
Jornadas Jornadas de Capacitação Pedagógica Ensino Lusófona
Participe nas sessões de formação contínua para docentes e investigadores que promovem o seu desenvolvimento pedagógico, profissional e pessoal
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
As Jornadas de Capacitação Pedagógica Ensino Lusófona reúnem um conjunto de programas que procuram oferecer diversidade, utilidade e atualidade, respondendo às necessidades de atualização e desenvolvimento pessoal, profissional e pedagógico do nosso corpo docente e investigadores.
Esta iniciativa é trienal e dinamizada no início e no final de cada ano letivo, bem como na pausa intersemestral. A próxima edição decorrerá de 27 a 31 de janeiro de 2025.
Considerando a necessidade de promoção de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento pessoal e progressão na carreira dos docentes do quadro do Ensino Lusófona, solicita-se que cada docente participe, no mínimo, numa das sessões disponibilizadas, sem prejuízo de se envolver num número superior de formações.
Programa
27 de janeiro
- 10h00 - Como criar Micro-credenciais?
- 15h00 - Como criar Micro-credenciais?
- 16h00 - Os desafios da aplicação da metodologia Problem Based Learning no ensino do Direito
- 18h00 - “Como preparar uma aula em EaD?”
28 de janeiro
- 10h30 - Necessidades Educativas Específicas no Ensino Superior
- 12h00 - PURE - A Plataforma Central de Gestão Científica da Universidade Lusófona
- 14h30 - PURE - A Plataforma Central de Gestão Científica da Universidade Lusófona
- 15h30 - Necessidades Educativas Específicas no Ensino Superior
29 de janeiro
- 10h30 - Os desafios da integração dos estudantes internacionais no Ensino Superior
- 10h30 - AI4ALL
- 15h30 - AI4ALL
30 de janeiro
- 10h30 - Abordagem interdisciplinar na ULusófona
- 11h00 - Abordagem Exploratória à Literacia em Prompts para Docentes (Presencial)
- 15h30 - RGPD na Docência e Investigação
31 de janeiro
- 09h30 - Aprendizagem ativa baseada no Problem Based Learning e do Tutor Digital Philix no ensino da Engenharia
- 15h30 - Profissionalidade docente no Ensino Superior
(Durante a semana de 27 a 31 de janeiro de 2025, serão realizadas várias sessões de formação, em horários diferentes, para garantir que todos os docentes possam participar.)
Toda a informação detalhada encontra-se disponível no Intranet: Jornadas de Capacitação Pedagógica.