Resume
Catarina Patrício (b. 1980) is a Visual Artist and Assistant Professor at ECATI, Lusófona University. She holds a Ph.D. in Communication Sciences from FCSH-NOVA (2014), an M.A. in Anthropology of Social Movements from FCSH-NOVA (2008), and a Bachelor's degree in Painting from the Faculty of Fine Arts, University of Lisbon (2003). Catarina Patrício's research interests span Anthropology, Artistic Practices, Aesthetics, Contemporary Culture, Media Archaeology and Philosophy of Technics. She is an integrated researcher at CICANT - Center for Research in Applied Communication, Culture and New Technologies. Her doctoral and post-doctoral research were funded by the Portuguese Foundation for Science and Technology (FCT). Catarina Patrício regularly publishes essays and exhibits artwork, contributing to the fields of visual arts and Media Studies.
Graus
-
LicenciaturaFine Arts - Painting
-
MestradoMSc Anthropology of Social Movements
-
Pós-doutoramentoPost-Doc in Communication Sciences - Contemporary Culture and Technologies
-
DoutoramentoPhD Communication Sciences-Contemporary Culture and New Technologies
Publicações
Artigo em revista (magazine)
- 2024-10, Feedback da imagem fotográfica para um jardim alegórico: ensaio sobre a pintura de Ana Mata. , Arte Capital
- 2024-03, No deserto paisagístico de uma military-interzone, Arte Capital
- 2023-11, O Movimento da Passagem - Ensaio sobre a Exposição "Ciclóptico" de Paulo Lisboa, no MAAT, Arte Capital
- 2018, On Geoaesthetics in Film Form: from the paleolithic Rock Art of the Côa Valley Archaeological Park to Les Amours de la Pieuvre by Jean Painlevé, Cine Qua Non, Bilingual Arts Magazine, issue 10
- 2014-05, A Landscape / Uma Paisagem de Acontecimentos, Cine Qua Non, Bilingual Arts Magazine, issue 8
- 2010-09-21, "Mapeamento de uma arte político-social: Untitled, de Paula Rego" , Le Monde Diplomatique
Edição de número de revista
- Movimento
- Cidades do Futuro / Cities of the Future
Artigo em revista
- 2025-01, Entre o Documental e o Poético: Uma Conversa com Pauliana Valente Pimentel, Fotocinema. Revista Científica de Cine y Fotografía
- 2025, A Cut-Conversation on Techno-Aesthetics: with Gilbert Simondon, Walter Benjamin and Filippo Tommaso Marinetti, Journal of Science and Technology of the Arts,
- 2024-08, Galeria: Catarina Patrício e Desenhos de Contra-Cultura, Revista Minerva Universitária
- 2024-06-18, Materialismo e Máquinas de Significação — Leitura do Livro Constelações: Ensaios Sobre Cultura Técnica na Contemporaneidade, Comunicação e Sociedade
- 2024, On the mediality of ethnographic tools, ICNOVA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa
- 2024, O contagioso e o seu feedback. , Revista Minerva Universitária
- 2023-06-30, Smart City as Participatory Environment, Interações: Sociedade e as novas modernidades
- 2023, A Garganta, Revista de Comunicação e Linguagens
- 2022-04-17, vestir como impulso criativo das mudanças políticas:, Latitude
- 2018-04, Cities of the Future: Editor’s Introduction, Journal of Languages and Communication / Revista de Comunicação e Linguagens
- 2018-04, Cidades do Futuro: Introdução do Editor, Revista de Comunicação e Linguagens
- 2017, The Paralyzed Legislator: Crisis Of The Nomos Of The Earth / O Legislador Paralisado: Crise do nomos da Terra, Revista de Comunicação e Linguagens, 45
- 2016, "Máscara e ética" , Movimento e Mobilização Técnica da Revista de Comunicação e Linguagens
- 2015-05-01, The First World War and Total Mobilization: The Inevitability of Planetary Recruitment / A Primeira Grande Guerra e a Inevitabilidade do Recrutamento Planetário, Revista de Ciências Militares
- 2014-07, Fiction and Method: A science fiction tale and object-oriented ontology / A Ficção como Método: , INTERACT, Revista On-line de Arte, Cultura e Tecnologia
- 2013, On Simondon Mechanology / Notas sobre a Mecanologia de Gilbert Simondon, Interact: Revista On-line de Arte, Cultura e Tecnologia
- 2012, Industrialização da Percepção Artificial, Revista Lusófona de Arquitectura e Educação
- 2012, Feedback de Cablegate para o Jardim de Éden: A individuação do vírus de mutação tecnológica, Revista de Comunicação e Linguagens
Tese / Dissertação
- 2014-10-20, Doutoramento, Dissuasão Visual: Arte, Cinema, Cronopolítica e Guerra em Directo
- 2007, Mestrado, Untitled : antropologia, arte e abjeção no aborto clandestino em Portugal
Livro
- 2021, "Crítica das Mediações Totais - Perspectivas expandidas dos media", Bogalheiro, Manuel; RIBEIRO, LUÍS CLÁUDIO; Gomes Pinto, Jose; Leitão, Catarina Patrício; Castro, Aida Estela; Natálio, Carlos; Bragança de Miranda, José, Documenta
- 2014, O Resto e o Gesto / The Rest and the Gesture (The Catalogue), Patrício, Catarina
Capítulo de livro
- 2024, crónica de um narrador perdido na época da possibilidade da informação planetária , Frame[Scapes] para uma Geocinemática, Júlio Alves e Hugo Barata (Org.), Stolen Books
- 2024, The Everlasting Amazement of Visual Culture: An Essay on the Necessity of Wonder in the Digital Transition., Enriching heritage through digital curation: Practice and training handbook, Publica
- 2022, Simondon no Antropoceno, A Máquina Aberta: A Mentalidade Técnica de Gilbert Simondon. Thiago Novaes, Lucas Vilalta e Evandro Smarieri (Org.), Dialética
- 2020, The production of public open spaces and the deliberate exclusion of undesirables, Co-Creation of Public Open Places. Practice - Reflection - Learning, Edições Universitárias Lusófonas
- 2020, A atualidade na História do Futuro de Padre António Vieira, Imprensa da Universidade de Coimbra
- 2019, Heterotopic Landscapes: From GreenParks to Hybrid Territories, CyberParks – The Interface Between People, Places and Technology, Springer International Publishing
- 2019, A Gentrificação como Procedimento Global ; Gentrification as global procedure
- 2017, Smart-City: Cinema, Utopicidade e Governamentalidade na Cidade Pós-Industrial?, netativismo, Edições Universitários Lusófona
- 2015, Genealogia da Percepção e a Fabricação do Sogennante Mensch, Tecnologias Culturais e Artes dos Media, Maria Teresa Cruz, Maria Augusta Babo e José Gomes Pinto (Org.) , 1, Unyleya
- 2014, Expect the unexpected: Paul Virilio’s «Museum of Accidents». , La vitesse des signes., Collection Riflessi
- 2014, Da Contingência
- 2008, "Reciprocidade e Reprodutibilidade na Gravura e na Abjecção" in , "Ensayos sobre Reprodutibilidade; Ensaios sobre Reprodutibilidade", Editorial Universidad de Granada
Edição de livro
- 2024, Publica
Tradução
- 2019, (translation to portuguese:) So-called Nature: Friedrich Kittler and Ecological Media Materialism by Jussi Parika / A Assim chamada Natureza: Friedrich Kittler e o Materialismo dos Media Ecológicos) de Jussi Parika, Orfeu Negro
Recurso online
- 2021-03, DEPOIMENTOS DE ARTISTAS. Testemunho da artista Catarina Patrício, para o MNAC, sobre o seu processo criativo., https://www.youtube.com/watch?v=yuL6UwG-1ns&t=35s
- 2014-12, Entrevista a Giuliana Bruno, https://www.ulusofona.pt/lessons/giuliana-bruno
- 2013, Entrevista a Pascal Chabot, por Catarina Patrício para a Interact , http://interact.com.pt/20/entrevista-a-pascal-chabot/
Artigo em conferência
- “Étant donnés: 1º la chute d’eau. 2º le gaz d’éclairage vs. L’Origine du monde”, 3º ciclo de conferências de Ciências de Arte: Arte e Eros
- Visual Deterrence: On Paul Virilio and the Information War, “Communication and Citizenship: Rethinking Crisis and Change”, International Association for Media and Communication Research (IAMCR),
- Post-industrial landscapes: smart cities as rhetorical territory / Paisagens pós-industriais: a cidade inteligente como território retórico, 1º Congresso Ibérico de semiótica
- Genealogia da percepção e a fabricação do sogenannte Mensh., Colóquio Tecnologias Culturais e Artes dos Media, In Memoriam Friedrich Kittler
- Da Guerra: desafios de uma investigação em cultura contemporânea e novas tecnologias, I Jornada de Doutorandos em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais
- Carl Schmitt e Filoficções Cosmopolíticas, X Congresso Lusocom
- A abjecção e o informe em Francis Bacon, 2º Ciclo de Conferências de Ciências de Arte: Arte e Abstracção, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
- A Técnica como Libertação Originária: ou da ferramenta enquanto invenção do humano, Colóquio Movimento e Mobilização Técnica
- 2019, Paisagens pós-industriais ; a cidade inteligente como território retórico
- 2018-04-26, Cities and Screens: Architecture and information in the age of transductive reproduction, 5th International Academic Conference on Places and Technologies
- 2015, Does the human brain really like ICT tools and being outdoors? A brief overview of the cognitive neuroscience perspective of the cyberparks concept (TU 1306)
- 2015, Cyberparks and Geoaesthetics: Reading Modern Technology after Nietzsche, ICiTy: Enhancing places through technology.
Prefácio / Posfácio
- 2023, Casas Regionais em Lisboa: Lugares de Cultura Popular Tradicional Portuguesa
Exposição artística
- 2023-11-16, Balada do Condado Laranja / Orange County Ballad - Exposição Individual no Museu Nacional de Arte Contemporânea, http://www.museuartecontemporanea.gov.pt/pt/programacao/2090
- 2023-05-26, Garagem Patrício - exposição individual no Marvila Studios
- 2023-04-01, Descuradas, obras da coleção Norlinda e José Lima, curadoria Sara e André
- 2022-09-15, exposição individual "Out of the Blast"
- 2021-01-12, Promenade. A virtual walk through the realm of drawing, https://drawingroom.store/on-show/
- 2020-10-14, Drawing Room 2020 https://drawingroom.pt/
- 2020, Exposição colectiva 12º Prémio Amadeo de Souza-Cardoso,, Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso
- 2018-05-17, Para além do zero e do um
- 2015, Two days before the day after tomorrow
- 2015, Caught in the Act: the (literary) imagiconography of Paula Rego, Curadoria Emília Ferreira
- 2013, 9º Prémio Amadeo de Souza Cardoso
- 2012, Uma Paisagem de Acontecimentos, Livraria Sá da Costa(Lisboa)
- 2012, A Ciência do Desenho, Casa da Cerca(Almada)
- 2010, Cabinet d’amateur, Sala do Veado, Museu de História Natural(Lisboa)
- 2009, Pavilhão de Portugal, HangART-7, Salzburg, HangART-7(Salzburg)
- 2008, all work and no play, Plataforma Revólver(Lisboa)
- 2008, V éme Biennale Méditerranéenne
- 2008, UP COMING SHOW
- 2008, Ouvertures d’ateliers d’artistes, 11e édition
- 2008, DROMOPOLIS, Largo do Camões(Lisboa)
- 2008, “Gravura Contemporânea FBAUL 1999-07”, , Sala do Veado, Museu de História Natural, 2008;(Lisboa)
- 2006, DruckArt, Kulturhus De Bijenkorf(Borne)
- 2006, DruckArt, Galeria Kaire Desine, Vilnius, 2006;(Vilnius)
- 2005, DruckArt
- 2004, Exposição do prémio Celpa/Vieira da Silva, Museu Arpad Szenes Vieira da Silva(Lisboa)
- 2002, Mostra Nacional Jovens Criadores 01
- 2001, Mostra Nacional Jovens Criadores 00
Arte visual
- uma paisagem de acontecimentos
- The night I killed Tommy
- Selotemachinas
- DROMOPOLIS
Exposição de curadoria/museu
- 2024-10-25, Biografia do traço. Desenhos da colecção MNAC - 1836//2024. curadoria Maria de Aires Silveira
Outra produção
- 2019-02, Co-directora da INTERACT – Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia entre fevereiro 2019 e Dezembro de 2020., A Interact é uma publicação digital editada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL), atualmente integrado no pólo FCSH do ICNOVA: Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital.