Docente
Oscar Conceição De Sousa
Nome Completo:
Oscar Conceição De Sousa
oss***@sapo.pt
AF15-8DC1-DA4A
0000-0002-3076-1420
Resume
Óscar Conceição de Sousa. É Professor Associado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Possui 2 livros publicados. Atua na área de Psicologia Educacional
Graus
-
LicenciaturaCurso Superior de Psicologia Aplicada
-
MestradoPsicologia Educacional
-
DoutoramentoDoctorado en Psicologia
-
Curso médioDinâmica de grupos: Teoria e Prática
-
OutrosEstágio em Psicometria no Centro de Investigação Pedagógica C. G.
-
Curso médioEducação Personalizada
-
Curso médioPrática e Teoria da Terapia e da Educação Motora
-
Curso médioLa investigacion aplicada a la Educación
-
Curso médioPsicologia y aprendizaje escolar
-
Curso médioEvaluacion de la calidad docente
-
Curso médioOrientacion Educativa y Contexto Familiar
-
Curso médioDessarrollo Linguístico y niveles de Processamento del Lenguaje
-
Curso médioIntervención en las Dificuldades de Aprendizaje en la aula
-
Curso médioInteraccion entre compañeros y Dessallo de la Competencia Social
-
Curso médioProgramas de Entrenamento Cognitivo :El Projecto Inteligência
-
Curso médioMultilevel analysis
-
Curso Técnico Superior ProfissionalCurso Geral de Violino (6.º Ano)
-
Licenciatura• Curso Superior de Psicologia Aplicada (Área Educacional) – ISPA. Lisboa, 1977.
-
Mestrado• Advanced Studies in Psychology of Education
Publicações
Artigo em conferência
- “Minha Filha Aprende a Falar: Percurso de aquisição da Linguagem de uma criança brasileira nos tempos atuais”, comunicação em coautoria com Lucimar Almeida Dantas apresentada no 1.º Encontro ArcaComum, realizado no Instituto de Educação, na Universidade do Minho nos dias 29 e 30 de Janeiro. , 1.º Encontro ArcaComum, realizado no Instituto de Educação, na Universidade do Minho
- “Língua Portuguesa e Ortografia. Como enfrenta o sujeito a tarefa de transcrever correctamente a grafia da Língua Portuguesa”, 8.º Colóquio Anual de Lusofonia orgasnizado por Colóquios de Lusofonia em Bragança do dia 30 de Setembro a 3 de Outubro.
- Uma Abordagem Cognitiva da Escrita. Um estudo das estratégias utilizadas por alunos quando escrevem., " Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
- Sentido de número e desempenho em matemática: diagnóstico e acompanhamento em alunos do 1º Ciclo., II Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos"
- Língua Portuguesa e Ortografia. Questões de regularidade/irregularidade. , I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos"
- Leitura e Compreensão. Um estudo de activação semântica em alunos do 9.º ano, I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos"
- Como os Nossos Filhos Aprendem a Falar? Percurso de aquisição da Língua Portuguesa Falada no Brasil., Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem e II Encontro Internacional sobre Aquisição da Linguagem.
- 2020-11, WHEN TECHNOLOGY MEETS PEDAGOGY. AN ERASMUS+ PROJECT PROPOSAL TO CREATE AN INTERDISCIPLINARY HIGHER EDUCATION MODEL
- 2020-11, HOW CAN NEW TECHNOLOGIES AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE COLLABORATE WITH EDUCATION? KNOWLEDGE AND RECOMMENDATIONS FROM EU STUDENTS AND TEACHERS
- 2014, Encontro entre gerações em sala de aula. , Atas do XII Congresso da SPCE, Vila Real, UTAD, pp 603-638.
Artigo em revista
- 2022-10, An Intervention Programme to Facilitate the Preschool Transition in Mexico. , Front. Educ. 5:95
- 2017, Predictive Relation between Early Numerical Competencies and Mathematics Achievement in First Grade Portuguese Children, Frontiers in Psychology
- 2013, The class head-teacher: Profile and skills | O Diretor de Turma: Perfil e competências, Revista Lusofona de Educacao
- 2013, O Diretor de Turma: perfil e competências. , Rev. Lusófona de Educação
- 2012, Ser Professor Hoje. O que pensam os professores das suas competências., Revista Lusófona de Educação, 20,81-89.
- 2012, Multi-year longitudinal investigation of children’s early mathematics development., Procedia - Social and Behavioral Sciences
- 2012, Be a teacher today. What do the teachers think of their abilities? | Ser professor hoje. O que pensam os professores das suas competências, Revista Lusofona de Educacao
- 2010, The Chalenge of the lusofonia: Various manners of speech, one single code of writing | O desafio da lusofonia: Diversos falares, uma só escrita, Revista Lusofona de Educacao
- 2010, Os desafios da Lusofonia:diversos falares, uma só escrita, Revista Lusófona de Educação, 16, 39-46
- 2008, From the initial bond to the building of citizenship: A appeal to a welcoming school | Do colo à construção da cidadania: Por uma escola acolhedora, Revista Lusofona de Educacao
- 2008, Do colo à construção da cidadania: por uma escola acolhedora. , Revista Lusófona de Educação
- 2000, Ortografia e Escola, Revista de Humanidades e Tecnologias.
- 1997, Quem educa quem? Educar para que? , II Jornadas Almada e a Educação. Câmara Municipal de Almada: Almada.
Livro
- 2019, Sindrome de Burnout e Satisfação Laboral em professores do Juazeiro do Norte, Campelo,M.P.S, Sousa, O.,Oliveira,S.M., Oliveira, G. F; Campelo,M.P.S, Sousa, O.,Oliveira,S.M., Oliveira, G. F.(2019). Sindrome de Burnout e Satisfação Laboral em professores d; ISBN: 978-65-990602-0-5, Inoveprimer
- 2008, Quem sou eu? O Adolescente e o seu olhar sobre si mesmo . S. Paulo: Ed. Alínea., 1, Sousa, Óscar Conceição de; Magalhães, Teresinha Camargo, Alínea
- 2003, Uma Escola com Sentido. O currículo em debate., 1, Sousa, Óscar Conceição de; Maria Manuel Ricardo, Edições Universitárias Lusófonas
- 1999, Competência Ortográfica- Competências Linguísticas, 1, Sousa, Óscar Conceição de, Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Capítulo de livro
- 2005, Percurso Escolar e Ortografia. In Rogério Fernandes & Luís Vidigal (Cood). Infantia et Pueritia. Introdução à História da Infância em Portugal. Santarém: ESES., Infantia et Pueritia. Introdução à História da Infância em Portugal, 1, 1, ESESantarém
- 2003, Aprender e Ensinar: significados e mediações. , Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Por uma epistemologia da curiosidade na Formação Universitária., 1, Cortez Ed. e Makenzie Ed.