A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu
conversa-com-a-artista-francisca-carvalho

Conferência Conversa com a artista Francisca Carvalho

A artista plástica, com reconhecimento nacional e internacional, explora a simbologia nas artes visuais através de colagens, desenhos e têxteis

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ODS3 ODS4 ODS5 ODS9


Início 25 de março | 15h00 Fim 25 de março | 18h00

A artista plástica Francisca Carvalho, natural de Coimbra, tem vindo a consolidar o seu nome no panorama artístico nacional e internacional. Com um percurso marcado pelo cruzamento entre a filosofia e as artes visuais, Carvalho concluiu o Curso Avançado de Artes Visuais na Ar.Co, em Lisboa, em 2005, e licenciou-se em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH) em 2009. Mais tarde, em 2016, obteve um mestrado em Belas Artes pela Mount Royal School of Art, no Maryland Institute College of Art (MICA), nos Estados Unidos. Durante a sua formação, foi distinguida com bolsas de prestígio, incluindo uma bolsa Fulbright e apoios da Fundação Carmona e Costa e da Mount Royal School of Art.

O trabalho de Francisca caracteriza-se pela manipulação de símbolos, que se traduzem em colagens, desenhos e trabalhos têxteis. As suas exposições individuais têm vindo a conquistar reconhecimento, destacando-se em mostras como Chordata (Culturgest, Porto, 2016), Hasta (Museu Nacional de Artesanato e Tecelagem, Nova Deli, Índia, 2018), Tiger Mountain (A Maior, Viseu, 2018), Loom (ArtWorks, Póvoa de Varzim, 2019), Às nonas, Midas nos dedos medram e mondam (Galeria Municipal de Almada, 2021) e Cosmic Tones (CIAJG, Guimarães, 2021). Em 2018, foi uma das cinco finalistas da exposição Art on Paper Navigator Prize, no Chiado 8, em Lisboa.

O seu percurso inclui também uma forte ligação à investigação artística. Em 2018, Francisca Carvalho recebeu bolsas da Fundação Oriente e da Fundação Calouste Gulbenkian, que lhe permitiram aprofundar técnicas tradicionais na Índia, como tinturas naturais, kalamkari e impressão manual em blocos, em Rajasthan e Gujarat.

Além das exposições individuais, a artista tem integrado importantes mostras coletivas, entre as quais Plano de Contingência (Galeria Cristina Guerra, Lisboa, 2023), Ninguém. Só eu (Centro de Arte Oliva, 2022), Farsa (Sesc Pompeia, São Paulo, Brasil), Isolation, Oscillation (Outono Projects, Nova Iorque, 2021) e Orto di Incendio (Instituto Nazionale per la Grafica di Roma, 2019).

Para além da sua produção artística, Francisca Carvalho tem desempenhado um papel ativo na dinamização da comunidade artística. Foi cofundadora e coordenadora do Atelier Concorde, em Lisboa (2010–2014), lecionou Desenho e Pintura na Ar.Co (2008–2021) e integrou o programa de mestrado da Mount Royal School of Art, no MICA, em Baltimore, como artista visitante (2020–2021).

Com um percurso sólido e um trabalho de grande profundidade estética e conceptual, Francisca Carvalho afirma-se como uma das artistas mais relevantes da sua geração.

Partilhar

Áreas

Artes e Design

Participação

Presencial

Local

Centro Universitário Lisboa - Sala de Cinema Fernando Lopes

Entrada

Gratuita
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios