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Criar Saberes
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Criar Saberes (Porto)

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Gestora do Projeto:
Madalena Braz

Atividades

Qualidade do ar interior - Risco Biológico para os humanos

Professora Responsáveis - Professoras Doutoras Cândida Manuel e Kalina Samardjieva

Descrição: Sabias que a principal fonte poluente do ar interior são os humanos? Esta aƟvidade é deveras importante para os estudantes uma vez que passam a maior parte do seu tempo na escola ou em casa, sendo por isso muito importante conhecerem os parâmetros da qualidade do ar interior, os principais poluentes e quais as boas práƟcas a adotar

  • Atividades: Será feita uma breve apresentação sobre a qualidade do ar interior, seguida da recolha de amostras de ar para determinação das bactérias, fungos numa sala e no ambiente exterior. Também serão medidas as partículas inaláveis, temperatura, humidade relativa e concentração de CO2.

Desenvolvimento Embrionário do Ouriço-do-Mar: A Fertilização e os Primeiros Ciclos Celulares

Professora Responsável: Professora Doutora Kalina Samardjieva

Descrição: Os alunos poderão observar e praticar eles próprios o método de recolha de ovos e espermatozoides no ouriço-do-mar e observar depois as suas colheitas ao microscópio, numa simples gota de água, com o material vivo. Seguidamente, irão ver diretamente ao microscópio o fenómeno da fertilização, em que se seguirão os seguintes passos:

  • a. Reconhecimento de óvulos não fertizados;
  • b. Adição de uma goticula de sémen à água do mar contendo esses ovos;
  • c. Observação da chegada dos espermatozoides à área da gota onde se encontram os ovos;
  • d. Reconhecimento da ligação do espermatozoide à membrana plasmática do ovo;
  • e. Observação da formação da membrana de fertilização em torno do ovo fertilizado e estimativa do tempo decorrido entre o passo anterior e este.

Os alunos irão também observar diversos estádios de desenvolvimento embrionário resultantes de previamente ovos fertilizados que ilustraram os seguintes passos:

  • a. Formação da mórula;
  • b. Cavitação da mórula;
  • c. Formação da blástula;
  • d. Início da invaginação do arquêntero;
  • e. Formação da gástrula;
  • f. Início do movimento independente da blástula;
  • g. Finalização da formação do arquêntero;
  • h. Formação da larva pluteus.

Desenvolvimento Embrionário no Pinto: A Organização Básica dos Vertebrados

Professora Responsável: Professora Doutora Kalina Samardjieva

Descrição: Os alunos assistirão à abertura de ovos fertilizados de galinha em diferentes fases de desenvolvimento, observando o método de isolamento do embrião a partir da gema do ovo. As imagens destes embriões vivos, depois de dispostos em caixas de Petri para melhor visualização, serão projetadas num monitor de alta resolução, de forma a todos os presentes poderem distinguir os seguintes fenómenos:

  • a. Diferenciação do coração;
  • b. Início do batimento cardíaco;
  • c. Sistema de circulação do sangue através das membranas circundantes;
  • d. Início do desenvolvimento cerebral;
  • e. Diferenciação e crescimento dos três compartimentos do encéfalo embrionário;
  • f. Início e desenvolvimento da segmentação da mesoderme em somitos.

Campos eletromagnéticos

Professora Responsável: Professora Doutora Cândida Manuel

Descrição: Os campos eletromagnéticos são utilizados praticamente a cada instante pela humanidade e sem eles as condições de vida seriam bem diferentes. As forças magnéticas geradas nos campos eletromagnéticos estão presentes no modo de funcionamento de variadíssimos equipamentos utilizados como, nos micro-ondas, discos dos computadores, cartões bancários, telecomunicações, comboios super-rápidos, entre muitos outros. Aliás, sem o seu conhecimento e utilização, não seria possível a produção de energia elétrica longe das cidades, pois o seu transporte não seria exequível. Na área da Saúde, as técnicas de aquisição de imagem atuais como os aparelhos de raios X, de ressonância magnética e densitometria óssea funcionam com a aplicação dos campos eletromagnéticos. Esta atividade de demonstração experimental dos campos eletromagnéticos e as suas aplicações pode ser enquadrada nos diversos programas de ensino secundário da Física.

  • Atividades: A atividade proposta é composta por uma apresentação teórica em sistema multimédia seguida de uma demonstração experimental. A apresentação teórica inicial pretende ensinar/recordar os princípios teóricos necessários à compreensão desta atividade, na qual se focam os seguintes tópicos:
  • a. forças e linhas de fluxo em campos elétricos e campos magnéticos;
  • b. ação dos campos eletromagnéticos sobre partículas carregadas em movimento;
  • c. indução magnética, lei de Faraday e de Lenz;
  • d. circuitos magnéticos;
  • e. aplicações dos campos eletromagnéticos;
  • f. explicação do modo de funcionamento: comboios super-rápidos (Maglev), fornos de indução e transformadores elétricos.
  • Após esta apresentação, será realizada uma demonstração experimental com a participação ativa dos alunos sobre a força magnética, as linhas de fluxo magnético, os circuitos magnéticos e as leis de indução de Faraday e de Lenz.

    Lançamento de projéteis e de foguetões

    Professora Responsável: Professora Doutora Cândida Manuel

    Descrição: Os alunos poderão aplicar na prática o que estudaram sobre os lançamentos horizontais e oblíquos na disciplina de Físico-Química. Também vão aprender porque voam os aviões e construir foguetões sustentáveis. Será que vai ser o teu o que voará mais longe?

    Atrito dinâmico e atrito estático

    Professora Responsável: Professora Doutora Cândida Manuel

    Descrição: Os alunos poderão aplicar na prática o que estudaram sobre o atrito dinâmico e estático na disciplina de Físico-Química. O atrito é a força de resistência ao movimento quando dois objetos em contacto se estão a movimentar um em relação ao outro. O atrito estático (ou atrito aderente) ocorre entre 2 objetos que não se movem um em relação ao outro ou que têm o mesmo movimento. É devido à força de atrito estático que um objeto não desliza num plano inclinado até uma dada inclinação. Quando se aplica uma força sobre um objeto e este não se desloca é porque esta força é inferior à força de atrito estático. À medida que se aumenta a força aplicada, a força de atrito estático vai aumentar contrabalançando o efeito da força e o objeto mantém-se imóvel. Atingindo-se a força de atrito estático máxima, se a força aplicada aumentar, o objeto inicia o movimento e o atrito será dinâmico.

    Fotossíntese – vamos criar submarinos vegetais!

    Professora Responsável: Professora Doutora Kalina Samardjieva

    Descrição: Nesta atividade os estudantes irão poder aplicar conceitos adquiridos nas aulas sobre o processo de fotossíntese. Os estudantes irão realizar um trabalho experimental em que vão avaliar a importância da disponibilidade de dióxido de carbono e luz para o processo de fotossíntese e para a produção de oxigénio molecular.

    Microbiologia do Ambiente – os microrganismos estão em toda a parte!

    Professora Responsável: Professora Doutora Kalina Samardjieva

    Descrição: Os microrganismos encontram-se no solo, na água, no ar e constituem o microbiota de animais e plantas. Os microrganismos têm papel essencial nos diferentes ecossistemas que habitam, como por exemplo, pela produção de oxigénio, a decomposição de matéria orgânica, as associações simbióticas com animais e plantas, entre outros. Nesta atividade os alunos terão a possibilidade de investigar sobre o mundo microbiano em que habitam. Esta atividade será iniciada com uma breve introdução aos conceitos teóricos que são necessários para a compreensão do trabalho prático, seguida da realização do mesmo. Serão fornecidas aos alunos placas de Petri contendo meio de cultura sólido e zaragatoas estéreis. Os alunos irão formar grupos de trabalho e determinar quais os compartimentos do ambiente que os rodeia pretendem amostrar. Irão preparar as placas e proceder à amostragem com o auxílio das zaragatoas. As placas serão incubadas e observadas numa segunda sessão na qual também serão observados microrganismos ao microscópio.

    Controlo do crescimento microbiano – quem lavou as mãos? Os antibióticos e muito mais!

    Professora Responsável: Professora Doutora Kalina Samardjieva

    Descrição: A presença e crescimento de microrganismos pode ser controlado por agentes químicos e Físicos como, por exemplo, os antisséticos, antibióticos, temperatura, radiação ultravioleta, entre muitos outros. Nesta atividade, que decorre ao longo de duas sessões, serão demonstrados os efeitos de vários métodos para o controlo do crescimento dos microrganismos, desde o uso do sabão para lavar as mãos, aos antibióticos e à radiação ultravioleta.

    Calendário

    • outubro a maio – Segundas, Quartas e Sextas-feiras.

    Horário:

    2 sessões diárias

    • 1.ª Sessão - 09h30 às 11h30
    • 2.ª Sessão - 11h30 às 13h30

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