Criar Saberes
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Criar Saberes (Lisboa)

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Química na Saúde e no Ambiente

Professora Responsável - Professora Doutora Adília Charmier

Descrição: pretende-se com esta ação iniciar os jovens em atividades laboratoriais, de natureza científica. A síntese do BIODIESEL, a partir de óleos usados, permitirá equacionar algumas questões ambientais da bioenergia, as suas limitações e impacto no futuro.

  • Produção de BIODIESEL.

Produção de Cerveja

Professora Responsável – Professora Doutora Adília Charmier

Descrição: A produção de cerveja iniciou-se por volta de 8000 A.C., difundindo-se, na Antiguidade, entre os povos da Suméria, Babilónia e Egito. A bebida foi também produzida por gregos e romanos durante o apogeu dessas civilizações. A cerveja foi desenvolvida paralelamente aos processos de fermentação de cereais e difundiu-se com as culturas de milho, centeio e cevada nas antigas sociedades. Com cooperação da Microbiologia Industrial, verificou-se que a partir do laboratório é também possível confecionar os vários tipos de cerveja que existem hoje em dia no mercado. Com esta atividade pretende-se que os alunos fabriquem no laboratório a sua própria cerveja, efetuando os processos de: Brassagem; Fermentação; Guarda e Filtração. No final também decorrerá a prova das amostras realizadas pelos alunos.

Microbiologia dos Alimentos

Professora Responsável – Professora Doutora Elisabete Maurício

Descrição: Os micróbios fazem parte do dia a dia do homem. Estão presentes em toda a parte, estão no ar, no solo, na água, nos alimentos, uns visíveis e outros nem por isso. Pretende-se que os alunos experimentem algumas das técnicas básicas de um laboratório de microbiologia e as suas aplicações, levando os alunos a aprender como se isolam, como se cultivam e como se identificam vários tipos de microrganismos obtidos de várias amostras e a conhecer um pouco mais os microrganismos que nos rodeiam.

  • Análise microbiológica de iogurte e kefir: Coloração gram e observação microscópica.

Genética/Biologia Molecular

Professora Responsável - Professora Doutora Susana Santos

Descrição: Com esta atividade, pretende-se que os alunos se familiarizem com as técnicas básicas de cultura e manuseio de bactérias na área da genética, que efetuem o processo de transformação de bactérias com um ADN plasmídico e que observem o resultado da expressão de uma proteína recombinante fluorescente (GFP). Os alunos poderão ainda familiarizar-se com o processo de hidrólise de ADN, de eletroforese em gel de agarose e de identificação de padrões de restrição do ADN. Em suma, com a técnica de “DNA fingerprinting” e a sua utilização nas mais diversas áreas da biologia e biotecnologia.

  • DNA fingerprinting - Onde está o criminoso?

Desenvolvimento Embrionário no Pinto: A Organização Básica dos Vertebrados

Professor Responsável – Professor Doutor Stephane Besson

Numa sessão de duas horas, os alunos assistirão à abertura de ovos fertilizados de galinha em diferentes fases de desenvolvimento, observando o método de isolamento do embrião a partir da gema do ovo. As imagens destes embriões vivos, depois de dispostos em caixas de Petri para melhor visualização, serão projetadas num monitor de alta resolução, de forma a todos os presentes poderem distinguir os seguintes fenómenos:

  1. Diferenciação do coração;
  2. Início do batimento cardíaco;
  3. Sistema de circulação do sangue através das membranas circundantes;
  4. Início do desenvolvimento cerebral;
  5. Diferenciação e crescimento dos três compartimentos do encéfalo embrionário;
  6. Início e desenvolvimento da segmentação da mesoderme em sómitos.

Serão também demonstrados exemplos de análise de dados recolhidos nas experiências e de pensamento crítico e criativo em biologia.

Desenvolvimento Embrionário do Ouriço-do-Mar: A Fertilização e os Primeiros Ciclos Celulares

Professor Responsável – Professor Doutor Stephane Besson

Numa sessão de duas horas, os alunos poderão observar e praticar eles próprios o método de recolha de ovos e espermatozoides no ouriço-do-mar e observar depois as suas colheitas ao microscópio, numa simples gota de água, com o material vivo. Seguidamente, irão ver diretamente ao microscópio o fenómeno da fertilização, em que se seguirão os seguintes passos:

  1. Reconhecimento de óvulos não fertilizados;
  2. Adição de uma gotícula de sémen à água do mar contendo esses ovos;
  3. Observação da chegada dos espermatozoides à área da gota onde se encontram os ovos;
  4. Reconhecimento da ligação do espermatozoide à membrana plasmática do ovo;
  5. Observação da formação da membrana de fertilização em torno do ovo fertilizado e estimativa do tempo decorrido entre o passo anterior e este.

Os alunos irão também observar diversos estádios de desenvolvimento embrionário resultantes de previamente ovos fertilizados que ilustraram os seguintes passos:

  1. Formação da mórula;
  2. Cavitação da mórula;
  3. Formação da blástula;
  4. Início da invaginação do arquêntero;
  5. Formação da gástrula
  6. Início do movimento independente da blástula;
  7. Finalização da formação do arquêntero;
  8. Formação da larva pluteus.

Clonagem de Genes: Introdução a Técnicas Básicas de Biologia Molecular

Professor Responsável – Professor Doutor Stephane Besson

Descrição: Numa sessão de duas horas, os alunos irão cultivar, transformar culturas de bactérias de Escherichia coli com o plasmídeo pGlo® e analisar transformações anteriores realizadas nos diferentes meios de cultura utilizados.

Com estas demonstrações pretendemos que os alunos estejam expostos a importantes conceitos de biologia molecular tais como:

  • Organização genética de procariotas;
  • Crescimento e seleção de estirpes bacterianas;
  • Replicação, transcrição e tradução;
  • Regulação da transcrição;
  • Estirpes hospedeiras e marcas de seleção;
  • Vetores de clonagem;
  • Bases de dados genómicas;
  • Polymerase Chain Reaction, PCR;
  • Enzimas de Restrição;
  • Transformação de E. coli HB101

Pretende-se que estes conceitos sejam úteis para a compreensão do procedimentoexperimental e para a respetiva análise dos resultados, servindo para o desenvolvimento de pensamento crítico e criativo em biologia.

Psicologia - só às Quartas-Feiras

Professor Responsável – Professor Doutor Pedro Gamito

Descrição: Os laboratórios da Escola de Psicologia e Ciências da Vida da ULHT têm produzido vários estudos na área da Realidade Virtual, com o enfoque no desenvolvimento de cenários virtuais para o tratamento de perturbações ansiosas (fobias) e para a reabilitação cognitiva de doentes com deterioração cognitiva resultantes do consumo abusivo de substâncias, de traumatismo crânio-encefálico e de AVC. A avaliação dos resultados da intervenção contempla, muitas vezes, a utilização de medidas psicofisiológicas (batimento cardíaco, por exemplo) e de rastreio cognitivo (eye tracker).  Durante a visita, os alunos poderão imergir em alguns dos mundos virtuais, e contactar com algumas opções criadas para intervenção e avaliação clínica."

O Meu Primeiro Site - às Terças-Feiras e Quintas-Feiras

Professor Responsável – Lúcio Studer Ferreira

Nesta atividade os alunos começam por perceber o que faz um informático e a importância do seu trabalho em diversas áreas da sociedade. A parte restante da aula será focada numa dessas áreas: a programação Web. Os alunos vão aprender a linguagem com que são construídos os sites e "meter as mãos na massa", desenhando e desenvolvendo a sua primeira página Web, que ficará disponível após a aula, para mostraram aos amigos e família.
Duração da sessão: 3 horas

Calendário

Outubro a Fevereiro – Segundas, Quartas e Sextas-feiras.
Março a Maio – Segundas, Quintas e Sextas-feiras.

Notas

* A atividade Psicologia realiza-se às Quartas-feiras;
** A atividade Desenvolvimento Embrionário do Ouriço-do-mar só é realizada no
mês de maio;
*** A atividade O Meu Primeiro Site realiza-se às Terças e Quintas-feiras.

Horário

Duas sessões diárias:

  • 1ª Sessão – 14h30 às 16h30
  • 2º Sessão – 16H00 às 18h30

*** Esta atividade tem a duração de 3 horas e inicia às 14h30.


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