Teacher
Maria Mire Das Dores Santos Carriço

Maria Mire Das Dores Santos Carriço
Nome Completo:
Maria Mire Das Dores Santos Carriço
CB11-85D8-60CB
0000-0002-9668-4261

Graus

  • Licenciatura
    Licenciatura em Artes Plásticas - Escultura
  • Mestrado
    Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas
  • Doutoramento
    Doutoramento em Arte e Design

Publicações

Visual artwork

  • “Espólio Revisitado #3”, Colectivo Embankment, The Rescue Of The Effects - Notes for a Theory of the Reader, General Public, Berlim (Alemanha)
  • “Espólio Revisitado #2”, Colectivo Embankment, Projecto I.M.A.N, Casa das Artes, Famalicão
  • “Espólio Revisitado #1”, Colectivo Embankment, Projecto Cabine, Galeria Sopro, Lisboa
  • Usar o ponto cego para fazer desaparecer o sol, Oficinas do Convento / BREVE MENTE: Galeria de Rua
  • LANTERNAS - Projecções num espaço pré-museológico [CINEMAS 6]
  • Ao Monte - Exposição final [apresentação do livro de artista "Embankment #9"] Maus Hábitos
  • "Embankment #8", Curators' Lab: Documentação e Discurso, Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura
  • "Embankment #6", Espaço Campanhã, Porto
  • "Embankment #5", ciclo de exposições “Para a Internidade...”, Instituto Franco-Português, Lisboa
  • "Embankment #4", Exposição Colectiva “Projecto Informal”, Sociedade Martins Sarmento, Guimarães
  • "Embankment #2 e #3", Monitor II, PêssegopráSemana, Porto

Conference paper

  • Violência opaca, Téléthèque
  • Resistência à espera, Téléthèque
  • Phantasmagoria: the archetypal apparatus of expanded cinema, Media Art Histories 2013: RENEW
  • O Ecrã: a operatividade da moldura e a sua diluição no campo da imagem em movimento, Avanca Cinema 2012
  • O Cinema Expandido e os Espectáculos de Fantasmagoria, Avanca Cinema 2013
  • H O T A L: Mónica Baptista, Imagens Latentes
  • De um vermelho vivo, Téléthèque

Video recording

  • 2017, Objecto Óptico I e II - Exposição colectiva "Is a Bone a Stone?". Lisboa: Museu Geológico Porto: Galeria do Sol
  • 2016, Embankment #9 / Ao Monte, Maus Hábitos,
  • 2013, "Na Noite Desaparecida", Filme Colectivo, CINEMAS 1, i2ADS - FBAUP, Porto, i2ADS - FBAUP, Porto
  • 2012, “A tragédia - parte 1”, DAD – Proposta I, Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto)
  • 2009, “CCTV”, Para a Internidade..., Institut Français du Portugal, Lisboa, Catarina Marto (curadoria) / Institut Français du Portugal (Lisboa)
  • 2007, “PACK”, Exposição Colectiva, Reitoria da Universidade do Porto, Porto, Reitoria da Universidade do Porto, Porto
  • 2007, “Empty Spaces”, Cinema e Imagem em Movimento no Ar.Co, Galeria ArteContempo, Lisboa, Galeria ArteContempo (Lisboa)
  • 2007, “Empty Landscapes”, Deslocações, Braga Parque, Braga, Rui Prata (curadoria) / Braga Parque (Braga)
  • 2005, “Urban Panopticon”, Encontro Internacional “Michel Foucault: Lei, Segurança e Disciplina – Trinta anos depois de Vigiar e Punir”, Instituto Franco-Português, Lisboa, Instituto Franco-Português, Lisboa
  • 2005, “Monitor”, Exposição Colectiva, PêssegopráSemana, Porto, PêssegopráSemana, Porto
  • 2005, "Empty Spaces", VídeoLisboa – 5º Festival Internacional de Vídeo, Secção PT.RAMA, Fórum Lisboa, Lisboa, Fórum Lisboa (Lisboa)
  • 2005, "Empty Spaces", VideoEvento 2005 - Festival di nuove immagini e dei new media, Torino (Itália), Accademia Internazionale di Studi e Arti in Media (Torino)
  • 2005, "Empty Spaces", Festival d’Images Artistiques Vidéo – 5e édition. Centre d’Art Santa Mónica, Metròmon – Fundació Rafael Tous d ´ Art Contemporani, Barcelona (Espanha), Centre d’Art Santa Mónica, Metròmon – Fundació Rafael Tous d ´ Art Contemporani (Barcelona)
  • 2005, "Bride and halo", LisboaPhoto 2005, “A Imagem Cesura”, Programa Paralelo, Ar.Co. Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa / Ar.Co.
  • 2005, "Bride and halo", ArteLisboa – Feira de Arte Contemporânea, Galeria Cubic, Lisboa, Galeria Cubic (Lisboa)
  • 2004, “Exposição de Verão”, Ar.Co., Almada, Ar.Co., Almada

Book chapter

  • 2017, Comunicado: Embankment #9. In Ao Monte., Ao Monte. , Edicões Escarpa
  • 2014, Um corpo empático às imagens: notas sobre o dispositivo cinematográfico, Este corpo que me ocupa , BUALA
  • 2010, Opacidade e transparência, Antena 4, 1, Fundação de Serralves

Conference abstract

  • 2017, Aparatos disruptivos: a imagem em movimento e os dispositivos artísticos, Encontro Internacional, O Cinema e as outras Artes
  • 2013, Mobilizing the body through the movement of images, On Cinema 2013
  • 2005, Private Rhythms, UIA 2005 Istanbul - XXII World Congress of Architecture

Thesis / Dissertation

  • 2016, PhD, FANTASMAGORIAS - A imagem em movimento no campo das artes plásticas
  • 2008, Master, O Ecrã - operatividade de um dispositivo no território dos poéticos artistas contemporâneos

Edited book

  • 2016, 1, Projecto ao Monte
  • 2013, 1, NAi / i2ADS
  • 2010, 1, Fundação de Serralves

Magazine article

  • 2013-07-06, Embankment #6, Cadernos de Curadoria / Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura
  • 2010-06-01, Colectivo Embankment, L+arte
  • 2009-06-01, Sobre uma experiência temporal precisa: Embankment #4, VOCA

Other output

  • 2013, "Laboratório de Curadoria / Curators' Lab - o livro". Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura [Catálogo], Guimarães
  • 2009, “Signos #1”. Identidades / Gesto - Cooperativa Cultural [DVD], Porto
  • 2008, “Projecto Informal”. Laboratório das Artes / Sociedade Martins Sarmento [Catálogo], Guimarães
  • 2007, “PACK”. FBAUP / Reitoria da Universidade do Porto [Catálogo], Porto
  • 2007, "Deslocações", Braga Parque [Catálogo], Braga
  • 2005, "VídeoLisboa – 5º Festival Internacional de Vídeo". Clube Português de Artes e Ideias / Fórum Lisboa [Catálogo], Lisboa

Book

  • 2012, Embankment #8, 1, Mire, Maria; Saldanha, Jonathan; Castro, Aida, Fundação Cidade de Guimarães

Email


Cookie Policy
This site uses cookies to offer you a better browsing experience.
Accept
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios filmeu