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Disciplina Diversidade e Pluralismo

  • Apresentação

    Apresentação

    A diversidade pode definir a beleza de uma nação.

    A aceitação das diferenças nas organizações e nos empregos, independentemente da área de atuação, nas escolas, na academia... tendem a moldar as suas políticas para a diversidade, pluralismo e, necessariamente, a inclusão.

     

    As diferenças étnicas, as diferentes cores de pele, a diferenças culturais, as diferenças de género ou as escolhas do género, obrigam a uma mudança de cultura, que deve partir desde de tenra idade, desde o pré-escolar.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Objeto da Unidade Curricular
    2. Identificação e exploração de conceitos
    3. A ideia da personalidade jurídica individual
      1. A pessoa humana e o direito à dignidade
      2. O direito ao livre desenvolvimento da personalidade
        1. O direito de personalidade e autonomia privada
        2. O género
        3. A orientação sexual
        4. O direito da saúde e a mudança de sexo (direito à autodeterminação da identidade de género)
    4. A política da União Europeia sobre a Diversidade e a inclusão – seus objetivos e aplicação a todos os Estados-Membros e a perspetiva transnacional
      1. O princípio da diversidade – no ordenamento jurídico interno
      2. As especificidades da diversidade e do pluralismo, por exemplo nos media, nas escolas, nos locais de trabalho, …

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Valorizar as diferenças e garantir o respeito a todas as pessoas, independentemente de suas diferenças. Além de se conhecer essas diferenças é importante o conhecimento da base jurídica em termos do direito interno, do direito da União Europeia e do direito internacional público.

    Estimulação desde a infância – na escola – para que as crianças cresçam empáticas e sem preconceitos, o que contribui para o seu pleno desenvolvimento para a importância da diversidade humana.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas

    Discussão em sala (online) por cada discente das temáticas apresentada (aula a aula). 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    GARCIA. Maria Glória (2005). Estudos sobre o Princípio da Igualdade. Coimbra: Almedina.

    SILVA, Suzana Tavares (2011). Direitos Fundamentais na Arena Global. Coimbra: IUC.

    FAUSTINO, Paulo (organização) (2007). Ética e Responsabilidade Social dos Media. Porto: Formalpress.

    CRESPO, Ana Isabel e outros (Organização) (2008). Variações sobre Sexo e Género. Lisboa: Livros Horizonte.

    MOCO, Marcolino (2010). Direitos Humanos – As particularidades do Sistema Africano. Coimbra: Almedina.

    VASCONCELOS, Pedro Pais de (2006). Direito de Personalidade. Coimbra: Almedina.

    MARTINS. Ana Maria Guerra (2012). Direito Internacional dos Direitos Humanos. Coimbra: Almedina.

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