Docente
Catarina Patrício

Catarina Patrício
Nome Completo:
Catarina Isabel Santos Patrício Leitão
p41***@ulht.pt
2318-6DDC-9A92
0000-0002-1904-2775

Resume

Catarina Patrício (n. Lisboa em 1980) trabalha em desenho o campo de tensão deixado em aberto pelo corte e montagem de imagem e texto. Doutorada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a especialização em cultura contemporânea e novas tecnologias enquanto bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2009-2014). Fez em estudos de pós-doutoramento com bolsa FCT no ICNOVA da FCSH-UNL (2015-2020). Mestre em Antropologia pela FCSH-UNL (2004-2008), é formada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (1998-2003), tendo estudado fotografia em 2000 na FH Bielefeld. Investigadora integrada no CICANT, Catarina Patrício é professora auxiliar na Universidade Lusófona desde 2010 e professora auxiliar convidada na FCSH-UNL desde 2022. A sua atividade desenvolve-se entre a prática artística e a investigação nas áreas da filosofia da técnica, antropologia do espaço, e teoria e estética dos media, publicando e expondo regularmente. O seu trabalho está integrado em diversas coleções públicas e privadas (nacionais e internacionais). /// Catarina Patrício (b. Lisbon 1980) works in drawing on the tension field left open by the cut and montage of image and text. With a PhD in Communication Sciences from the Faculty of Social Sciences and Humanities at the New University of Lisbon, with a specialization in contemporary culture and new technologies, she was granted a scholarship by the Foundation for Science and Technology (2009-2014). She did post-doctoral studies with FCT scholarship at ICNOVA of FCSH-UNL (2015-2020). With a MA in Anthropology from FCSH-UNL (2004-2008), she has a degree in Painting from the Faculty of Fine Artes, University of Lisbon (1998-2003), having studied photography in 2000 at FH Bielefeld. Researcher at CICANT, Catarina Patrício is assistant professor at Universidade Lusófona since 2010 and visiting assistant professor at FCSH-UNL since 2022. Her activity is developed between artistic practice and research in the areas of philosophy of technics, anthropology of space, and media theory and aesthetics, publishing and exhibiting regularly. Her work is integrated in several public and private collections (national and international). /// Coleções/ Collections: Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC); Fundação Côa Parque; Fundação Adelino Amaro da Costa; Fundação Engenheiro António de Almeida; Dietrich Mateschitz-Red Bull Art Collection; Coleção Norlinda e José Lima.

Graus

  • Licenciatura
    Fine Arts - Painting
  • Mestrado
    MSc Anthropology of Social Movements
  • Pós-doutoramento
    Post-Doc in Communication Sciences - Contemporary Culture and Technologies
  • Doutoramento
    PhD Communication Sciences-Contemporary Culture and New Technologies

Publicações

Artigo em conferência

  • “Étant donnés: 1º la chute d’eau. 2º le gaz d’éclairage vs. L’Origine du monde”, 3º ciclo de conferências de Ciências de Arte: Arte e Eros
  • Visual Deterrence: On Paul Virilio and the Information War, “Communication and Citizenship: Rethinking Crisis and Change”, International Association for Media and Communication Research (IAMCR),
  • Post-industrial landscapes: smart cities as rhetorical territory / Paisagens pós-industriais: a cidade inteligente como território retórico, 1º Congresso Ibérico de semiótica
  • Genealogia da percepção e a fabricação do sogenannte Mensh., Colóquio Tecnologias Culturais e Artes dos Media, In Memoriam Friedrich Kittler
  • Da Guerra: desafios de uma investigação em cultura contemporânea e novas tecnologias, I Jornada de Doutorandos em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais
  • Carl Schmitt e Filoficções Cosmopolíticas, X Congresso Lusocom
  • A abjecção e o informe em Francis Bacon, 2º Ciclo de Conferências de Ciências de Arte: Arte e Abstracção, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
  • A Técnica como Libertação Originária: ou da ferramenta enquanto invenção do humano, Colóquio Movimento e Mobilização Técnica
  • 2019, Paisagens pós-industriais ; a cidade inteligente como território retórico
  • 2018-04-26, Cities and Screens: Architecture and information in the age of transductive reproduction, 5th International Academic Conference on Places and Technologies
  • 2015, Does the human brain really like ICT tools and being outdoors? A brief overview of the cognitive neuroscience perspective of the cyberparks concept (TU 1306)
  • 2015, Cyberparks and Geoaesthetics: Reading Modern Technology after Nietzsche, ICiTy: Enhancing places through technology.

