filmeu
mestrado-literacia-media

Mestrado Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital

Porto
Hoje somos digitais. Já não passamos sem aceder à internet. Mas será que temos o saber necessário para navegarmos por entre os media existentes e sempre em mudança? O mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital assegura profissiona... Ler mais

Partilhar

Email

Bolsas de Estudo PRR
Curso Integrado no Programa Impulso, PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, com acesso a Bolsa de Estudo.
Curso de Formação Especializada em Educação para os Media
GrauMestrado Semestres4 Créditos120 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    Hoje somos digitais. Já não passamos sem aceder à internet. Mas será que temos o saber necessário para navegarmos por entre os media existentes e sempre em mudança? O mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital assegura profissionais especialistas para pensar o acesso e a qualidade de uso da Internet, já vista hoje como um direito humano. Mais de 50% dos estudantes da primeira edição deste curso conseguiram ficar empregados por via do curso. Tipo de empregadores: Indústrias criativas; Provedores de conteúdo na Web; Empresas de media; Empresas jornalísticas; Empresas de software liberando Web rastreadores e navegadores; ONGs; Serviços públicos (como municípios, entidades governamentais e organizações); Empresas ligadas aos media; Organizações políticas; Instituições de ensino obrigatório; Universidades; Redações de meios de comunicação social; Escolas; Instituições de ensino superior.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente; d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente do CUP como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos. Seriação: Candidatos com classificação da habilitação anterior: Classificação da licenciatura ou equivalente legal ou de grau académico superior estrangeiro, preferencialmente na área do mestrado ou afins (0 a 200 pontos) (70%) Avaliação da experiência profissional (relevância da experiência e duração) ou da produção científica (0 a 200 pontos) (10%) Formação Complementar ou Atividades extracurriculares (relevância das atividades e duração) (0 a 200 pontos) (10%) Carta de Motivação e caso se justifique Entrevista (0 a 200 pontos) (10%) Candidatos sem classificação da habilitação anterior: Apreciação curricular / Curriculum profissional (0 a 200 pontos) (70%) Formação Complementar / Atividades Extracurriculares (0 a 200 pontos) (10%) Produção Científica ou Artística (0 a 200 pontos) (10%) Entrevista (10%)
  • Destinatários

    Destinatários

    As 15 vagas do mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital - MILCitizen destinam-se, em especial, a licenciados das Ciências da Comunicação e Ciências da Educação, podendo ser de utilidade científica e profissional de: Jornalistas e outros comunicadores; Produtores de conteúdos mediáticos; Profissionais da área do marketing; Professores e outros educadores; Profissionais que trabalham com crianças, jovens e idosos (no sector público e privado); Mediadores educativos e culturais; Profissionais de Organizações Não-Governamentais; Decisores políticos e culturais; Investigadores; Outros interessados na temática. Esta oferta formativa potencia ainda, dentro das Ciências da Comunicação, as competências adquiridas nas Licenciaturas em Ciências da Comunicação, Comunicação Aplicada, Comunicação Audiovisual e Multimédia e Design de Comunicação. Acresce ainda o valor que pode fornecer a licenciados de outras áreas das Ciências Sociais e da Ciência Política.
  • Competências

    Competências

    Pretende-se dotar os estudantes de sólidos conhecimentos teórico-práticos e de competências que permitam assegurar quatro pontos: 1) Orientar nas práticas de ensino e de aprendizagem em ambientes mediatizados, 2) Facilitar processos de pesquisa avançada no âmbito da educação crítica para os media e desinformação, 3) Proporcionar o desenvolvimento de projetos no âmbito das políticas públicas e da inovação, 4) Sensibilizar e capacitar para a cidadania digital. Estas competências permitem não só a aplicação de projetos MIL na sociedade civil, em diversas gerações, como também fazer pesquisa avançada e contribuir para uma área fundamental de criação, monitorização e avaliação das políticas públicas da temática. Além destas quatro áreas fundamentais, mais abrangentes, elencam-se outras competências específicas: - Identificar conceitos e tendências que contribuam para a evolução da pesquisa no contexto da MIL; - Conhecer os modelos pedagógicos disponíveis para os diversos níveis de educação; - Analisar criticamente novos modelos de pedagogia e ambientes virtuais; - Compreender a importância dos media digitais no exercício da cidadania; - Compreender a cidadania digital e sua relação com a MIL; - Conhecer os principais atores, políticas e modelos de desenvolvimento da cidadania digital; - Compreender os paradigmas e teorias que melhor se encaixam no ensino e aprendizagem da cidadania digital; - Ser capaz de projetar estratégias e programas que contribuam para o desenvolvimento de habilidades de cidadania digital; - Ter a capacidade de projetar projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento da MIL e da cidadania digital; - Questionar criticamente a relação entre os cidadãos e os meios de comunicação em diferentes contextos de vida; - Analisar criticamente o impacto dos meios de comunicação na promoção dos direitos humanos e da qualidade da democracia; - Identificar as contribuições dos debates atuais na área para a evolução da literacia crítica dos media; - Identificar os papéis dos atores na aquisição de habilidades digitais no contexto da MIL; - Analisar criticamente os métodos de medição dos níveis de competências digitais; - Compreender o conceito de políticas públicas, seus instrumentos e estratégias de implementação, no âmbito da MIL; - Analisar criticamente modelos regulatórios no contexto da MIL; - Organizar projetos de pesquisa em políticas públicas MIL; - Identificar e usar a criatividade dos media; - Usar medias sociais, técnicas de storytelling e outras ferramentas para melhor comunicar e envolver o público.
  • Objetivos

    Objetivos

    O mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital pretende dar resposta a estes aos desafios que cruzam a Comunicação e a Cidadania. O objetivo é formar profissionais especialistas neste contexto em que o acesso e qualidade de uso da internet são já tidos como um direito humano. Sendo as tecnologias mediáticas centrais, esta especialização é feita a pensar nas pessoas, ao mesmo tempo que cruza os campos da Comunicação e da Educação.
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • O mestrado centra-se em algumas das questões mais importantes da sociedade digital (como sejam a desinformação, a cidadania digital, a criatividade digital e as políticas públicas);
    • Existem três vias para conclusão do mestrado: dissertação, projeto e estágio;
    • O corpo docente é altamente qualificado nas áreas da educação para os media e da cidadania digital. Todos os docentes são simultaneamente investigadores, com uma produção científica sólida a nível nacional e internacional;
    • Os estágios podem ser realizados em entidades de reconhecido mérito nacional e internacional;
    • Existe uma aposta em parceiras internacionais para intercâmbio de estudantes e de docentes, designadamente com o programa ERASMUS.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    O perfil dos nossos estudantes capta a atenção de entidades e instituições que atuam em diversas áreas: Indústrias criativas; Provedores de conteúdo na Web; Empresas de media; jornalísticas; de software liberando Web rastreadores e navegadores; ONGs; Serviços públicos (como municípios, entidades governamentais e organizações); Empresas ligadas aos media (agências de comunicação, por exemplo); Organizações políticas; Instituições de ensino obrigatório; Universidades; Redações de meios de comunicação social; Escolas; Instituições de ensino superior. O curso está desenhado para promover valências para o mercado de trabalho, fora e dentro da academia. O trabalho final poderá ter a forma de um projeto, estágio (ver nesta página as instituições de reconhecido mérito que já fazem parte da nossa bolsa de estágios) ou dissertação.
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    O ciclo de estudos assegura uma preparação adequada, ao aluno interessado em continuar a sua formação académica através de estudos pós-graduados como o Doutoramento em Comunicação e Ativismos, oferecido pelo CUP.
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    A Universidade disponibiliza uma infraestrutura de rede WiFi (eduroam) cobrindo todas as suas instalações, software licenciado (DMDX;E-prime; IBM SPSS AMOS; Mendeley; NVivo; SuperLab; SurveyMonkey; SPSS), Base de dados acessíveis: B-On e serviços digitais tais como o Moodle, Portal Académico, Lusófona Mobile, VPN e App Ensino Lusófona. As instalações estão preparadas para acolher estudantes portadores de algum tipo de mobilidade reduzida, tais como rampas de acesso e elevador.
  • Investigação

    Investigação

    Contamos também com a ligação ao Laboratório MeLCi Lab ¿ Media Literacy and Civic Cultures Lab (https://melcilab.cicant.ulusofona.pt/) e temos o apoio de dois centros de investigação: CICANT (https://cicant.ulusofona.pt/) e CEiD (https://www.ceied.ulusofona.pt/pt/). Estas parcerias com instituições científicas proporcionam quer o contacto em rede, quer o conhecimento exclusivo de oportunidades e experiências de investigação, ao mesmo tempo que promove dinâmicas de ligação à sociedade civil e aos contextos onde a educação para os media se cruza com a prática das nossas vidas.
  • Observações

    Observações

    Constituindo-se como uma oferta diferenciadora no espaço nacional e europeu e sendo um nível intermédio entre a licenciatura e o doutoramento, este mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital está munido de ferramentas para: 1 - Ser flexível na abordagem de conteúdos que se distribuem por unidades curriculares (UC) organizadas de forma coerente, em termos teóricos e práticos, reforçados por uma equipa de docentes especializados nas áreas das UCs propostas. 2 - Ser uma proposta inovadora também em termos societais, uma vez que trata de um assunto que nos interpela todos os dias, nesta sociedade fortemente mediatizada. Os produtos a produzir no âmbito do curso poderão revelar-se como elementos de desenvolvimento, social, cultural e económico. 3 - Fomentar a ideia do investigador que age, partindo de uma base sólida em termos teóricos, para a concretização de projetos concretos de atuação/mudança social. 4 - Afirmar a transversalidade de áreas científicas, necessária para dar respostas às problemáticas que se levantarão e para as quais se procurará soluções, sobretudo, nas Ciências da Comunicação, e também nas Ciências da Educação. 5 - Que as Unidades Curriculares respeitem uma visão holística e complementar em relação à MIL, com uma aposta na teoria e na dimensão empírica, em áreas como sociedade e cidadania, políticas públicas, processos criativos e digitais, o empoderamento do cidadão, leituras críticas, desordens informativas, aliadas ao pensamento sobre as metodologias específicas da área. 6 - Assegurar que o trabalho dos estudantes seja efetivo, através do acompanhamento ao longo do curso, em particular com duas UC ao longo de 3 semestres. Com Metodologias I, II e III e Seminário interativo I, II e III, pretende-se acompanhar proximamente os estudantes para que façam um trabalho regular e intenso, com qualidade, e que seja concluído dentro dos dois anos letivos. Protocolos de estágio: - Alto Comissariado para as Migrações - European Literacy Network - LUSA - Plano Nacional de Leitura - Rede de Bibliotecas Escolares - Santa Casa da Misericórdia do Porto - Agrupamento de Escola Alexandre Herculano (Porto) - Agrupamento de Escolas Abel Salazar (Matosinhos) Outros protocolos: - Público na Escola Outras observações relevantes: No 2.º semestre, o estudante deve escolher uma das seguintes UC opcionais: - Políticas Públicas e Organização de Projetos em Literacia dos Media e da Informação (Professor Vítor Tomé) - Criatividade dos Media e Aprendizagens com Literacia dos Media e da Informação (Professores Andreia Pinto de Sousa, Daniel Catalão e Ana Oliveira)

Centro Universitário

Porto | Fac.Comunicação,Arquitetura, Artes e TI
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.
    • Valores Candidatura
      Candidatos estrangeiros 400€
      Candidatos nacionais ou equiparados 169€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Seguro Escolar 40€
      Reingresso 84€
      Matrícula e Inscrição 245€
    • Propinas
      Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 289.2€
      Valor por ECTS 9.64€
    • Valores Candidatura
      Candidatos estrangeiros 450€
      Candidatos nacionais ou equiparados 173€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Seguro Escolar 45€
      Reingresso 100€
      Matrícula e Inscrição 285€
    • Propinas
      Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 299.4€
      Valor por ECTS 9.98€

Direção do Curso

Maria José Brites

Subdireção do Curso

Elisabete Pinto Da Costa

Secretariado

Susana Oliveira

  • Extensão Telefónica
    3182
  • Local de atendimento
    SATA
  • Horário de atendimento
    9h -17h

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Cr 75/2019

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS.
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios