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Mestrado Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital

Porto
Hoje somos digitais. Já não passamos sem aceder à internet. Mas será que temos o saber necessário para navegarmos por entre os media existentes e sempre em mudança? O mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital assegura profissiona... Ler mais

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Bolsas de Estudo PRR
Curso Integrado no Programa Impulso, PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, com acesso a Bolsa de Estudo.
Curso de Formação Especializada em Educação para os Media
GrauMestrado Semestres4 Créditos120 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    Hoje somos digitais. Já não passamos sem aceder à internet. Mas será que temos o saber necessário para navegarmos por entre os media existentes e sempre em mudança? O mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital assegura profissionais especialistas para pensar o acesso e a qualidade de uso da Internet, já vista hoje como um direito humano. Mais de 50% dos estudantes da primeira edição deste curso conseguiram ficar empregados por via do curso. Tipo de empregadores: Indústrias criativas; Provedores de conteúdo na Web; Empresas de media; Empresas jornalísticas; Empresas de software liberando Web rastreadores e navegadores; ONGs; Serviços públicos (como municípios, entidades governamentais e organizações); Empresas ligadas aos media; Organizações políticas; Instituições de ensino obrigatório; Universidades; Redações de meios de comunicação social; Escolas; Instituições de ensino superior.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente; d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente do CUP como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos. Seriação: Candidatos com classificação da habilitação anterior: Classificação da licenciatura ou equivalente legal ou de grau académico superior estrangeiro, preferencialmente na área do mestrado ou afins (0 a 200 pontos) (70%) Avaliação da experiência profissional (relevância da experiência e duração) ou da produção científica (0 a 200 pontos) (10%) Formação Complementar ou Atividades extracurriculares (relevância das atividades e duração) (0 a 200 pontos) (10%) Carta de Motivação e caso se justifique Entrevista (0 a 200 pontos) (10%) Candidatos sem classificação da habilitação anterior: Apreciação curricular / Curriculum profissional (0 a 200 pontos) (70%) Formação Complementar / Atividades Extracurriculares (0 a 200 pontos) (10%) Produção Científica ou Artística (0 a 200 pontos) (10%) Entrevista (10%)
  • Destinatários

    Destinatários

    As 15 vagas do mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital - MILCitizen destinam-se, em especial, a licenciados das Ciências da Comunicação e Ciências da Educação, podendo ser de utilidade científica e profissional de: Jornalistas e outros comunicadores; Produtores de conteúdos mediáticos; Profissionais da área do marketing; Professores e outros educadores; Profissionais que trabalham com crianças, jovens e idosos (no sector público e privado); Mediadores educativos e culturais; Profissionais de Organizações Não-Governamentais; Decisores políticos e culturais; Investigadores; Outros interessados na temática. Esta oferta formativa potencia ainda, dentro das Ciências da Comunicação, as competências adquiridas nas Licenciaturas em Ciências da Comunicação, Comunicação Aplicada, Comunicação Audiovisual e Multimédia e Design de Comunicação. Acresce ainda o valor que pode fornecer a licenciados de outras áreas das Ciências Sociais e da Ciência Política.
  • Competências

    Competências

    Pretende-se dotar os estudantes de sólidos conhecimentos teórico-práticos e de competências que permitam assegurar quatro pontos: 1) Orientar nas práticas de ensino e de aprendizagem em ambientes mediatizados, 2) Facilitar processos de pesquisa avançada no âmbito da educação crítica para os media e desinformação, 3) Proporcionar o desenvolvimento de projetos no âmbito das políticas públicas e da inovação, 4) Sensibilizar e capacitar para a cidadania digital. Estas competências permitem não só a aplicação de projetos MIL na sociedade civil, em diversas gerações, como também fazer pesquisa avançada e contribuir para uma área fundamental de criação, monitorização e avaliação das políticas públicas da temática. Além destas quatro áreas fundamentais, mais abrangentes, elencam-se outras competências específicas: - Identificar conceitos e tendências que contribuam para a evolução da pesquisa no contexto da MIL; - Conhecer os modelos pedagógicos disponíveis para os diversos níveis de educação; - Analisar criticamente novos modelos de pedagogia e ambientes virtuais; - Compreender a importância dos media digitais no exercício da cidadania; - Compreender a cidadania digital e sua relação com a MIL; - Conhecer os principais atores, políticas e modelos de desenvolvimento da cidadania digital; - Compreender os paradigmas e teorias que melhor se encaixam no ensino e aprendizagem da cidadania digital; - Ser capaz de projetar estratégias e programas que contribuam para o desenvolvimento de habilidades de cidadania digital; - Ter a capacidade de projetar projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento da MIL e da cidadania digital; - Questionar criticamente a relação entre os cidadãos e os meios de comunicação em diferentes contextos de vida; - Analisar criticamente o impacto dos meios de comunicação na promoção dos direitos humanos e da qualidade da democracia; - Identificar as contribuições dos debates atuais na área para a evolução da literacia crítica dos media; - Identificar os papéis dos atores na aquisição de habilidades digitais no contexto da MIL; - Analisar criticamente os métodos de medição dos níveis de competências digitais; - Compreender o conceito de políticas públicas, seus instrumentos e estratégias de implementação, no âmbito da MIL; - Analisar criticamente modelos regulatórios no contexto da MIL; - Organizar projetos de pesquisa em políticas públicas MIL; - Identificar e usar a criatividade dos media; - Usar medias sociais, técnicas de storytelling e outras ferramentas para melhor comunicar e envolver o público.
  • Objetivos

    Objetivos

    O mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital pretende dar resposta a estes aos desafios que cruzam a Comunicação e a Cidadania. O objetivo é formar profissionais especialistas neste contexto em que o acesso e qualidade de uso da internet são já tidos como um direito humano. Sendo as tecnologias mediáticas centrais, esta especialização é feita a pensar nas pessoas, ao mesmo tempo que cruza os campos da Comunicação e da Educação.
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • O mestrado centra-se em algumas das questões mais importantes da sociedade digital (como sejam a desinformação, a cidadania digital, a criatividade digital e as políticas públicas);
    • Existem três vias para conclusão do mestrado: dissertação, projeto e estágio;
    • O corpo docente é altamente qualificado nas áreas da educação para os media e da cidadania digital. Todos os docentes são simultaneamente investigadores, com uma produção científica sólida a nível nacional e internacional;
    • Os estágios podem ser realizados em entidades de reconhecido mérito nacional e internacional;
    • Existe uma aposta em parceiras internacionais para intercâmbio de estudantes e de docentes, designadamente com o programa ERASMUS.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    O perfil dos nossos estudantes capta a atenção de entidades e instituições que atuam em diversas áreas: Indústrias criativas; Provedores de conteúdo na Web; Empresas de media; jornalísticas; de software liberando Web rastreadores e navegadores; ONGs; Serviços públicos (como municípios, entidades governamentais e organizações); Empresas ligadas aos media (agências de comunicação, por exemplo); Organizações políticas; Instituições de ensino obrigatório; Universidades; Redações de meios de comunicação social; Escolas; Instituições de ensino superior. O curso está desenhado para promover valências para o mercado de trabalho, fora e dentro da academia. O trabalho final poderá ter a forma de um projeto, estágio (ver nesta página as instituições de reconhecido mérito que já fazem parte da nossa bolsa de estágios) ou dissertação.
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    O ciclo de estudos assegura uma preparação adequada, ao aluno interessado em continuar a sua formação académica através de estudos pós-graduados como o Doutoramento em Comunicação e Ativismos, oferecido pelo CUP.
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    A Universidade disponibiliza uma infraestrutura de rede WiFi (eduroam) cobrindo todas as suas instalações, software licenciado (DMDX;E-prime; IBM SPSS AMOS; Mendeley; NVivo; SuperLab; SurveyMonkey; SPSS), Base de dados acessíveis: B-On e serviços digitais tais como o Moodle, Portal Académico, Lusófona Mobile, VPN e App Ensino Lusófona. As instalações estão preparadas para acolher estudantes portadores de algum tipo de mobilidade reduzida, tais como rampas de acesso e elevador.
  • Investigação

    Investigação

    Contamos também com a ligação ao Laboratório MeLCi Lab ¿ Media Literacy and Civic Cultures Lab (https://melcilab.cicant.ulusofona.pt/) e temos o apoio de dois centros de investigação: CICANT (https://cicant.ulusofona.pt/) e CEiD (https://www.ceied.ulusofona.pt/pt/). Estas parcerias com instituições científicas proporcionam quer o contacto em rede, quer o conhecimento exclusivo de oportunidades e experiências de investigação, ao mesmo tempo que promove dinâmicas de ligação à sociedade civil e aos contextos onde a educação para os media se cruza com a prática das nossas vidas.
  • Observações

    Observações

    Constituindo-se como uma oferta diferenciadora no espaço nacional e europeu e sendo um nível intermédio entre a licenciatura e o doutoramento, este mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital está munido de ferramentas para: 1 - Ser flexível na abordagem de conteúdos que se distribuem por unidades curriculares (UC) organizadas de forma coerente, em termos teóricos e práticos, reforçados por uma equipa de docentes especializados nas áreas das UCs propostas. 2 - Ser uma proposta inovadora também em termos societais, uma vez que trata de um assunto que nos interpela todos os dias, nesta sociedade fortemente mediatizada. Os produtos a produzir no âmbito do curso poderão revelar-se como elementos de desenvolvimento, social, cultural e económico. 3 - Fomentar a ideia do investigador que age, partindo de uma base sólida em termos teóricos, para a concretização de projetos concretos de atuação/mudança social. 4 - Afirmar a transversalidade de áreas científicas, necessária para dar respostas às problemáticas que se levantarão e para as quais se procurará soluções, sobretudo, nas Ciências da Comunicação, e também nas Ciências da Educação. 5 - Que as Unidades Curriculares respeitem uma visão holística e complementar em relação à MIL, com uma aposta na teoria e na dimensão empírica, em áreas como sociedade e cidadania, políticas públicas, processos criativos e digitais, o empoderamento do cidadão, leituras críticas, desordens informativas, aliadas ao pensamento sobre as metodologias específicas da área. 6 - Assegurar que o trabalho dos estudantes seja efetivo, através do acompanhamento ao longo do curso, em particular com duas UC ao longo de 3 semestres. Com Metodologias I, II e III e Seminário interativo I, II e III, pretende-se acompanhar proximamente os estudantes para que façam um trabalho regular e intenso, com qualidade, e que seja concluído dentro dos dois anos letivos. Protocolos de estágio: - Alto Comissariado para as Migrações - European Literacy Network - LUSA - Plano Nacional de Leitura - Rede de Bibliotecas Escolares - Santa Casa da Misericórdia do Porto - Agrupamento de Escola Alexandre Herculano (Porto) - Agrupamento de Escolas Abel Salazar (Matosinhos) Outros protocolos: - Público na Escola Outras observações relevantes: No 2.º semestre, o estudante deve escolher uma das seguintes UC opcionais: - Políticas Públicas e Organização de Projetos em Literacia dos Media e da Informação (Professor Vítor Tomé) - Criatividade dos Media e Aprendizagens com Literacia dos Media e da Informação (Professores Andreia Pinto de Sousa, Daniel Catalão e Ana Oliveira)

Centro Universitário

Porto | Fac.Comunicação,Arquitetura, Artes e TI
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Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.
    • Valores Candidatura
      Candidatos estrangeiros 450€
      Candidatos nacionais ou equiparados 173€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Seguro Escolar 45€
      Reingresso 100€
      Matrícula e Inscrição 285€
    • Propinas
      Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 299.4€
      Valor por ECTS 9.98€

Direção do Curso

Maria José Brites

Subdireção do Curso

Elisabete Pinto Da Costa

Secretariado

Susana Oliveira

  • Extensão Telefónica
    3182
  • Local de atendimento
    SATA
  • Horário de atendimento
    9h -17h

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Cr 75/2019

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS.
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