filmeu

Disciplina Media e Comunicação para o Desenvolvimento

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC fornecerá, de início, uma abordagem básica e sistematizada das questões comunicacionais e da pesquisa académica em torno destas. Nas temáticas específicas do Desenvolvimento, a UC considera numa perspetiva heurística as principais tendências e problemas relacionados com a conceptualização do Desenvolvimento e sua evolução . Na sua segunda metade, a UC tratará o campo específico da Comunicação para o Desenvolvimento nas suas múltiplas abordagens desde o Jornalismo para o Desenvolvimento, passando pela Mudança do Comportamento Social, até à Capacitação e Empoderamento de comunidades vulneráveis e sem voz. Partindo da grande questão que se coloca às funções sociais da comunicação em processos e projetos de desenvolvimento, será escrutinado o estado da arte da Comunicação para o Desenvolvimento, serão discutidas criticamente as tendências de conceptualização e atuação futuras.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Elementos básicos em Teoria da Comunicação

    1.1. Praxis Comunicacional e Estudos em Comunicação

    1.2. Jornalismo e Comunicação em Massa

    2.  Desenvolvimento: Conceito e Ideologia

    2.1. Crescimento Económico Ilimitado e Finitude de Recursos

    2.2. Marcos na história moderna do Desenvolvimento

    2.3. O conflito Norte-Sul e a Geopolítica da Guerra-Fria

    2.4. A mecânica do Subdesenvolvimento

    3. Abordagens em Comunicação para o Desenvolvimento

    3.1. As funções sociais da comunicação em processos e projetos de desenvolvimento

    3.2. Jornalismo para o Desenvolvimento

    3.3. Mudança do Comportamento Social

    3.4. Capacitação e Empoderamento de comunidades vulneráveis e sem voz

    4. O estado da Arte da Comunicação para o Desenvolvimento

    4.1. Investigação e práticas

    4.2. Etnocentrismo, supremacia cultural, pós-colonialismo e relações de poder

    4.3. As grandes questões e os grandes desafios da Comunicação para o Desenvolvimento

    4.4. Perspetivas conceptuais e de atuação para o futuro da Comunicação para o Desenvolvimento  

  • Objetivos

    Objetivos

    Os estudantes deverão:

    . Adquirir noções essenciais acerca das questões comunicacionais e respetiva pesquisa académica.

    . Adquirir uma noção de conjunto sobre as principais tendências na conceptualização do Desenvolvimento e sua evolução, nomeadamente do debate em torno dos Limites ao Crescimento e das Desigualdades no Desenvolvimento.

    . Ter presentes as questões neocoloniais e as relações entre a noção de Desenvolvimento e a Política de Blocos.

     . Enumerar e descrever as principais abordagens da Comunicação para o Desenvolvimento (Jornalismo para o Desenvolvimento, Mudança do Comportamento Social, Capacitação e Empoderamento de comunidades vulneráveis e sem voz);

    . Enunciar e problematizar as funções sociais da comunicação em processos e projetos de desenvolvimento;

    . Escrutinar a estado da arte da Comunicação para o Desenvolvimento;

    . Perspetivar as tendências conceptuais e de trabalho de terreno da Comunicação para o Desenvolvimento.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Tratando-se de uma UC teórica, os métodos de ensino baseiam-se na exposição teórica dos principais temas programáticos, estimulando a sua discussão em aula e, em paralelo, a leitura aprofundada dos textos propostos. A qualidade desta participação representa 20% da avaliação final, constituindo o trabalho teórico final (de 20 pp. máximo) os restantes 80%.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Hemer, O. & Tufte, T. (eds.) (2005). Media & Glocal Change. B. Aires: CLACSO

    Macedo, L., Palazón, D., Majumdar, S. & Marques, V. (2020). From ‘Making Flowers’ to Imagining Futures: Rohingya Refugee Women Innovate a Heritage Craft. In D. Wood (Ed.), Craft is Political: Economic, Social and Technological Contexts. London: Bloomsbury.

    Madison, A. (2001). The world economy: A millennial perspective. Paris: OECD

    Mattelart, A. & Mattelart, M. (1997 [1995]). Historia de las teorías de la comunicación. Barcelona: Paidós

    McQuail, D. (2003 [1983]). Teoria da Comunicação de Massas. Lx: Gulbenkian

    Pogge, T. (2002). World Poverty and Human Rights. Cambridge: Polity

    Polanyi, K. (2000 [1942-1974]). A grande transformação. SP: Compus

    Sachs, W. (Ed.) (1996). Diccionario del desarrollo. Lima: PRATEC.

    Scott, M. (2015). Communication about C4D: the rhetorical struggle over the history and future of C4D. In Glocal Times (22/23).

    Tufte, T. (2017). Communication and Social Change. Cambridge: Polity 

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios