filmeu
Imagem formacao defeito 1

Formação Modular Certificada Proteção e Socorro - Sistemas de Comando e Controlo

Porto
A Universidade Lusófona do Porto, através do Civil Protection and Risk Analysis Group (RAGroup Portugal), participa no modelo de formação modular, tendo por base os percursos de educação e formação de adultos previstos no Catálogo Nacional de Qualificações... Ler mais

Partilhar

Email

Horas0h
  • Apresentação

    Apresentação

    A Universidade Lusófona do Porto, através do Civil Protection and Risk Analysis Group (RAGroup Portugal), participa no modelo de formação modular, tendo por base os percursos de educação e formação de adultos previstos no Catálogo Nacional de Qualificações, ao oferecer um naipe alargado de cursos de formação profissional de curta duração incluídos no Referencial de Formação de Técnico/a de Proteção Civil, código 861264, do Catálogo Nacional de Qualificações da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Superior I. P. Nesse referencial, o presente curso corresponde UFCD n.º 10179 ¿ Proteção e socorro ¿ sistemas de comando e controlo, possui a duração de 50 horas e atribui 4,5 pontos de crédito, certificados e acumuláveis, nos termos da Portaria n.º 47/2017, de 1 de fevereiro, que regula o Sistema Nacional de Créditos do Ensino e Formação Profissionais. Os formandos que concluam a ação com aproveitamento recebem um certificado emitido via Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), conforme Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho. O curso serve especialmente o exigido pela Portaria n.º 354/2019, de 7 de outubro, em matéria de formação dos atuais e futuros Técnicos e colaboradores dos SMPC (mínimo de 100 horas reunidas a partir de UFCD pertencentes ao citado Referencial de Formação), e aos Técnicos de Proteção Civil e colaboradores das Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC) e outros agentes.
  • Objetivos

    Objetivos

    Dotar os formandos de conhecimentos e competência essenciais para: - Identificar e caracterizar as organizações de proteção e de socorro em Portugal. - Identificar os sistemas operacionais de comando, controlo e comunicação. - Reconhecer as estruturas de organização dos corpos de bombeiros. - Identificar e caracterizar os equipamentos de radiocomunicação de proteção e socorro.
  • Programa

    Programa

    • [Anual]
    • Proteção e Socorro - Sistemas de Comando e Controlo (UFCD) 0 ects
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    Este curso modular está integrado nos Cursos de Formação: - Técnico/a de Proteção Civil (Referencial de Formação 861264). - Outros referenciais de formação que integrem a presente UFCD.
  • Observações

    Observações

    Conteúdos: 1. Abertura e apresentação do curso. 2. Sistema nacional de proteção civil - Autoridades, serviços, agentes 3. Sistema integrado de operações de proteção e socorro - Estruturas de coordenação - Estruturas de direção e comando - Gestão de operações 4. Sistema de comando operacional - Comandante das operações de socorro - Posto de comando operacional - Sectorização espacial e funcional do teatro de operações 5. Organização do serviço de bombeiros - Tipo de corpos de bombeiros - Entidades que criam e mantém os corpos de bombeiros - Estrutura organizativa dos corpos de bombeiros - Regulamento geral dos corpos de bombeiros - Estatuto de pessoal dos bombeiros profissionais da administração local - Plano de uniformes - Regime disciplinar - Estatuto Social - Veículos e equipamentos - Características e classificação dos veículos dos corpos de bombeiros - Características e classificação dos equipamentos 6. Sistemas de comunicação - Tipo de comunicações - Equipamentos e procedimentos de comunicações - Rede livre e rede dirigida - Procedimentos de segurança nas radiocomunicações - Redes operacionais de radiocomunicações dos corpos de bombeiros e do sistema nacional de proteção civil - Práticas de radiocomunicações 7. Preparação física 8. Avaliação (avaliação teórico¿prática).
  • Metodologia de Avaliação

    Metodologia de Avaliação

    Os critérios de avaliação formativa são, nomeadamente: a participação, a motivação, a aquisição e a aplicação de conhecimentos, a mobilização de competências em novos contextos, as relações interpessoais, o trabalho em equipa, a adaptação a uma nova tarefa, a pontualidade e assiduidade. Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade do formando não pode ser inferior a 90% da carga horária total por cada UFCD.

Centro Universitário

Porto | Fac.Ciênc.Naturais,Engª e Tecnol.
INSCREVER-ME

Direção do Curso

Artur Fernandes Costa

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios