Pretende-se dotar os estudantes de sólidos conhecimentos teórico-práticos e de competências que permitam assegurar quatro pontos:
1) Orientar nas práticas de ensino e de aprendizagem em ambientes mediatizados,
2) Facilitar processos de pesquisa avançada no âmbito da educação crítica para os media e desinformação,
3) Proporcionar o desenvolvimento de projetos no âmbito das políticas públicas e da inovação,
4) Sensibilizar e capacitar para a cidadania digital.
Estas competências permitem não só a aplicação de projetos MIL na sociedade civil, em diversas gerações, como também fazer pesquisa avançada e contribuir para uma área fundamental de criação, monitorização e avaliação das políticas públicas da temática.
Além destas quatro áreas fundamentais, mais abrangentes, elencam-se outras competências específicas:
- Identificar conceitos e tendências que contribuam para a evolução da pesquisa no contexto da MIL;
- Conhecer os modelos pedagógicos disponíveis para os diversos níveis de educação;
- Analisar criticamente novos modelos de pedagogia e ambientes virtuais;
- Compreender a importância dos media digitais no exercício da cidadania;
- Compreender a cidadania digital e sua relação com a MIL;
- Conhecer os principais atores, políticas e modelos de desenvolvimento da cidadania digital;
- Compreender os paradigmas e teorias que melhor se encaixam no ensino e aprendizagem da cidadania digital;
- Ser capaz de projetar estratégias e programas que contribuam para o desenvolvimento de habilidades de cidadania digital;
- Ter a capacidade de projetar projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento da MIL e da cidadania digital;
- Questionar criticamente a relação entre os cidadãos e os meios de comunicação em diferentes contextos de vida;
- Analisar criticamente o impacto dos meios de comunicação na promoção dos direitos humanos e da qualidade da democracia;
- Identificar as contribuições dos debates atuais na área para a evolução da literacia crítica dos media;
- Identificar os papéis dos atores na aquisição de habilidades digitais no contexto da MIL;
- Analisar criticamente os métodos de medição dos níveis de competências digitais;
- Compreender o conceito de políticas públicas, seus instrumentos e estratégias de implementação, no âmbito da MIL;
- Analisar criticamente modelos regulatórios no contexto da MIL;
- Organizar projetos de pesquisa em políticas públicas MIL;
- Identificar e usar a criatividade dos media;
- Usar medias sociais, técnicas de storytelling e outras ferramentas para melhor comunicar e envolver o público.