Docente
António Neves Duarte Teodoro
Resume
António Teodoro is Professor of Sociology of Education and Comparative Education in Lusofona University, at Lisbon, and Director of the Interdisciplinary Research Centre for Education and Development (CeiED), and Director of Institute of Education. In 1974, it was one of the young militaries that put an end to one of the dictatorships that shamed Europe, thus allowing the democratization of Portugal and the independence of its African colonies. Simultaneously, he actively participated in the democratization of education, first as Chief-Inspector of Primary Education, then as leader (and co-founder) of the largest teachers¿ union for nearly two decades. In this capacity, Teodoro was one of the crucial pillars in the construction of the consensus (albeit constructed on the basis of a salutary conflict of projects) existing in the Portuguese society regarding the democratic values of the public school, teachers¿ role and the autonomy of schools and universities, the importance of science for the country¿s development. In the 1990s, he collaborated with the Office of the then Prime Minister, António Guterres (the current UN General-Secretahttps://scholar.google.com.br/citations?user=vjAgKKsAAAAJ&hl=pt-PTry), contributing to a project placing Education, Training, Culture and Science at the centre of the processes of European development, resulted in the formulation of the so-called 2000 Lisbon Strategy. Expert invited to the Eurydice study The Teaching Profession in Europe: Profile, trends and concerns (2000-2003). As university lecturer and researcher, Teodoro has led major research projects, both at national level as well, especially, the international level, which has enabled him to build a vast and qualified network of European and Latin-American researchers on education policies, the RIAIPE Network. Currently, Teodoro is member of the Executive Committee of World Council of Comparative Education Societies (WCCES) and Chair of the Portuguese Society of Comparative Education (SPCE-SEC). Founder-Editor of Revista Lusófona de Educação (Lusophone Journal of Education), and member of Scientific Council of dozen of journals in Portugal, Argentina, Brazil, Chile, Czech Republic, France, Greece, Spain, and US (e.g. American Educational Research Journal). Expert invited of INSERM, France, and evaluator of Narodowe Centrum Nauki (National Science Centre), Polónia, Comissión Nacional de Investigacón Científica y Tecnológica (CONICYT), Chile, and Agencia Nacional de Promoción Científica y Tecnológica, Argentina. Author and co-author of more than 250 indicators of scientific production (articles, books, and chapters), published in Portuguese, English, Spanish, and French. Research Impact: H index 27; i10 index 54. Citation 3453. Available at https://scholar.google.com.br/citations?uservjAgKKsAAAAJ=&hl=pt-PT&user=vjAgKKsAAAAJ, Consulted at 03/03/2022.
Graus
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LicenciaturaTeacher of Physical Education / Professores de Educação Física
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MestradoEducation Sciences, Specialisation in Education and Development / Ciências da Educação, Especialização em Educação e Desenvolvimento
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OutrosProgramme de Chercheurs Invités
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OutrosHistória
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Título de AgregadoEducation Sciences. Comparative Education
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DoutoramentoPhD Education Sciences / Doutoramento em Ciências da Educação
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DoutoramentoCiências da Educação
Publicações
Book review
- Um Cidadão do Mundo
Conference paper
- Reforma educativa ou a procura de uma outra estratégia de mudança, II Conferência Internacional de Sociologia da Educação
- Por um desenvolvimento autónomo da Universidade Portuguesa, A Universidade Portuguesa em debate. Seminário sobre Problemas do Ensino Superior
- No fio da navalha: as tecnologias políticas de reforma e a luta pela fabricação da alma dos professores, V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar
- Impasses e novos desafios na formação de professores, Fórum Impasses e Novos Desafios Na Formação de Professores
- Globalização e Educação: evidências e possibilidades, 9ª Edição dos Encontros de Basto
- Formação contínua dos professores: dos conceitos à prática, ou a necessidade de repensar os modelos dominantes de formação, 1º Encontro de Educação e Cultura do Concelho de Oeiras.
- Educação, democracia e cidadania. Cinco tópicos para um debate sobre inovação e mudança na escola, IV Congresso Nacional de Educação Física
- Educação e Desenvolvimento: prioridades para uma política de desenvolvimento e democratização da educação em Portugal, Seminário Evolução Recente e Perspectivas de Transformação da Economia Portuguesa
- Educação e Desenvolvimento: a implementação da Lei de Bases do Sistema Educativo, questão central de uma política de modernização e desenvolvimento da sociedade portuguesa, Seminário Emprego, Modernização, Desenvolvimento: que soluções?
