Resume
I am a teacher of advertising and communication at Lusófona University, since 2001, having several formations in areas linked to creativity (Produções Fictícias). I conducted several research workshops at CIES (ISCTE-IUL) and I am a researcher at CICANT, where I leaded the exploratory project: 'Determining factors in the construction of the identity of young adults through the consumption of clothing and footwear brands'. I was responsible for the communication of the European research project 'NANOGUARD2AR'. Participation, as a researcher (CICANT), in a project to monitor the advertising activity of influencers in the context of social networks and other digital scenarios, identifying good and bad practices (digital influencers - study on digital influencer practices). It is an ongoing investigation, developed since 2021, by CEAD, in close partnership with ARP - Self-Regulation Advertising, with a technological partner. I published several articles and presented papers at national and international congresses.
Graus
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MestradoComunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
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LicenciaturaCiências da Comunicação e da Cultura (Ramo de Comunicação Organizacional)
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Curso médioComunicação de Marketing, Publicidade e Relações Públicas
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Curso médioCertificação da Aptidão Pedagógica
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DoutoramentoSociologia
Publicações
Artigo em revista
- 2023, As 21 características da comunicação publicitária do século XXI: a supremacia da virtualidade e da visualidade, Vista
- 2022, A criatividade no ensino superior: um estudo exploratório sobre as licenciaturas em publicidade, Comunicação Pública
- 2021, A pandemia e a publicidade: pistas para futuras reflexões, Comunicação Pública
- 2019, A influência publicitária no consumo de marcas de vestuário e de calçado em contexto juvenil, Media & Jornalismo
- 2017, O vestuário enquanto capital simbólico: o processo identitário juvenil, Revista Eikon
- 2017, A corporeidade na contemporaneidade: algumas reflexões sobre o discurso publicitário, Revista Vista
- 2016, Beleza, magreza e juventude: a perfeição corporal feminina na publicidade e a corporeidade disruptiva da Dove, Revista Comunicación (Universidade Pontificia Bolivariana)
- 2016, A influência da publicidade no consumo juvenil de marcas de vestuário e de calçado: um estudo de caso, International Journal of Marketing, Communication and New Media
- 2016, A corporeidade feminina na publicidade: algumas reflexões sobre representações normativas, Revista Estudos em Comunicação (Universidade da Beira Interior)
- 2013, Publicidade e identidade: que relação?, Revista Comunicação Pública (Escola Superior de Comunicação Social)
- 2013, O lugar do consumo na problemática identitária contemporânea, Revista Forum Sociológico (Universidade Nova de Lisboa)
- 2012, O poder simbólico do consumo: no trilho da génese do discurso publicitário, Revista Comunicando (SOPCOM)
- 2011, O simbolismo das marcas no discurso publicitário contemporâneo: o capital simbólico da YORN, Revista Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho)
Tese / Dissertação
- 2014, Doutoramento, Os jovens, o consumo e a identidade: uma trilogia contemporânea? O consumo de marcas de vestuário e de calçado e a construção identitária juvenil
Capítulo de livro
- 2024, A Contemporânea 'Matriz dos Três E's': Emancipação, Empoderamento e Engajamento dos Consumidores, Balonas, S. & Ferreira, I. (Coord.), A Publicidade na Era da Hiperestimulação, UMinho Editora/Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
- 2022, Ormaechea, S. & Santos, C. "La creatividad publicitaria en los estudios de máster y doctorado de España y Portugal. Análisis comparativo". In S. Domínguez & N. Paulete (Coord.), Docencia y aprendizaje: competencias, identidad y formación de professorado. Tirant Humanidades.
- 2021, Prosumption, o propulsor de uma nova era comunicacional, Plataformas, consumo mediático y nuevas realidades digitales. hacia una perspectiva integradora, Dykinson S.L.
- 2021, No trilho da comunicação do século XXI: tendências e desafios". In J. Pinto (Coord.), Audiovisual e indústrias criativas: presente e futuro. Mc Graw Hill., 1
Documento de trabalho
- 2017, Grupos focais: uma reflexão metodológica
- 2011, A dimensão simbólica do discurso publicitário
Artigo em conferência
- Os jovens e o consumo: em que contextos as marcas de vestuário e calçado serão relevantes? , VII Congresso Português de Sociologia: Sociedade, crise e reconfigurações
- O vestuário enquanto capital simbólico: o processo identitário juvenil, Modas, Modos, Maneiras
- O processo identitário e o consumo: um estudo de caso em contexto juvenil, II International Meeting of Industrial Sociology, Sociology of Organizations and Work
- No trilho da comunicação do século XXI: tendências e desafios, VIII Congresso Internacional de Investigadores do Audiovisual
- Jovens, consumo e identidade: uma trilogia contemporânea, Colóquio Olhares sobre os jovens em Portugal: Saberes, Políticas, Acções
- 2024, Prosumption: uma tendência na contemporaneidade, um desafio no futuro, XII Congresso SOPCOM
- 2024, O ensino dos processos criativos aplicados à publicidade: uma experiência híbrida e disruptiva., XII Congresso SOPCOM
- 2023, Digital communication in Portugal: the impact of COVID 19 , 10 th International Communication Days
Resumo em conferência
- 2016, A influência da publicidade no consumo juvenil: um estudo de caso, VII Jornadas de Publicidade e Comunicação (SOPCOM)
- 2013, Consumo e identidade: uma reflexão sobre a contemporaneidade juvenil, I Encontro Internacional da Secção Temática Sociologia do Consumo da APS
- 2012, Prosumption: na senda de uma nova era comunicacional, X Congresso Lusocom - Comunicação, Cultura e Desenvolvimento
- 2011, Prosumption: um conceito do século XXI, I Encontro Consumo, Cultura e Sociedade
- 2009, A dimensão simbólica do discurso publicitário, VI Sopcom, IV Congresso Ibérico, VIII Lusocom, II Colóquio Portugal-Brasil
Outra produção
- 2024, Digital Influencers (Estudo sobre práticas de influenciadores digitais), Participação, enquanto investigadora (CICANT), num projecto de monitorização da actividade publicitária dos influenciadores nas redes sociais. É uma investigação desenvolvida pelo CEAD, em parceria com a ARP - Auto Regulação Publicitária, instituição que, a partir dos resultados apurados, lançou o Guia 3 I's. Pesquisa finalizada (2021-2024). Vargas, Lurdes, Bettencourt, Madalena; Santos, Cristina.
- 2019, Investigadora no projecto: The Lisbon creative industry: a stakeholders perspective, Investigadora no supracitado projecto exploratório (CICANT - ULHT)
- 2018, Investigadora principal no projecto: Factores determinantes na construção da identidade dos jovens adultos, através do consumo de marcas de vestuário (CICANT - ULHT)
- 2016, Grupos focais: a génese de uma metodologia qualitativa (Ministração do Workshop de Investigação do CIES-IUL)
- 2014, Consumismo e materialismo - «ser vs. ter» (Semana de prevenção de jovens para jovens, Escola Técnica Psicossocial de Lisboa: oradora convidada), Escola Técnica Psicossocial de Lisboa
- 2012, A importância da comunicação assertiva na partilha de conhecimento (Ministração do Workshop de Investigação do CIES-IUL)
- 2003, À procura do «pomar» das verdades publicitárias , Edição técnica
- 2002, Publicidade Light, Edição técnica