Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

MARIA DA CONCEIÇÃO GONÇALVES COSTA

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

conceicao.costa@ulusofona.pt

Conceição Costa é Doutorada em Ciências da Comunicação ¿ Estudo dos Media e Jornalismo, pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Na sua tese de doutoramento intitulada ¿Marcas, Literacia Mediática e as Expressões de Identidade dos Pré-adolescentes¿ estudou o papel dos objetos media (online e offline) na construção das identidades culturais de pré-adolescentes portugueses de diferente condição sócio-económica.
É Mestre em Comunicação Multimédia (UHLT), Master of Arts in Business Communication and Public Relations (European University) e licenciada em Engenharia Química pela FCT da Universidade de Coimbra. É investigadora no CICANT sendo atualmente a investigadora responsável do projeto Gamilearning (Jogos digitais para a literacia mediática) financiado pela FCT e a coordenadora científica da equipa portuguesa do projeto ECFOLI (ERASMUS+).

Habilitações Académicas

GRAUCURSOESTABELECIMENTOANO
DoutorCIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃOUNIVERSIDADE NOVA2013
MestradoSISTEMAS DE COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIAUNIVERSIDADE LUSOFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS2006
LicenciaturaENGENHARIA QUIMICAUNIVERSIDADE DE COIMBRA-FCT1987
TIPO Descrição ANO
Capítulo de livro científico ou técnico Costa, C. Car, V., Papadimitriou, S., (forthcoming), Good Practices and Emerging Trend. In Frau-Meigs, D., Flores, J., Velez, I., Public policies in media and information literacy in Europe: cross-country comparisons. Routledge. 2016
Capítulo de livro científico ou técnico Jorge, A., Pereira, L., & Costa, C. (2015). Media Education Practices in Portugal-A Panoramic View. In I. Eleá (Ed.), Agents and Voices: A Panorama of Media Education in Brazil, Portugal and Spain (pp. 165¿170). Nordicom. www.nordicom.gu.se/en/publikationer/agents-and-voices 2015
Responsabilidade pela organização de evento científico de âmbito internacional Membro da Organização da Pré-Conferência - Accessing, Capturing and Interpreting Young People's Voices: A Reflexive Workshop on Creative, Visual and Ethically-Informed Methods and Approaches in a Connected World University of Westminster Marylebone Campus, 35 Marylebone Road, LONDON NW1 5LS 2015
Capítulo de livro científico ou técnico Jorge, A., Pereira, L. & Costa, C. (forthcoming), ¿Media education practices in Portugal: a panoramic view¿, In Eleá, I., Agentes e Vozes: Um Panorama Da Mídia-Educação no Brasil, Portugal e Espanha. (Yearbook 2014). Nordicom: Gothenburg University. 2014
Capítulo de livro científico ou técnico Jorge, A.,Pereira, L & Costa, C. (2014) Práticas de educação para os media em Portugal. Uma visão panorâmica. In Eleá, I., Agentes e Vozes-Um Panorama da Mídia-Educação no Brasil, Portugal e Espanha.www.nordicom.gu.se/en/publikationer/agentes-e-vozes 2014
Capítulo de livro científico ou técnico Costa, C. (2014). Marcas, literacia mediática e pré-adolescentes. In Eleá, I., Agentes e Vozes - Um Panorama da Mídia-Educação no Brasil, Portugal e Espanha. Nordicom, International Clearinghouse on Children and Media. www.nordicom.gu.se/en/publikationer/agentes-e-vozes 2014
Artigo publicado em revista sem referee (inclui os working papers) Costa, C., Jorge, A., & Pereira, L. (2014). Media and Information Literacy Policies in Portugal (2013). Paris: ANR-Translit/COST. Retrieved June 12, 2014 from http://ppemi.ens-cachan.fr/data/media/colloque140528/rapports/PORTUGAL_2014.pdf 2014
Capítulo de livro científico ou técnico Costa, C. (2014), ¿Marcas, literacia mediática e pré-adolescentes¿, In Eleá, I., Agentes e Vozes: Um Panorama Da Mídia-Educação no Brasil, Portugal e Espanha. (Yearbook 2014). Nordicom: Gothenburg University. 2014
Capítulo de livro científico ou técnico Livingstone, S., Wijnen, W. C., Papaioannou, T., Costa, C., & Grandio, M. d. (s.d.). Situating media literacy in the changing media ecology: critical insights from European research on audiences. In N. Carpentier, K. Schroeder, & L. Hallett, Transforming Audiences, Transforming Societies. Routledge. 2013
Artigo publicado em revista científica internacional com referee DAMÁSIO, Manuel; HENRIQUES, Sara & COSTA, Conceição (2012). Belonging to a community: the mediation of belonging. Observatorio (OBS*) Journal, Special issue: Networked belonging and networks of belonging, COST ACTION ISO906 ¿Transforming Audiences, Transforming societies¿, pp.127-146. 2012
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Costa, C. & Damásio, M. (2012). Elementary school goes online - making sense of peer-to-peers and peer-to-content interactions with SNA, MERJ (The Media Education Research Journal) 03:01. 2012
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Costa, C., & Damásio, J. M. (2010). How media literate are we? The voices of 9 years old children about brands, ads and their online community practices. (G. Cardoso, & R. Espanha, Edits.) Obercom Journal, 4 (4), Online Journal available at: http://obs.obercom.pt/index.php/obs. 2010
Livro científico ou técnico Co-autora do livro ¿Conteúdos¿ para a colecção ¿Comércio Electrónico¿, editado pela SPI (Sociedade Portuguesa de Inovação). http://www.spi.pt/documents/books/ecommerce/cec/cap_apresentacao.htm 2001