Projeto da ULusófona instala murais de realidade aumentada em Hospital
Projeto europeu Healing Nature instala murais interativos no Hospital Dona Estefânia, objetivando reduzir a ansiedade nas salas de espera pediátricas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O projeto The Healing Nature instalou três murais no Hospital Dona Estefânia, que em breve se tornarão interativos com a adição de sequências animadas visualizáveis através de telemóveis.
A iniciativa visa introduzir um elemento tranquilizador e envolvente nas salas de espera do hospital pediátrico, reduzindo a ansiedade dos pacientes e promovendo o bem-estar mental, físico e espiritual da comunidade hospitalar. O objetivo é utilizar obras de arte interativas nas salas de espera do hospital, oferecendo aos pacientes uma experiência mais imersiva através da realidade aumentada.
Os murais estão localizados na Sala de Espera B – Serviço de Urgências Pediátricas Multiusos, na Sala de Espera B de Imunologia e Alergologia e na Sala de Espera do Laboratório de Análises Clínicas. O mural Spring Breeze, da autoria de Natalie Woolf e da equipa da Universidade Lusófona, inspira-se num prado primaveril e em representações em aguarela de plantas e paisagens. A sua paleta de cores suaves e a estrutura em camadas criam uma atmosfera visual tranquilizante nas áreas de espera do hospital. Este mural foi instalado em hospitais em Portugal, Croácia e Bulgária, sublinhando o caráter europeu comum do projeto.
Cada mural foi concebido por uma das três instituições , retratando ambientes naturais e relaxantes. Natalie Woolf (CICANT - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias ), é a investigadora principal e diretora artística da equipa de Lisboa, trabalhando em conjunto com Pedro Serrazina, diretor de animação e investigador, e com as parceiras de psicologia Ana Beato,Ana Loureiro e Isabel Santos do HEI-Lab | Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas .
O projeto Healing Nature é uma iniciativa europeia financiada pelo programa Europa Criativa e implementada pela HDLU (Croácia), pela Universidade Lusófona / COFAC (Portugal) e pela NBU – New Bulgarian University (Bulgária). Baseia-se numa abordagem holística da saúde, reconhecendo a arte e a cultura como fatores importantes para o bem-estar mental, emocional e espiritual. A nível europeu, o projeto incentiva a colaboração interdisciplinar entre artistas, animadores, investigadores e instituições de saúde, com forte ênfase na inclusão, no envolvimento social e na aplicação de tecnologias contemporâneas em contextos culturais e de saúde.
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- Investigadora da ULusófona participa na 3.ª Conferência Internacional da WAAR
- Estudantes da ULusófona destacam-se em Festivais Internacionais de Cinema
- Animação “Things That I Was Gathering” reforça percurso nos Festivais Europeus
- Estudantes de Engenharia do Ambiente participam em formação da LIS-Water
- Cartão de Estudante ULusófona 26/27





