QUÍMICA NA SAÚDE E NO AMBIENTE
Professora Responsável – Professora Doutora Adília Charmier
Descrição: pretende-se com esta ação iniciar os jovens em atividades laboratoriais, de natureza científica. A síntese do BIODIESEL, a partir de óleos usados, permitirá equacionar algumas questões ambientais da bioenergia, as suas limitações e impacto no futuro.
- Produção de BIODIESEL.
PRODUÇÃO DE CERVEJA
Professora Responsável – Professora Doutora Adília Charmier
Descrição: A produção de cerveja iniciou-se por volta de 8000 A.C., difundindo-se, na Antiguidade, entre os povos da Suméria, Babilónia e Egito. A bebida foi também produzida por gregos e romanos durante o apogeu dessas civilizações. A cerveja foi desenvolvida paralelamente aos processos de fermentação de cereais e difundiu-se com as culturas de milho, centeio e cevada nas antigas sociedades. Com cooperação da Microbiologia Industrial, verificou-se que a partir do laboratório é também possível confecionar os vários tipos de cerveja que existem hoje em dia no mercado. Com esta atividade pretende-se que os alunos fabriquem no laboratório a sua própria cerveja, efetuando os processos de: Brassagem; Fermentação; Guarda e Filtração. No final também decorrerá a prova das amostras realizadas pelos alunos.
MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS
Professora Responsável – Professora Doutora Elisabete Maurício
Descrição: Os micróbios fazem parte do dia a dia do homem. Estão presentes em toda a parte, estão no ar, no solo, na água, nos alimentos, uns visíveis e outros nem por isso. Pretende-se que os alunos experimentem algumas das técnicas básicas de um laboratório de microbiologia e as suas aplicações, levando os alunos a aprender como se isolam, como se cultivam e como se identificam vários tipos de microrganismos obtidos de várias amostras e a conhecer um pouco mais os microrganismos que nos rodeiam.
- Análise microbiológica de iogurte e kefir: Coloração gram e observação microscópica.
GENÉTICA/BIOLOGIA MOLECULAR
Professora Responsável – Professora Doutora Susana Santos
Descrição: Com esta atividade, pretende-se que os alunos se familiarizem com as técnicas básicas de cultura e manuseio de bactérias na área da genética, que efetuem o processo de transformação de bactérias com um ADN plasmídico e que observem o resultado da expressão de uma proteína recombinante fluorescente (GFP). Os alunos poderão ainda familiarizar-se com o processo de hidrólise de ADN, de eletroforese em gel de agarose e de identificação de padrões de restrição do ADN. Em suma, com a técnica de “DNA fingerprinting” e a sua utilização nas mais diversas áreas da biologia e biotecnologia.
- DNA fingerprinting – Onde está o criminoso?
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO NO PINTO: A ORGANIZAÇÃO BÁSICA DOS VERTEBRADOS
Professor Responsável – Professor Doutor Stephane Besson
Numa sessão de duas horas, os alunos assistirão à abertura de ovos fertilizados de galinha em diferentes fases de desenvolvimento, observando o método de isolamento do embrião a partir da gema do ovo. As imagens destes embriões vivos, depois de dispostos em caixas de Petri para melhor visualização, serão projetadas num monitor de alta resolução, de forma a todos os presentes poderem distinguir os seguintes fenómenos:
- Diferenciação do coração;
- Início do batimento cardíaco;
- Sistema de circulação do sangue através das membranas circundantes;
- Início do desenvolvimento cerebral;
- Diferenciação e crescimento dos três compartimentos do encéfalo embrionário;
- Início e desenvolvimento da segmentação da mesoderme em sómitos.
Serão também demonstrados exemplos de análise de dados recolhidos nas experiências e de pensamento crítico e criativo em biologia.
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO DO OURIÇO-DO-MAR: A FERTILIZAÇÃO E OS PRIMEIROS CICLOS CELULARES
Professor Responsável – Professor Doutor Stephane Besson
Numa sessão de duas horas, os alunos poderão observar e praticar eles próprios o método de recolha de ovos e espermatozoides no ouriço-do-mar e observar depois as suas colheitas ao microscópio, numa simples gota de água, com o material vivo. Seguidamente, irão ver diretamente ao microscópio o fenómeno da fertilização, em que se seguirão os seguintes passos:
- Reconhecimento de óvulos não fertilizados;
- Adição de uma gotícula de sémen à água do mar contendo esses ovos;
- Observação da chegada dos espermatozoides à área da gota onde se encontram os ovos;
- Reconhecimento da ligação do espermatozoide à membrana plasmática do ovo;
- Observação da formação da membrana de fertilização em torno do ovo fertilizado e estimativa do tempo decorrido entre o passo anterior e este.
Os alunos irão também observar diversos estádios de desenvolvimento embrionário resultantes de previamente ovos fertilizados que ilustraram os seguintes passos:
- Formação da mórula;
- Cavitação da mórula;
- Formação da blástula;
- Início da invaginação do arquêntero;
- Formação da gástrula
- Início do movimento independente da blástula;
- Finalização da formação do arquêntero;
- Formação da larva pluteus.
CLONAGEM DE GENES: INTRODUÇÃO A TÉCNICAS BÁSICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR
Professor Responsável – Professor Doutor Stephane Besson
Descrição: Numa sessão de duas horas, os alunos irão cultivar, transformar culturas de bactérias de Escherichia coli com o plasmídeo pGlo® e analisar transformações anteriores realizadas nos diferentes meios de cultura utilizados. Com estas demonstrações pretendemos que os alunos estejam expostos a importantes conceitos de biologia molecular tais como:
- Organização genética de procariotas;
- Crescimento e seleção de estirpes bacterianas;
- Replicação, transcrição e tradução;
- Regulação da transcrição;
- Estirpes hospedeiras e marcas de seleção;
- Vetores de clonagem;
- Bases de dados genómicas;
- Polymerase Chain Reaction, PCR;
- Enzimas de Restrição;
- Transformação de E. coli HB101 com o plasmídeo pGlo®.
Pretende-se que estes conceitos sejam úteis para a compreensão do procedimento experimental e para a respetiva análise dos resultados, servindo para o desenvolvimento de pensamento crítico e criativo em biologia.
PSICOLOGIA
Professor Responsável – Professor Doutor Pedro Gamito
Descrição: Os laboratórios da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da ULHT têm produzido vários estudos na área da Realidade Virtual, com o enfoque no desenvolvimento de cenários virtuais para o tratamento de perturbações ansiosas (fobias) e para a reabilitação cognitiva de doentes com deterioração cognitiva resultantes do consumo abusivo de substâncias, de traumatismo crânio-encefálico e de AVC. A avaliação dos resultados da intervenção contempla, muitas vezes, a utilização de medidas psicofisiológicas (batimento cardíaco, por exemplo) e de rastreio cognitivo (eye tracker) Durante a visita, os alunos poderão imergir em alguns dos mundos virtuais, e contactar com algumas opções criadas para intervenção e avaliação clínica."
O MEU PRIMEIRO SITE
Professor Responsável – Professor Doutor Pedro Alves
Nesta atividade os alunos começam por perceber o que faz um informático e a importância do seu trabalho em diversas áreas da sociedade. A parte restante da aula será focada numa dessas áreas: a programação Web. Os alunos vão aprender a linguagem com que são construídos os sites e "meter as mãos na massa", desenhando e desenvolvendo a sua primeira página Web, que ficará disponível após a aula, para mostraram aos amigos e família.
Duração da sessão: 3 horas
Notas:
- A atividade Psicologia só é realizada às Quartas-feiras;
- A atividade Desenvolvimento Embrionário do Ouriço-do-mar só é realizada no mês de maio;
- A atividade O Meu Primeiro Site só é realizada às Terças e Quintas-feiras e tem a duração de 3 horas.