- Cidadania e Políticas Educativas, Conferência Ibérica Educação para a Cidadania
- A Emergência da Prioridade Educativa no Discurso Político dos Anos 80, 2º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
- A Educação Comparada para além dos números : contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais
Book chapter
- 2022, Teaching National Languages as an Instrument of inclusion and Unification in Angola , Brill
- 2022, Introduction: A success story? Critical perspectives on PISA as a means of global governance, Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance, Routledge
- 2022, Introduction. A success story? Critical perspectives on PISA as a means of global governance, Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance, Routledge
- 2022, Conclusion. Limitations and risks of an OECD global governance project, Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance, Routledge
- 2022, European and Latin American researchers between mirrors. The internationalization of higher education for social cohesion and equity, A Framework for Critical Transnational Research Advancing Plurilingual, Intercultural, and Inter-epistemic. Collaboration in the Academy, 1, 1, Routledge
- 2021, Paulo Freire Hoje. Itinerários do Pensamento de Paulo Freire na Educação do Século XXI. , Paulo Freire. Vozes do Brasil e de Portugal., 1, Editora Fibra / Edições Brasil / Editora Brasília
- 2020, Prefácio, Identidades, Paco Editorial
- 2020, Las “dos culturas” en la Educación Comparada: ¿Un diálogo (im)posible? , Educación comparada. Tendencias teóricas y empíricas internacionales y nacionales , Plaza y Valdés Editores, S. A. de C. V.
- 2020, A OCDE e o sonho de uma governação mundial da educação. Pressupostos e análise crítica , Transferencia, transnacionalización y transformación de las políticas educativas (1945-2018), FahrenHouse
- 2019, Teaching Comparative Education in Portugal, Encyclopedia of Teacher Education, Springer Singapore
- 2018, Introdução. Percursos de investigação, entre a austeridade e a incerteza , Edições Universitárias Lusófonas
- 2018, Introduction. Research paths between austerity and uncertainty, Beyond Mirrors: research pathways (CeiED 2013-2017), Edições Universitárias Lusófonas
- 2016, Rankings universitários: entre a regulação do mercado e a difusão de modelos organizacionais – o caso brasileiro. In A. Del Vecchio & E. Santos (Orgs.). Educação Superior no Brasil: modelos e missões institucionais (pp. 33-56). S. Paulo: BT Acadêmica. ISBN: 978-85-9485-013-3, Educação Superior no Brasil: modelos e missões , BT Académica
- 2016, La construcción política de la educación en el Escenario Europeo, Educación Comparada. La dialéctica de lo global y lo local, 1, 1, Tirant Humanidades
- 2016, La construcción política de la educación en el Escenario Europeo , Educación Comparada. La dialéctica de lo global y lo local , Tirant Humanidades
- 2015, A Educação como Frente de Luta. Recortes sobre um Programa de Democratização da Escola Básica em Portugal (1974-1976)., Educação, História e Políticas. Tributo a Rogério Fernandes, Edições Piaget
- 2014, Social and Cognitive Justice: The Social Relevance of the Higher Education in Latin America, International Handbook of Educational Leadership and Social (In)Justice, 29, Springer Netherlands
- 2014, Introduction, European and Latin American Higher Education Between Mirrors. Conceptual Frameworks and Policies of Equity and Social Cohesion, 1, Sense Publishers
- 2014, Institutional Networks in Latin America. Building New Paths in Academic Cooperation, European and Latin American Higher Education Between Mirrors: Conceptual Frameworks and Policies of Equity and Social Cohesion, Sense Publishers
- 2014, Conclusion, European and Latin American Higher Education Between Mirrors: Conceptual Frameworks and Policies of Equity and Social Cohesion, Sense Publishers
- 2014, Apresentação, Sumando voces. Ensayos sobre Educación Superior en términos de igualdad e inclusión social, Mino y Dávila
- 2013, The role of the academicians' networks in the exercise of leadership for fight the social injustice: An institutional challenge. In I. Bogotch & C. Shields (Eds.). International Handbook of Social [In]Justice and Educational Leadership. (Chapter 42). New York, London & Frankfurt: Springer., International Handbook of Educational Leadership and Social (In)Justice, 2, 1, Springer International Handbooks of Education 29
- 2013, The Political Construction of European Education Space, Comparative Education. The Dialectic of the Global and the Local, 4, Rowman & Littlefield
- 2013, Políticas Educativas o la Transdisciplinaridad de un Campo de Estudio. , Epistemologías de Política Educativa. Posicionamientos, perspectivas y enfoques, Mercado de Letras
- 2013, Espaços, identidades e culturas na América Latina: alternativas epistémicas para um outro mundo possível. , Interculturalid y Educación Superior. Desafios de la diversidad para un cambio educativo, 1, Editorial Biblos
- 2013, Associativismo, sindicalismo e identidade(s) docente(s): algumas particularidades do percurso português., Associativismo e sindicalismo em educação: teoria, história e movimentos , Paralelo 15
- 2012, Os novos modos de regulação transnacional das políticas de educação: a regulação pelos resultados e o papel das comparações internacionais. , Organizações internacionais e modos de regulação das políticas de educação. Indicadores e comparações internacionais, 1, 1, Liber Livro
- 2011, Reforma do ensino superior e implantação do processo de Bolonha em Portugal. Mudanças e encruzilhadas. In B. L. Ramalho, J. Beltran Llavador, M. E. P. Carvalho & A. V. S. Diniz (Eds.) Reformas Educativas, Educación Superior y Globalización en Brasil, Portugal y España (pp. 97 - 131. Valencia: Germania., Reformas Educativas, Educación Superior y Globalización en Brasil, Portugal y España, Germania
- 2011, Between equity and excellence: challenges for secondary education policies, Portugal in the Era of the Knowledge Society, Edições Universitárias Lusófonas
- 2011, Alma e corpo - ética deontológica da profissão docente, um constructo identitário, Formação e Profissão Docente, Junqueira & Marin Editores
- 2011, A modernização das Universidades portuguesas nos anos 1970 e a influência inglesa. Anotações para um programa de pesquisa. In J. M. Hernandez Díaz (Ed.) Influencia Inglesa en la Educación Española e Iberoamericana (1810-2010) (pp. 85 - 87). Salamanca: Centro de Educación, Universidad de Salamanca., Influencia Inglesa en la Educación Española e Iberoamericana (1810-2010) , Centro de Educación, Universidad de Salamanca.
- 2011, A modernização das Universidades portuguesas nos anos 1970 e a influência inglesa. Anotações para um programa de pesquisa, Influencia Inglesa en la Educación Española e Iberoamericana (1810-2010), Centro de Educación, Universidad de Salamanca
- 2011, A educação e o Movimento Sem-Terra, ou como o povo (re)aprende e (re)constrói a escola, Movimentos Sociais e Educação de Adultos na Ibero-América. Lutas e desafios, 1, Liber Livro
- 2011, "A fortuna é de quem a agarrar". A rede iberoamericana de investigação em políticas de educação (RIAIPE) e as perspectivas de trabalho futuro, Miradas en Movimiento. Textos y Contextos de Políticas de Educación, Germania
- 2010, Neoliberalismo, globalização hegemônica e internacionalização da educação superior, Teorias e Politicas em Educação, Xamã
- 2010, Do fim dos eleitos ao processo de Bolonha. As políticas de educação superior em Portugal (1970-2008), A Educação Superior no Espaço Iberamericano. Do Elitismo à Transnacionalização , 1, Edições Universitárias Lusófonas
- 2009, La reconfiguratión de las Políticas Curriculares. El caso portugués, Espejo y Reflejo. Políticas Curriculares y Evaluaciones Internacionales, 1, Germania
- 2009, Evaluaciones internacionales y políticas curriculares, Espejo y Reflejo: Políticas curriculares y Evaluaciones Internacionales, 1, Germania
- 2009, Crítica e Utopística: contributos para uma agenda política educacional cosmopolita, Globalização, Educação e Movimentos Sociais. 40 anos de Pedagogia do Oprimido, Editora Paulo Freire e Editora Esfera
- 2008, New Ways of Transnational Regulation of Educational Policies: Evidences and Possibilities, Social Justice Education for Teachers. Paulo Freire and the Possible Dream, Sense Publishers
- 2008, Globalização e reconstrução das identidades docentes: a luta pela fabricação da alma dos professores, Políticas Públicas e Conhecimento Profissional. A Educação e a Enfermagem em reestruturação, Livpsic / Legis Editora
- 2007, És possible una política de l'educació a l'esquerra? Una reflexió sobre la possibilitt i l'esperança, Paulo Freire en el temps present, Denes Editorial/Ediciones del CreC
- 2007, Es posible una política de la educación a la izquierda? Una refléxion sobre la posibilidad y la esperanza en la acción política, Paulo Freire en el tiempo presente, Denes Editorial/Ediciones del CreC
- 2007, Educação e Pensamento Contemporâneo: da construção do modelo escolar ao tesouro a descobrir, Introdução ao Pensamento Contemporâneo. Tópicos, Ensaios, Documentos, Edições Universitárias Lusófonas
- 2007, Educational Policies and the Sense of Possibility. A Contribution to Democratic Education in a Progressive Age, Critique and Utopia. New Developments in the Sociology of Education in the Twenty-First Century, Rowman & Littlefield
- 2006, É possível uma política de educação à esquerda? Uma reflexão sobre possibilidade e esperança na acção política, Paulo Freire na História do Tempo Presente, Edições Afrontamento
- 2006, Nota Introdutória. A expansão escolar no Portugal do pós-guerra: uma contextualização, Temas de Educação. Subsídios para a análise crítica da expansão escolar (no Portugal dos anos 60 e 70 do século XX), Edições Universitárias Lusófonas
- 2005, Bolonha e a reforma universitária. Dos riscos potenciais às possibilidades de mudança, O Processo de Bolonha e a Formação dos Educadores e Professores Portugueses, Profedições
- 2004, Um novo cenário: o acesso dos alunos ao conhecimento e o bem-estar dos professores, Professores. Identidades (re)construídas, Edições Universitárias Lusófonas
- 2004, Um estudo europeu sobre os professores. Atractividade, perfil e conteúdo ocupacional da profissão docente, Professores. Identidades (re)construídas , Edições Universitárias Lusófonas
- 2004, Apresentação. Um contributo para a renovação de fontes e de metodologias em História da Educação, Histórias (re)construídas. Leituras e interpretações de processos educacionais, Cortez Editora
- 2003, O Estado Novo e a Educação. As mudanças invisíveis na sociedade portuguesa do pós-guerra e a expansão educativa, A Modernização Pedagógica e a Escola para todos na Europa do Sul no Século XX , Grupo SPICAE
- 2003, Ensino superior: tendencias e desafios no caso português, Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária, Cortez Editora / Editora Mackenzie
- 2003, Educational Policies and New Ways of Governance in a Transnationazation Period, The International Handbook on the Sociology of Education. An International Assessment of New Research and Theory, Rowman & Littlefield Publishers.
- 2001, Organizações internacionais e políticas educativas nacionais: a emergência de novas formas de regulação transnacional ou uma globalização de baixa intensidade, Da Crise da Educação à “Educação” da Crise: Educação e a Transnacionalização dos Mecanismos de Regulação Social, Edições Afrontamento
- 1999, Ensino Secundário: constatações breves e três tópicos para um debate urgente, O Ensino Secundário em Portugal (Estudos), Conselho Nacional de Educação
- 1999, Crise de identidade nos papéis e na formação de professores. Quatro tópicos a partir de uma leitura sociológica, Os Professores na História, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
- 1998, Rui Grácio, Educação: memórias e testemunhos , Conselho Nacional de Educação
- 1998, O tempo dos professores? Conhecimento e poder: de uma intervenção acrescida na vida política a uma nova centralidade no processo educativo, Professor/a: uma profissão em mutação?, Fórum Educação
- 1998, O conceito de construção retórica da educação. As despesas públicas com a educação, Fazer e ensinar História da Educação, Instituto de Educação e Pedagogia/Universidade do Minho
- 1998, Educação, democracia e cidadania. Cinco tópicos para um debate sobre inovação e mudança na escola, A Educação Física em finais de século. As mudanças necessárias, Areal Editores
- 1997, Políticas educativas: um campo de estudo no cruzamento de vários campos científicos e metodológicos, Métodos e Técnicas de Investigação Científica em Educação, AFIRSE & FPCE-UL
- 1997, Políticas educativas e mudanças no campo educativo. Considerações a propósito de um debate interdisciplinar, Contributos da Investigação Científica para a Qualidade do Ensino. Actas do III Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
- 1996, Políticas educativas e mudanças no campo educativo, 1970-1990: uma análise comparativa das políticas respeitantes à formação de professores na Reforma Veiga Simão e na Lei de Bases do Sistema Educativo, Formação, Saberes Profissionais e Situações de Trabalho, AFIRSE & FPCE-UL
- 1979, Por uma formação de elevado nível científico e pedagógico, Seminário sobre Formação de Professores, Escola/Separata - Sindicato dos Professores da Grande Lisboa
- 1979, O debate irá continuar!, Seminário sobre Formação de Professores, Escola/Separata - Sindicato dos Professores da Grande Lisboa
Book
- 2022, Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance, Teodoro, António, Routledge
- 2020, Contesting the Global Development of Sustainable and Inclusive Education: Education Reform and the Challenges of Neoliberal Globalization , Teodoro, António, Routledge
- 2018, O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiED 2013-2017), Benavente, Ana; Teodoro, António; Serrão, Jacinto; Brás, José Gregório Viegas; Gonçalves, Maria Neves; Martins, Jorge; Figueira, Eduardo Álvaro do Carmo; et al, Edições Universitárias Lusófonas
- 2018, Beyond Mirrors: research pathways (CeiED 2013-2017), Costa, Carlos Smaniotto; Bovelet, Jan; Dolata, Kai; Menezes, Marluci; Moutinho, Mário Caneva; Primo, Judite Santos; Rechena, Aida; et al, Edições Universitárias Lusófonas
- 2014, Introduction, Teodoro, A.; Guilherme, M.
- 2014, European and Latin American higher education between mirrors, Teodoro, A.; Guilherme, M.
- 2014, Conclusion, Teodoro, A.; Guilherme, M.
- 2011, A educação em tempos de globalização neoliberal. Os novos modos de regulação das políticas educacionais, 1, Teodoro, António, Liber Livro
- 2010, Educação, Globalização e Neoliberalismo. Os novos modos de regulação transnacional das políticas de educação., 1, Teodoro, António, Edições Universitárias Lusófonas
- 2006, Professores, para quê? Mudanças e desafios na profissão docente, 1, Teodoro, António, Profedições
- 2004, Globalització i Educació. Polítiques educatives i noves formes de govern, 1, Teodoro, António, Ediciones del Crec
- 2003, Globalização e Educação. Políticas educacionais e novos modos de governação, 1, Teodoro, António, Cortez Editora
- 2003, Globalização e Educação. Políticas Educacionais e Novos Modos de Governação, 1, Teodoro, António, Edições Afrontamento
- 2002, As Políticas de Educação em discurso directo (1955-1995), 1, Teodoro, António, Instituto de Inovação Educacional
- 2001, A Construção Política da Educação. Estado, Mudança Social e Políticas Educativas no Portugal Contemporâneo, 1, Teodoro, António, Edições Afrontamento
- 1997, Poder e Participação em Educação, 1, Teodoro, António, Edições Universitárias Lusófonas
- 1994, Política Educativa em Portugal. Educação, Desenvolvimento e Participação Política dos Professores, 1, Teodoro, António, Bertrand Editora
- 1994, A Carreira Docente. Formação, Avaliação, Progressão, 1, Teodoro, António, Texto Editora
- 1990, Os Professores. Situação Profissional e Carreira Docente, 1, Teodoro, António, Texto Editora
- 1984, Guia Prático do Sistema Educativo, 1, Teodoro, António; Fernandes, Graça; Teodoro, Vítor Duarte, Plátano Editora
- 1982, O Sistema Educativo Português. Situação e perspectivas, 1, Teodoro, António, Livros Horizonte
- 1978, A Revolução Portuguesa e a Educação, 1, Teodoro, António, Editorial Caminho
- 1977, Sobre as Qualificações escolares e profissionais dos trabalhadores portugueses, 1, Teodoro, António, Seara Nova
- 1976, Perspectiva do Ensino em Portugal, 1, Teodoro, António, Cadernos O Professor
- 1974, Professores: que vencimentos?, 1, Teodoro, António, Autor/ Revista O Professor
Journal article
- 2021-06-30, The OECD again: legitimization of a new vocationalism in the educational policies in Portugal (1979–1993), Paedagogica Historica
- 2020, PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: Uma análise comparativa: PISA, TIMSS and PIRLS in Portugal: A comparative analysis
- 2019-09-30, A Sociologia da Educação em Portugal. Do conhecimento das realidades a discursos paralelos, Revista de Sociología de la Educación-RASE
- 2019-04-29, The end of isolationism: examining the OECD influence in Portuguese education policies, 1955–1974, Paedagogica Historica
- 2019-02-22, Critical Discourse Analysis: Between Educational Sciences and Journalism, Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science
- 2019, Editorial
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- 2019, Editorial
- 2019, Apresentação
- 2018-09-01, University rankings: between market regulation and the diffusion of organizational models. The Brazilian case, Revista LUsófona de Educação
- 2018, Educação e Poder: como se escolhe um Ministro? Apontamentos para a História da Educação em Portugal (1955-1976), Investigar em Educação
- 2017-08-24, A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE MUDANÇA NA AMÉRICA LATINA E NA EUROPA: ANOTAÇÕES PARA UMA AGENDA ALTERNATIVA, Laplage em Revista
- 2017, Vers l'analyse des résistances aux normes éducatives issues de la globalisation, Education et sociétés
- 2017, Medir la educación:perspectivas desde la crítica sociológica, RASE:Revista de la Asociación de Sociología de laEducación
- 2017, La medida de la calidad educativa: acerca de los rankings universitarios, RASE:Revista de la Asociación de Sociología de laEducación
- 2017, A educação superior em tempos de mudança na América Latina e na Europa: anotações para uma agenda alternativa
- 2017, A educação superior em tempos de mudança na América Latina e na Europa: anotações para uma agenda alternativa
- 2016, Governando por números: os grandes inquéritos estatísticos internacionais e a construção de uma agenda global nas políticas de educação. Em Aberto, 29(96), 41-52. Disponível em, Em Aberto
- 2016, Governando por números: os grandes inquéritos estatísticos internacionais e a construção de uma agenda global nas políticas de educação
- 2016, European and Latin American Higher Education Between Mirrors : Designing possible futures
- 2016, Editorial, Revista Lusofona de Educacao
- 2016, A reconfiguração da gestão da coisa pública face à emergência de processos participativos centrados no cidadão: o caso do orçamento participativo de Palmela
- 2016, A reconfiguração da gestão da coisa pública face à emergência de processos participativos centrados no cidadão: O caso do orçamento participativo de Palmela, Educação, Sociedade & Culturas
- 2016, A construção da educação mundial ou o lugar da Educação Comparada no estudo das políticas (e práticas) de educação, Revista Brasileira de Pós-Graduação
- 2016, A construção da educação mundial ou o lugar da Educação Comparada no estudo das políticas (e práticas) de educação
- 2015, European and Latin American higher education between mirrors. Designing possible futures | Enseignement supérieur Européen et latin-américain entre miroirs. La conception de futurs possible | Ensino superior Europeu e latino-americano entre espelhos. Projetar futuros possíveis | Educación superior en Europa y en América latina entre espejos. Diseño de futuros posibles, Revista Lusofona de Educacao
- 2015, European and Latin American higher education between mirrors. Designing possible futures , Revista Lusofona de Educacao
- 2015, A universidade no século XXI. Desenhando futuros possíveis, Universidades
- 2014, The evolution of the Technical Drawing and the division of the industrial labor, in the global core and periphery | L’évolution du Dessin Technique et de la division du travail industriel: Entre le centre et la périphérie dans le monde | Evolução do Desenho Técnico e a divisão do trabalho industrial: Entre o centro e a periferia mundial, Revista Lusofona de Educacao
- 2014, Evolução do Desenho Técnico e a divisão do trabalho industrial: entre o centro e a periferia mundial, Revista Lusófona de Educação
- 2014, Evolução do Desenho Técnico e a divisão do trabalho industrial: entre o centro e a periferia mundial
- 2014, Critique et utopie, ou une pédagogie de la possibilité dans la construction de politiques d¿éducation démocratiques
- 2014, Critique et utopie, ou une pédagogie de la possibilité dans la construction de politiques d?éducation démocratiques, Revista Lusófona de Educação
- 2014, Critique and utopia, or a pedagogy of possibility in the building of democratic educational policies | Critique et utopie, ou une pédagogie de la possibilité dans la construction de politiques d'éducation démocratiques, Revista Lusofona de Educacao
- 2014, A Educação Superior na Europa e América Latina. Propostas para uma Universidade cidadã no século XXI, Revista Argentina de Educación Superior (RAES)
- 2013, Educação Superior e Inclusão. Tendências e desafios no século XXI, Revista Temas em Educação
- 2012, Redes institucionais na América Latina: construindo as Ciências Sociais e a Educação, Revista Lusófona de Educação
- 2012, Políticas de formação docente na Bahia: Uma análise a partir de pressupostos da teoria social de Habermas. , Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 3(3), 65-85.
- 2012, Editorial
- 2011, ‘A fortuna é de que a agarrar’. A Rede Iberamericana de Investigação em Políticas de Educação, Revista de la Associacion de Sociologia de la Educación
- 2011, RIAIPE3 - Programa Marco Interuniversitário para uma Política de Equidade e Coesão Social na Educação Superior, Revista Lusófona de Educação
- 2011, Programa Marco Interuniversitário para uma Política de Equidade e Coesão Social na Educação Superior, RIAIPE 3, RAES, Revista Argentina de Educação Superior
- 2011, Contemporary Themes in the Sociology of Education. International Journal of Contemporary Sociology, International Journal of Contemporary Sociology
- 2011, A "nova classe média" e o mandato atribuído à escola: Um olhar sobre artigos de opinião publicados na imprensa portuguesa, Educação, Sociedade & Culturas
- 2010, Educando para a Liberdade. A natureza da educação carcerária e a (re)socialização de presidiários, Educação, Sociedade & Culturas
- 2010, Do fim dos eleitos ao processo de bolonha: as políticas de educação superior em portugal (1970-2008)/ From the end of the elected to the bologna process: the higher education policy in portugal (1970-2008).
- 2010, Do fim dos eleitos ao processo de Bolonha: as políticas de educação superior em Portugal (1970-2008), Ensino em Re-Vista-.
- 2010, Curriculum policy in Portugal (1995-2007): global agendas and regional and national reconfigurations, Journal of Curriculum Studies
- 2010, A morte de Rogério Fernandes: a perda de um Investigador, de um Professor e de um Amigo, Revista Lusófona de Educação
- 2009, O diálogo na construção das identidades docentes: Significados e caminhos para a construção de uma escola instituinte, Revista Brasileira de Formação de Professores
- 2009, De menina a mestra: memórias do curso de formação feminina
- 2009, A “lenda” ou história da borboleta: os movimentos sociais e a educação – o caso do movimento dos trabalhadores rurais sem terra e a educação do campo
- 2009, A "lenda" ou história da borboleta: os movimentos sociais e a educação - o caso do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra e a educação do campo, EccoS Revista Científica
- 2009, A "Lenda" ou História da Borboleta: Os Movimentos Sociais e a Educação - o caso do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e a Educação do Campo, EccoS. REvista Científica
- 2008, Education in Times of Globalisation: Modernization and Hybridism in the Educational Policies in Portugal, International Journal of Contemporary Sociology
- 2008, Editorial
- 2008, A política educativa da União Europeia. O processo de unionização no contexto de globalização. Revista Iberoamericana de Educación, 48, 93-110., Revista Iberoamericana de Educación
- 2007, Procurando indicadores de educação inclusiva: as práticas dos professores de apoio educativo
- 2007, Nouvelles modalités de régulation transnationale des politiques éducatives., Carrefours de léducation
- 2007, Nouvelles modalités de régulation transnationale des politiques éducatives. Évidences et possibilités, Carrefours de l'Éducation
- 2007, Educational Policies and New Forms of Transnational Regulation. Evidences and possibilities | Nouvelles modalités de régulation transnationale des politiques éducatives. Évidences et possibilités, Carrefours de l'Education
- 2007, Editorial, Revista Lusófona de Educação
- 2007, Editorial, Revista Lusófona de Educação
- 2007, A Educação em tempos de Globalização. Modernização e hibridismo nas políticas educativas em Portugal
- 2006, Editorial, Revista Lusófona de Educação
- 2006, Editorial, Revista Lusófona de Educação
- 2006, Da integração à inclusão escolar: cruzando perspectivas e conceitos
- 2006, A reforma universitária: dos riscos às possibilidades, Janus - Anuário de Relações Exteriores
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- 2005-01-01, Mandato e legitimação nas políticas para a educas, REVISTA PERSPECTIVA
- 2005, Editorial, Revista Lusófona de Educação
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- 2004, Um olhar sobre o Brasil: Desafios na Educação, Fênix. Revista Pernambucana de Educação Popular e de Educação de Adultos
- 2004, Mobilização educativa em tempos de crise revolucionária. Periferia e centro no processo de democratização das escolas (1974-1976), Revista Portuguesa de Educação
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- 2013, Editorial
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Translation
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