Arte visual

  • uma paisagem de acontecimentos
  • The night I killed Tommy
  • Selotemachinas
  • DROMOPOLIS

Exposição artística

  • 2023-04-01, Descuradas, obras da coleção Norlinda e José Lima, curadoria Sara e André
  • 2022-09-15, exposição individual "Out of the Blast"
  • 2021-01-12, Promenade. A virtual walk through the realm of drawing, https://drawingroom.store/on-show/
  • 2020-10-14, Drawing Room 2020 https://drawingroom.pt/
  • 2020, Exposição colectiva 12º Prémio Amadeo de Souza-Cardoso,, Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso
  • 2018-05-17, Para além do zero e do um
  • 2015, Two days before the day after tomorrow
  • 2015, Caught in the Act: the (literary) imagiconography of Paula Rego, Curadoria Emília Ferreira
  • 2013, 9º Prémio Amadeo de Souza Cardoso
  • 2012, Uma Paisagem de Acontecimentos, Livraria Sá da Costa(Lisboa)
  • 2012, A Ciência do Desenho, Casa da Cerca(Almada)
  • 2010, Cabinet d’amateur, Sala do Veado, Museu de História Natural(Lisboa)
  • 2009, Pavilhão de Portugal, HangART-7, Salzburg, HangART-7(Salzburg)
  • 2008, all work and no play, Plataforma Revólver(Lisboa)
  • 2008, V éme Biennale Méditerranéenne
  • 2008, UP COMING SHOW
  • 2008, Ouvertures d’ateliers d’artistes, 11e édition
  • 2008, DROMOPOLIS, Largo do Camões(Lisboa)
  • 2008, “Gravura Contemporânea FBAUL 1999-07”, , Sala do Veado, Museu de História Natural, 2008;(Lisboa)
  • 2006, DruckArt, Kulturhus De Bijenkorf(Borne)
  • 2006, DruckArt, Galeria Kaire Desine, Vilnius, 2006;(Vilnius)
  • 2005, DruckArt
  • 2004, Exposição do prémio Celpa/Vieira da Silva, Museu Arpad Szenes Vieira da Silva(Lisboa)
  • 2002, Mostra Nacional Jovens Criadores 01
  • 2001, Mostra Nacional Jovens Criadores 00

Artigo em revista

  • 2022-04-17, vestir como impulso criativo das mudanças políticas:, Latitude
  • 2018-04, Cities of the Future: Editor’s Introduction, Journal of Languages and Communication / Revista de Comunicação e Linguagens
  • 2018-04, Cidades do Futuro: Introdução do Editor, Revista de Comunicação e Linguagens
  • 2017, The Paralyzed Legislator: Crisis Of The Nomos Of The Earth / O Legislador Paralisado: Crise do nomos da Terra, Revista de Comunicação e Linguagens, 45
  • 2015-05-01, The First World War and Total Mobilization: The Inevitability of Planetary Recruitment / A Primeira Grande Guerra e a Inevitabilidade do Recrutamento Planetário, Revista de Ciências Militares
  • 2014-07, Fiction and Method: A science fiction tale and object-oriented ontology / A Ficção como Método: , INTERACT, Revista On-line de Arte, Cultura e Tecnologia
  • 2013, On Simondon Mechanology / Notas sobre a Mecanologia de Gilbert Simondon, Interact: Revista On-line de Arte, Cultura e Tecnologia
  • 2012, Industrialização da Percepção Artificial, Revista Lusófona de Arquitectura e Educação
  • 2012, Feedback de Cablegate para o Jardim de Éden: A individuação do vírus de mutação tecnológica, Revista de Comunicação e Linguagens

Recurso online

  • 2021-03, DEPOIMENTOS DE ARTISTAS. Testemunho da artista Catarina Patrício, para o MNAC, sobre o seu processo criativo., https://www.youtube.com/watch?v=yuL6UwG-1ns&t=35s
  • 2014-12, Entrevista a Giuliana Bruno, https://www.ulusofona.pt/lessons/giuliana-bruno
  • 2013, Entrevista a Pascal Chabot, por Catarina Patrício para a Interact , http://interact.com.pt/20/entrevista-a-pascal-chabot/

Capítulo de livro

  • 2021, A Geoestética (de Baalbek a Palmira) e a Terra como Objeto Político, Crítica das Mediações Totais - Perspectivas expandidas dos media, Documenta
  • 2020, The production of public open spaces and the deliberate exclusion of undesirables, Co-Creation of Public Open Places. Practice - Reflection - Learning, Edições Universitárias Lusófonas
  • 2020, A atualidade na História do Futuro de Padre António Vieira, Imprensa da Universidade de Coimbra
  • 2019, Heterotopic Landscapes: From GreenParks to Hybrid Territories, CyberParks – The Interface Between People, Places and Technology, Springer International Publishing
  • 2019, A Gentrificação como Procedimento Global ; Gentrification as global procedure
  • 2017, Smart-City: Cinema, Utopicidade e Governamentalidade na Cidade Pós-Industrial?, netativismo, Edições Universitários Lusófona
  • 2015, Genealogia da Percepção e a Fabricação do Sogennante Mensch, Tecnologias Culturais e Artes dos Media, Maria Teresa Cruz, Maria Augusta Babo e José Gomes Pinto (Org.) , 1, Unyleya
  • 2014, Expect the unexpected: Paul Virilio’s «Museum of Accidents». , La vitesse des signes., Collection Riflessi
  • 2014, Da Contingência
  • 2008, "Reciprocidade e Reprodutibilidade na Gravura e na Abjecção" in , "Ensayos sobre Reprodutibilidade; Ensaios sobre Reprodutibilidade", Editorial Universidad de Granada

Outra produção

  • 2019-02, Co-directora da INTERACT – Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia entre fevereiro 2019 e Dezembro de 2020., A Interact é uma publicação digital editada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL), atualmente integrado no pólo FCSH do ICNOVA: Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital.

Tradução

  • 2019, (translation to portuguese:) So-called Nature: Friedrich Kittler and Ecological Media Materialism by Jussi Parika / A Assim chamada Natureza: Friedrich Kittler e o Materialismo dos Media Ecológicos) de Jussi Parika, Orfeu Negro

Artigo em revista (magazine)

  • 2018, On Geoaesthetics in Film Form: from the paleolithic Rock Art of the Côa Valley Archaeological Park to Les Amours de la Pieuvre by Jean Painlevé, Cine Qua Non, Bilingual Arts Magazine, issue 10
  • 2014-05, A Landscape / Uma Paisagem de Acontecimentos, Cine Qua Non, Bilingual Arts Magazine, issue 8
  • 2010-09-21, "Mapeamento de uma arte político-social: Untitled, de Paula Rego" , Le Monde Diplomatique

Tese / Dissertação

  • 2014-10-20, Doutoramento, Dissuasão Visual: Arte, Cinema, Cronopolítica e Guerra em Directo
  • 2007, Mestrado, Untitled : antropologia, arte e abjeção no aborto clandestino em Portugal

Livro

  • 2014, O Resto e o Gesto / The Rest and the Gesture (The Catalogue), Patrício, Catarina

Edição de número de revista

Email


Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios