filmeu
-ana-salazar-great-artists-on-campus-4

Ciclo de Conferências Ana Salazar | Great Artists on Campus #4

O Legado de uma Visionária, como Ana Salazar colocou Portugal no mapa da moda internacional e abriu caminho para as gerações futuras

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ODS9


Início 16 de setembro | 14h00 Fim 16 de setembro | 17h00
ana salazar

Ana Salazar


Ana Salazar, nascida em Lisboa a 19 de julho de 1941, é universalmente reconhecida como a grande pioneira e revolucionária da moda em Portugal. Filha de um arquiteto e de uma modista, demonstrou desde cedo uma veia criativa inata. Na década de 1970, desafiou o status quo ao organizar os seus inovadores "Acontecimentos de Moda", desfiles-espetáculo realizados em locais inusitados para milhares de pessoas, que mudaram para sempre a forma como a moda era apresentada e percebida no país.

Em 1978, consolidou a sua visão ao criar a marca Ana Salazar, com coleções vendidas nas suas próprias lojas. O seu passo decisivo para a internacionalização deu-se em 1985, com a abertura de uma loja em Paris, rapidamente considerada pela imprensa francesa como "um dos novos templos da moda". Tornou-se assim a primeira designer portuguesa a integrar o calendário oficial de moda de Paris e a conquistar visibilidade global, com artigos em publicações como a Vogue e a Elle. Um título do jornal DNR sintetizou o seu feito: "Salazar is putting Portugal on the Map".

A sua criatividade transcendou o vestuário. Ana Salazar desenhou figurinos para teatro e bailado, fardas para a CP e para os CTT, criou a linha de azulejos "Moda Cerâmica" e os uniformes para o pavilhão português na Expo'92 em Sevilha. Licenciou ainda perfumes, óculos e têxteis para o lar, e levou uma escultura sua ao Museu do Louvre na exposição "Variations Gitanes".

A sua carreira foi amplamente distinguida, destacando-se a condecoração como Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída em 1997 pelo Presidente Jorge Sampaio. Após um período de desafios empresariais que a afastaram da sua própria marca em 2012, a sua resiliência falou mais alto. Relançou-se com a marca "Ana by Herself" e, em 2018, recuperou triunfantemente os direitos ao seu nome. O seu legado, documentado em livros e num documentário da RTP, permanece como o de uma visionária que abriu caminho e colocou definitivamente a moda portuguesa no panorama internacional.

Great Artists on Campus #4

Gravação do Evento

Partilhar

Contacto

Áreas

Artes e Design

Participação

Presencial

Local

Centro Universitário Lisboa - Sala de Cinema Fernando Lopes

Entrada

Gratuita
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria