Docente
Filipe Soares Branco Da Costa Luz

Filipe Soares Branco Da Costa Luz
Nome Completo:
Filipe Soares Branco Da Costa Luz
fil***@ulusofona.pt
611F-FE93-68CE
0000-0002-3608-8417

Resume

MSc and PhD in Communication Sciences by the New University of Lisbon and BA in Industrial Design by IADE, Filipe Costa Luz coordinates Graduated studies in University Lusófona: Director of Master Programme "Game Design and Playable Media"; Director of "Videogames" Ba studies; vice-director of Communication Design Ba; and is vice-chair of R&D unit "Hei-Lab -Digital Human Environment Interface Labs". He is External Assessor at doctoral programme "Performative and Media-based Practices" at Stockholm University of Arts (Sweden). He participates in academic juries and supervises doctoral and master's theses. He lectures digital post-production for film, television, games, and animation and also does research activities in R&D projects of communication science, Design and arts. His work at MovLab (Laboratory of Interactions and Interfaces), where he integrates technologies such as Motion Capture, Animation, VR or Stereoscopic Photography, it's an example of the cross-media projects that evolve him in academic or professional work for the Communication, Cultural and Creative Industries or communication areas. _______ [Portuguese Version]_______ Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e Licenciado em Design Industrial pelo IADE, Filipe Costa Luz coordena os estudos de licenciatura na Universidade Lusófona: Director do Mestrado "Game Design and Playable Media"; Director dos estudos "Videogames" Ba; vice-director de Design de Comunicação Ba; e é vice-presidente da unidade de I&D "Hei-Lab - Laboratórios Digitais de Interface com o Ambiente Humano". É assessor externo no programa de doutoramento "Práticas Performativas e baseadas nos Media" na Universidade de Artes de Estocolmo (Suécia). Participa em júris académicos e supervisiona teses de doutoramento e mestrado. É professor de pós-produção digital para cinema, televisão, jogos e animação e também realiza actividades de investigação em projectos de I&D de ciência da comunicação, design e artes. O seu trabalho no MovLab (Laboratório de Interacções e Interfaces), onde integra tecnologias como a captura de movimento, animação, VR ou fotografia estereoscópica, é um exemplo dos projectos cross-media que o desenvolvem em trabalhos académicos ou profissionais para as áreas da Comunicação, Indústrias Culturais e Criativas ou comunicação.

Graus

  • Licenciatura
    Design Industrial
  • Outros
    Alias Maya
  • Outros
    Orad Cyberset
  • Postgraduate Certificate
    Discreet Combustion 3
  • Curso de Especialização Tecnológica
    Avid Nitris DS
  • Outros
    Especialização em Virtools 3.0
  • Curso de Especialização Tecnológica
    Vicon Iq (Motion Capture)
  • Curso de Especialização Tecnológica
    Motion Builder
  • Doutoramento
    Ciências da Comunicação
  • Outros
    Games Creator Odissey (Rational Game Design)
  • Curso de Especialização Tecnológica
    Maya Essentials 6: Lights and Rendering
  • Curso de Especialização Tecnológica
    Photorealistic Lighting with Maya and Nuke
  • Curso de Especialização Tecnológica
    Nuke 6.3 New Futures
  • Curso de Especialização Tecnológica
    Nuke 5.0
  • Curso de Especialização Tecnológica
    Maya Essentials 2: Polygonal Modeling Techniques
  • Curso de Especialização Tecnológica
    Fundamentals of Video: Cameras and Shooting
  • Licenciatura
    Design Industrial
  • Doutoramento
    Doutoramento em Ciências da Comunicação. Especialidade em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
  • Mestrado
    Ciências da Comunicação
  • Doutoramento
    Ciências da Comunicação

Publicações

Artigo em conferência

  • Visual effects for film and videogames: From nineteen-century stereo cards to the newest digital mattepainting, Stereo and Immersive Media 2015
  • The Digitalization of Analogue Stereo Photographs and the Creation of the Digital Stereo Archive, Archiving 2019: Digitization, Preservation and Access
  • Searching for the Awe Effect, Archaeologies of Media and Film
  • SF e Animé: Os monstros encantadores do período pós-guerra. [no Prelo], Colóquio Ficção e Cibercultura
  • Robosonic: Manipulação de Sons Aleatória Assistida por Robots, 6º Sopcom, Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia
  • Realism in Gameplay: Digital Fiction and Embodiment, 2nd ACM Workshop on Story Representation, Mechanism and Context - SRMC08
  • Palácio de Cristal Londres, obra de Arthur Benarus, A Terceira Imagem - A Fotografia Estereoscópica em Portugal e o Desejo do 3D
  • O vale da estranheza, notas sobre o realismo das criaturas “vivas” nos jogos digitais e a sua relação com o jogador, ARTECH 2008 | Nas Fronteiras do Imaginário
  • O Movimento desfragmentado da Animação Japonesa: A ilusão animé, 7º Sopcom - Meios Digitais e Indústrias Criativas Os Efeitos e os Desafios da Globalização
  • Jogadores ou espectadores? Pontos de vista no cinema e nos videojogos, Videojogos 2009
  • Fotografia Estereoscópica do Séc.XIX: As experiências de efeito de espectáculo nas origens da fotografia e do cinema, AVANCA | CINEMA 2015
  • Ensino de Videojogos em Portugal: Promover o talento, a investigação e a indústria, 1º SEVj – Seminário sobre Ensino de Videojogos.
  • Digital Film Post-Production Remediates Stereoscopic Photography from 1860, ECREA, 2014, Lisboa - Communication for Empowerment: Citizens, Markets, Innovations
  • Augmented Reality for Games, 3rd International Conference on Digital Interactive Media in Entertainment and Arts (DIMEA 2008)
  • Animação Digital: Reflexos dos novos médias nos conceitos tradicionais de animação, 8º Lusocom, Comunicação, Espaço Global e Lusofonia
  • A construção da percepção em imagem digital e o desenvolvimento de novas formas de literacia visual, 6º Sopcom, Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia
  • 2022-11-21, Improving the CS Curriculum of a Top-Down Videogames BA
  • 2022-11, AN ACCESSIBLE AND INCLUSIVE FUTURE FOR TABLETOP GAMES AND LEARNING: PARADIGMS AND APPROACHES
  • 2021-07-05, COVID-19 AND REMOTE TEACHING: CHALLENGES FOR POST-PANDEMIC TEACHING?
  • 2021-04-09, REMEDIATION MEDIA: FROM XIX. CENTURY STEREOSCOPIC APPARATUS INTO VFX COMPOSITING, IVGC 2021 – TRANSFORMATIONS OF VISUAL EFFECTS II
  • 2021, Strengthening the Bond Between University and Society through the Promotion of Well-Being and Digital Inclusion in Avances en Educación Superior e Investigación, XVIII FORO INTERNACIONAL SOBRE EVALUACIÓN DE LA CALIDAD DE LA INVESTIGACIÓN Y LA EDUCACIÓN SUPERIOR (FECIES)
  • 2021, GBL for Psychological Intervention Related Skills: What Challenges? What Paths?
  • 2020-05, Conceção de um e-course sobre processos participativos na criação de jogos como estratégia de capacitação na área da Deficiência Intelectual. , 5.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, EJML 2020.
  • 2017, The spectacle of stereoscopy: historical analysis and inputs to the creation of a digital archive of analog stereoscopic photography , Stereo visual culture
  • 2017, Biomechanics and Animation, IX Congresso Sopcom
  • 2012, Deleite no obsoleto: o hype vintage da estereoscopia, 7º Sopcom - Meios Digitais e Indústrias Criativas Os Efeitos e os Desafios da Globalização

Arte visual

  • Premiere
  • Outono (Vfx Shot)
  • Misteriosa Velocidade - Videoclip
  • Bridion - Sugammadex
  • Bad Mirror - Videoclip
  • Alarga a tua vida - Anúncio TV
  • A rainha do ferro velho - Anúncio TV
  • A Escolinha do Jeremias

Artigo em revista

  • 2023-06-15, Game-Based Learning in Higher Education Using Analogue Games, International Journal of Film and Media Arts
  • 2023-06-06, Providing office workers with height-adjustable workstation to reduce and interrupt workplace sitting time: protocol for the Stand Up for Healthy Aging (SUFHA) cluster randomized controlled trial, Trials
  • 2022, A cidadania digital e a Covid-19: perceções de estudantes do ensino superior em Portugal., Humanismo e Desafios da Cidadania
  • 2021-11-25, Soundspace VR: spatial navigation using sound in virtual reality, Virtual Reality
  • 2021, M. Covid-19 e ensino remoto: perceções de estudantes do ensino superior em Portugal , JUS.XXI
  • 2020-12-18, INFLUENZA: A Board Game Design Experiment on Vaccination, Simulation & Gaming
  • 2020-08-19, Adaptive Non-Immersive VR Environment for Eliciting Fear of Cockroaches: A Physiology-Driven Approach Combined with 3D-TV Exposure, International Journal of Psychological Research
  • 2020-08, Developing a participatory game creation e-course in the field of Intellectual Disability, 2020 IEEE Conference on Games (CoG)
  • 2020-06, GAMES AND CULTURE: NOTES ON DESIGN, ART AND EDUCATION, INTERNATIONAL JOURNAL OF FILM AND MEDIA ARTS
  • 2020, Influenza : a board game design experiment on vaccination
  • 2018-09-01, A Apropriação nos novos media e a (I)maturidade dos videojogos, Revista Lusófona de Educação
  • 2016-02, Fotografia Estereoscópica do Séc. XIX, Arte, Tecnologia, Comunicação
  • 2016, Animation Documentaries and Reality Cross-Boundaries, International Journal of Film and Media Arts
  • 2014-07-14, A Aparência de Real em Documentários Animados, Interact Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia
  • 2010, Digital animation: Repercussions of new media on traditional animation concepts, Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics)
  • 2010, Digital Animation: Repercussions of New Media on Traditional Animation Concepts, Edutainment 2010: Springer-Verlag
  • 2009, Videojogos: narrativas, espectáculo e imersão, VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - Cultura
  • 2009, Robosonic: Randomness-Based Manipulation of Sounds Assisted by Robots, Intelligent Technologies for Interactive Entertainment
  • 2008, Realidade Aumentada para Espaços Interactivos, Engenharia Informática & Sistemas de Informação
  • 2008, Agentes ou Jogadores? Os monstros estranhamente reais dos jogos de computadores, Prisma.com
  • 2006, Design Digital: Do traço ao pixel, Design» in Caleidoscópio – Revista de Comunicação e Cultura

Prefácio / Posfácio

  • 2023, INTERNATIONAL JOURNAL OF GAMES AND SOCIAL IMPACT

Artigo em revista (magazine)

  • 2021, Impactos do ensino remoto no ensino superior privado em Portugal: competências socioemocionais e digitais
  • 2012-11-27, O "Berço da Vida" em S3D, Produção Profissional

Resumo em conferência

  • 2020, Virtual museum to promote accessibility to art and cultural heritage: quantitative study on user experience within a virtual reality task, 13th International Conference on Disability, Virtual Reality & Associated Technologies, ICDVRAT 2020
  • 2019-05, O Jogo como ferramenta pedagógica para o educador social - um estudo exploratório, Congresso HDHCG 2019

Relatório

  • 2020, People with Intellectual Disability in Portugal Report, http://videojogos.ulusofona.pt/pdfs/25_Sousa_Luz_ID_GamesReport.pdf
  • 2008, RELATÓRIO DE PROGRESSO, http://movlab.ulusofona.pt/evolutio/

Capítulo de livro

  • 2020, Introductory Note, Revista Lusófona de Educação, 46, 46, Publicações Universitárias Lusófona
  • 2018, Nota Introdutória, REVISTA LUSÓFONA DE EDUCAÇÃO, 40, 40, Publicações Universitárias Lusófona
  • 2012, Sf e Animé: Os Monstros Encantadores do Ground Zero, Cibercultura e Ficção, Documenta
  • 2012, SF e Animé, Os monstros encantadores do pós-guerra
  • 2005, Virtual Scenography - The making of digital environments, New Media Production: Issues and Strategies, Cofac

Poster em conferência

  • 2019, Perim, C., Gonçalves, M., Luz, Filipe (2019). Gamification as a pedagogical tool for Social Education classes, Milt: Media Literacy for Leaving Together

Outra produção

  • 2014, Vice-Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos
  • 2014, Tese de Doutoramento - O Movimento na animação para uma reclassificação digital
  • 2014, DODU - Papel de Natal (Trabalho de Pós-produção/DCP), Manutenção de obra artística
  • 2009, Vem nadar com o Gabiru, Software
  • 2009, O meu Galo Gabiru, ULHT
  • 2008, Perfect Shift, Software
  • 2008, Bumper Bob, Software
  • 2005, Teses de Mestrado - Mediação Digital Como Jogo: Transparência e imersão
  • 2005, Em Fractura-Terminal, Manutenção de obra artística
  • 2005, Des (a) parecer - Graça Sarsfield, Manutenção de obra artística
  • 2005, Cola - colecção de trabalhos audiovisuais da Lusófona : ficção, ULHT
  • 2005, Cola - colecção de trabalhos audiovisuais da Lusófona : Experimentação, ULHT

Gravação vídeo

  • 2013, O Meu Avô, COFAC
  • 2011, Tempestade
  • 2010, N@vegador, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • 2010, Ao Deus Dará - Videoclip
  • 2009, Gabiru
  • 2007, Tonight - videoclip, Banda - Micro Audio Waves
  • 2007, Down by Flow - Videoclip, Micro Audio Waves

Tese / Dissertação

  • 2013, Doutoramento, O Movimento na animação para uma reclassificação digital
  • 2006, Mestrado, Mediação Digital como Jogo:Transparência e Imersão

Manual

  • 2012, Tutoriais Pós-Produção Nuke
  • 2011, Tutoriais de Pós-Produção Vídeo
  • 2011, Tutoriais de Animação
  • 2008, Tutoriais de Motion Capture
  • 2006, Tutoriais de Virtools
  • 2004, Tutoriais de Modelação e Animação 3d

Livro

  • 2009, Jogos de Computador e Cinema: Avatares, narrativas e efeitos, 1, Luz, Filipe Soares Branco da Costa, Edições universitárias Lusófona

Exposição artística

  • 2008, Videoclip Bad Mirror, Galiza(Santiago de Compostela)

Programa de rádio / tv

  • 2007-04-21, Cenografia Virtual, Dois (RTP 2)

Email


Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios