Docente
Maria Mire Das Dores Santos Carriço

Maria Mire Das Dores Santos Carriço
Nome Completo:
Maria Mire Das Dores Santos Carriço
CB11-85D8-60CB
0000-0002-9668-4261

Graus

  • Licenciatura
    Licenciatura em Artes Plásticas - Escultura
  • Mestrado
    Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas
  • Doutoramento
    Doutoramento em Arte e Design

Publicações

Visual artwork

  • “Espólio Revisitado #3”, Colectivo Embankment, The Rescue Of The Effects - Notes for a Theory of the Reader, General Public, Berlim (Alemanha)
  • “Espólio Revisitado #2”, Colectivo Embankment, Projecto I.M.A.N, Casa das Artes, Famalicão
  • “Espólio Revisitado #1”, Colectivo Embankment, Projecto Cabine, Galeria Sopro, Lisboa
  • Usar o ponto cego para fazer desaparecer o sol, Oficinas do Convento / BREVE MENTE: Galeria de Rua
  • LANTERNAS - Projecções num espaço pré-museológico [CINEMAS 6]
  • Ao Monte - Exposição final [apresentação do livro de artista "Embankment #9"] Maus Hábitos
  • "Embankment #8", Curators' Lab: Documentação e Discurso, Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura
  • "Embankment #6", Espaço Campanhã, Porto
  • "Embankment #5", ciclo de exposições “Para a Internidade...”, Instituto Franco-Português, Lisboa
  • "Embankment #4", Exposição Colectiva “Projecto Informal”, Sociedade Martins Sarmento, Guimarães
  • "Embankment #2 e #3", Monitor II, PêssegopráSemana, Porto

Conference paper

  • Violência opaca, Téléthèque
  • Resistência à espera, Téléthèque
  • Phantasmagoria: the archetypal apparatus of expanded cinema, Media Art Histories 2013: RENEW
  • O Ecrã: a operatividade da moldura e a sua diluição no campo da imagem em movimento, Avanca Cinema 2012
  • O Cinema Expandido e os Espectáculos de Fantasmagoria, Avanca Cinema 2013
  • H O T A L: Mónica Baptista, Imagens Latentes
  • De um vermelho vivo, Téléthèque

Video recording

  • 2017, Objecto Óptico I e II - Exposição colectiva "Is a Bone a Stone?". Lisboa: Museu Geológico Porto: Galeria do Sol
  • 2016, Embankment #9 / Ao Monte, Maus Hábitos,
  • 2013, "Na Noite Desaparecida", Filme Colectivo, CINEMAS 1, i2ADS - FBAUP, Porto, i2ADS - FBAUP, Porto
  • 2012, “A tragédia - parte 1”, DAD – Proposta I, Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto)
  • 2009, “CCTV”, Para a Internidade..., Institut Français du Portugal, Lisboa, Catarina Marto (curadoria) / Institut Français du Portugal (Lisboa)
  • 2007, “PACK”, Exposição Colectiva, Reitoria da Universidade do Porto, Porto, Reitoria da Universidade do Porto, Porto
  • 2007, “Empty Spaces”, Cinema e Imagem em Movimento no Ar.Co, Galeria ArteContempo, Lisboa, Galeria ArteContempo (Lisboa)
  • 2007, “Empty Landscapes”, Deslocações, Braga Parque, Braga, Rui Prata (curadoria) / Braga Parque (Braga)
  • 2005, “Urban Panopticon”, Encontro Internacional “Michel Foucault: Lei, Segurança e Disciplina – Trinta anos depois de Vigiar e Punir”, Instituto Franco-Português, Lisboa, Instituto Franco-Português, Lisboa
  • 2005, “Monitor”, Exposição Colectiva, PêssegopráSemana, Porto, PêssegopráSemana, Porto
  • 2005, "Empty Spaces", VídeoLisboa – 5º Festival Internacional de Vídeo, Secção PT.RAMA, Fórum Lisboa, Lisboa, Fórum Lisboa (Lisboa)
  • 2005, "Empty Spaces", VideoEvento 2005 - Festival di nuove immagini e dei new media, Torino (Itália), Accademia Internazionale di Studi e Arti in Media (Torino)
  • 2005, "Empty Spaces", Festival d’Images Artistiques Vidéo – 5e édition. Centre d’Art Santa Mónica, Metròmon – Fundació Rafael Tous d ´ Art Contemporani, Barcelona (Espanha), Centre d’Art Santa Mónica, Metròmon – Fundació Rafael Tous d ´ Art Contemporani (Barcelona)
  • 2005, "Bride and halo", LisboaPhoto 2005, “A Imagem Cesura”, Programa Paralelo, Ar.Co. Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa / Ar.Co.
  • 2005, "Bride and halo", ArteLisboa – Feira de Arte Contemporânea, Galeria Cubic, Lisboa, Galeria Cubic (Lisboa)
  • 2004, “Exposição de Verão”, Ar.Co., Almada, Ar.Co., Almada

Book chapter

  • 2017, Comunicado: Embankment #9. In Ao Monte., Ao Monte. , Edicões Escarpa
  • 2014, Um corpo empático às imagens: notas sobre o dispositivo cinematográfico, Este corpo que me ocupa , BUALA
  • 2010, Opacidade e transparência, Antena 4, 1, Fundação de Serralves

Conference abstract

  • 2017, Aparatos disruptivos: a imagem em movimento e os dispositivos artísticos, Encontro Internacional, O Cinema e as outras Artes
  • 2013, Mobilizing the body through the movement of images, On Cinema 2013
  • 2005, Private Rhythms, UIA 2005 Istanbul - XXII World Congress of Architecture

Thesis / Dissertation

  • 2016, PhD, FANTASMAGORIAS - A imagem em movimento no campo das artes plásticas
  • 2008, Master, O Ecrã - operatividade de um dispositivo no território dos poéticos artistas contemporâneos

Edited book

  • 2016, 1, Projecto ao Monte
  • 2013, 1, NAi / i2ADS
  • 2010, 1, Fundação de Serralves

Magazine article

  • 2013-07-06, Embankment #6, Cadernos de Curadoria / Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura
  • 2010-06-01, Colectivo Embankment, L+arte
  • 2009-06-01, Sobre uma experiência temporal precisa: Embankment #4, VOCA

Other output

  • 2013, "Laboratório de Curadoria / Curators' Lab - o livro". Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura [Catálogo], Guimarães
  • 2009, “Signos #1”. Identidades / Gesto - Cooperativa Cultural [DVD], Porto
  • 2008, “Projecto Informal”. Laboratório das Artes / Sociedade Martins Sarmento [Catálogo], Guimarães
  • 2007, “PACK”. FBAUP / Reitoria da Universidade do Porto [Catálogo], Porto
  • 2007, "Deslocações", Braga Parque [Catálogo], Braga
  • 2005, "VídeoLisboa – 5º Festival Internacional de Vídeo". Clube Português de Artes e Ideias / Fórum Lisboa [Catálogo], Lisboa

Book

  • 2012, Embankment #8, 1, Mire, Maria; Saldanha, Jonathan; Castro, Aida, Fundação Cidade de Guimarães

Email


Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios