nascimento, M. G. J. (2014). Liderança, in Patrícia Jardim da Palma, Miguel Pereira Lopes e José Bancaleiro (Orgs.), Psicologia Para Não Psicólogos. A Gestão à luz da Psicologia , (pp-11-33). 1ª Edição. Lisboa: RH Editora. ISBN: 978-972-8871-44-4.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios