filmeu
Imagem notícias defeito 1

Gestão e Tratamento de Águas Residuais

Visita técnica online à ETAR de Febros


Início 13 de maio | 00h00 Fim 25 de maio | 06h36

Inscrição
Gratuita e obrigatória. Inscreva-se aqui.

Será enviado posteriormente um link para assistir ao evento e um certificado de participação.

Resumo
O aumento da população, a sua concentração em aglomerados populacionais e o aumento exponencial da produção e consumo de bens levou a um correspondente aumento da produção de resíduos e de águas residuais, que começaram por ter um destino final à escala local (deposição ou utilização para outros fins, como a fertilização de terrenos).

No entanto, com o aumento da quantidade e com a alteração das características dos resíduos e das águas residuais, a capacidade de depuração do meio começou a não ser suficiente, originando problemas de poluição das massas de água e dos solos, com riscos para a qualidade ambiental e para a saúde humana.

Surgiu então a necessidade de criar meios para minimizar essas situações, garantindo um acesso universal e equitativo a água potável e segura, saneamento e condições de higiene, essenciais para a salvaguarda dos ecossistemas e da qualidade de vida das populações. É neste contexto que as Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) desempenham hoje um papel fundamental na nossa sociedade.

Nesta sessão vamos conhecer uma destas instalações.

Orador
André Moreira, ULP
André Moreira trabalha na área do ambiente desde 2005, no setor do tratamento de águas residuais, como técnico de operação de uma ETAR. É também estudante do segundo ano da Licenciatura em Engenharia do Ambiente na Faculdade de Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias da Universidade Lusófona do Porto.

Moderador
Rui Boaventura, ULP
Rui Boaventura é doutorado em Engenharia Química (Ramo Poluição) e licenciado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). É professor na Licenciatura em Engenharia do Ambiente na Universidade Lusófona do Porto. De 1979 até 2010 seguiu a carreira docente de investigador, tendo atingido a categoria de Investigador Principal da FEUP. Foi docente em diversas disciplinas dos cursos de Engenharia do Ambiente (licenciatura, mestrado, mestrado integrado e programa doutoral) na área dos recursos hídricos e tratamentos de efluentes líquidos, entre outras.

Partilhar

Áreas

Engenharia e Ciências Naturais
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios