Docente
Carla Cristina Marques Galego
Resume
Carla Cristina Marques Galego is Sociologist with master and PhD in Education. She is Professor of Sociology of Education, Comparative Education, Educational Policies and Research Methodologies at Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias , is also co-Diretor of Comparative and Internacional Education Master and co-coordinator of the Oficina CeiED | Reflexão e Produção Académica, whose objective is to support PhD students in Education during the development of their research projects. She has participated in several international projects, such as "TO INN - From tradition to innovation in teacher training institutions", Erasmus + project reference number: 573685-EPP-1-2016-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP. She is also part of the project team "A success story? Portugal and PISA (2000-2015)", funded by FCT - PTDC / CED-EDG / 30084/2017. It currently integrates two international research networks: GT CLACSO - University and Higher Education Policies and, GIEPES - Group of Studies and Research in Higher Education. She is a member of the Comparative Education Section of the SPCE (Portugal), the Comparative and International Education Society (CIES) and the International Sociological Associatian (ISA). She was the Technical Director of the polling center, Sonda Lusófona (2002-2004).
Graus
-
LicenciaturaSociologia
-
MestradoCiências da Educação
-
DoutoramentoEducação
-
OutrosFormação Pedagógica Inicial de Formadores
Publicações
Artigo em conferência
- Academic Profession in the EHEA context: academic freedom and production of knowledge in Portugal and Spain, CONSORTIUM OF HIGHER EDUCATION RESEARCHERS
- A europeização da educação superior e a construção do espaço europeu de educação superior: contexto, percurso e mecanismos, XIV CONGRESO NACIONAL Y I IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN COMPARADA Educación, Supranacionalidad y Ciudadanía. Educación de ciudadanos en contextos supranacionales: aportaciones desde la Educación Comparada
- 2021-07, PROMOTING SKILLS THROUGH MOTHER LANGUAGE TEACHING: A COMPARATIVE CURRICULAR ANALYSIS OF SKILLS DEVELOPMENT MODELS IN SECONDARY SCHOOL IN SIX COUNTRIES
- 2021-07, HOW CAN MOTHER LANGUAGE TEACHING CONTRIBUTE TO THE DEVELOPMENT OF 21ST CENTURY SKILLS?
- 2018-01-31, As representações sociais emergentes nas narrativas de professores universitários: um modelo de intervenção na educação superior privada, II Conferência Internacional de Educação Comparada
Artigo em revista
- 2023-01-07, Teaching and Learning Research Methodologies in Education: A Systematic Literature Review, Education Sciences
- 2016-05-07, Políticas educativas e ensino superior análise da internacionalização no contexto de trabalho da profissão acadêmica em Portugal, Revista Internacional de Educação Superior
- 2016, Políticas Educativas e Ensino Superior: análise da internacionalização no contexto de trabalho da profissão académica em Portugal, RIESup - Revista Internacional de Ensino Superior
- 2016, 1ª Conferência SPCE-SEC A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais (Reseña), Revista Latinoamericana de Educación Comparada, 9, pp. 104-107.
- 2010, Do fim dos eleitos ao processo de bolonha: as políticas de educação superior em portugal (1970-2008)/ From the end of the elected to the bologna process: the higher education policy in portugal (1970-2008).
- 2010, Do Fim dos Eleitos ao Processo de Bolonha: As Políticas de Educação Superior em Portugal (1970-2008), Ensino Em-Revista
- 2010, Do Fim dos Eleitos ao Processo de Bolonha: As Políticas de Educação Superior em Portugal (1970-2008), Ensino Em-Revista
- 2010, Do Fim dos Eleitos ao Processo de Bolonha: AS Políticas de Educação Superior em Portugal (1970-2008), Ensino Em-Revista
- 2005, Emancipação, ruptura e inovação: o “focus group” como instrumento de investigação., Revista Lusófona de Educação
- 2005, Emancipação, ruptura e inovação: o “focus group” como instrumento de investigação, Revista Lusófona de Educação
- 2005, Emancipação, ruptura e inovação : o "focus group" como instrumento de investigação
- 2001, Identidades Culturais Infantis: análise de um projecto educativo em contexto local, Revista Cultural Anais de Almada
- 2001, Identidades Culturais Infantis: análise de um projecto educativo em contexto local, Revista Cultural Anais de Almada
- 2001, Identidades Culturais Infantis: análise de um projecto educativo em contexto local, Anais de Almada
Capítulo de livro
- 2019, Teaching Comparative Education in Portugal, Encyclopedia of Teacher Education, Springer Singapore
- 2019, 4. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Dimensión social. Datos sociodemográficos, datos universitarios, ámbito motivacional, vida y participación académica y social de los estudiantes de Educación , : Institut de Creativitat i Innovacions Educatives de la Universitat de València
- 2018, Universidade Lusofona de Humanidades Tecnologias, Educación Superior y Formación del Profesorado: Gobernanza y Política Social, Pertinencia Curricular e Innovacíon Docente, Institut de Creativitat i Innovacions Educatives de la Universitat de València
- 2016, A Universidade e os desafios académicos em Portugal e Espanha. Vozes vividas, vozes sentidas em tempos de crise., A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e Desafios em Tempos Incertos, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
- 2011, Reforma do Ensino Superior e a Implementação do Processo de Bolonha em Portugal. Mudanças e Encruzilhadas, Reformas Educativas, Educación Superior y Globalización en Brasil, Portugal y España, Germania
- 2010, Do "fim dos eleitos" ao processo de Bolonha. As políticas de Educação Superior em Portugal (1970-2008), A Educação Superior no Espaço Iberoamericano. Do Elitismo à Transnacionalização, Edições Universitárias Lusófonas
- 2009, La regulación transnacional de las políticas educativas. El papel de los indicadores de comparación internacional en la construción de una agenda global de educación, Espejo y Reflejo: Políticas Curriculares y Evaluaciones Internacionales, Editorial Germania
- 2009, Do fim dos eleitos ao processo de Bolonha. As políticas de Educação Superior em Portugal (1970-2008), A Educação Superior no Espaço Ibero-americano. Do Elitismo à Transnacionalidade, Liberlivro
Resumo em conferência
- 2018-01-29, Reconfiguração da profissão académica em Portugal e Espanha: do professor que investiga ao investigador que ensina, II Conferência Internacional de Educação Comparada
Outra produção
- 2015, Newsletter- SPCE-SEC , Edição técnica
- 2008, The Riape. Ibero-American Network of Educational Policies
Artigo em revista (magazine)
- 2014-12, Profissão Académica e os contextos e condições de investigação em Portugal, Encruzilhada de um futuro incerto
- 2014-12, Profissão Académica e o contexto e condições de investigação em Portugal: encruzilhada de um futuro incerto, Ensino Superior - Revista SNESup
Tese / Dissertação
- 2014, A profissão académica nas universidades e as políticas de educação superior: os casos de Portugal e Espanha
Edição de livro
- 2009
Tradução
- 2005, Os mundos distorcidos de Ivan Illich e Paulo Freire, Edições Afrontamento
- 2003, Privatização da educação pública: Carlos Alberto Torres em conversa com Henry M. Levin, Edições Universitárias Lusófonas
Livro
- 2005, A Mediação Sócio-Cultural: Um Puzzle em Construção, 1, Oliveira, Ana; Galego, Carla, Alto-Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas