
Lusofonia: Desafios e Oportunidades?
Espaço de debate que pretende clarificar o conceito, cultura, histórias e políticas da Lusofonia.
Genericamente usada para designar o conjunto das comunidades de língua portuguesa no mundo, a ideia de “Lusofonia” é plural e controversa. Com efeito, por um lado, os críticos da lusofonia defendem que a ênfase na língua portuguesa não apenas empobrece um conceito que devia ser mais abrangente e incluir as relações culturais, linguísticas e políticas das diferentes comunidades, mas também está associada a uma estratégia política e cultural sem qualquer correspondência com a cultura, por exemplo, dos povos africanos.
Por outro lado, os seus defensores reiteram que a unidade linguística tanto fortalece os mecanismos de cooperação entre as comunidades lusófonas, como intensifica a partilha dos seus elementos culturais e históricos díspares, mesmo conflituantes (veja-se o caso do colonialismo e das suas sequelas). Defender a lusofonia implicaria, neste caso, reconhecer que os proprietários da língua portuguesa são vários e assumir a sua diversidade cultural, política e histórica.
Ao enfatizar a sua pertença a esse espaço plural e diverso, este encontro visa proporcionar um espaço de debate entre os professores e investigadores da Universidade Lusófona através do qual contribuirão para: a) uma clarificação da ideia de lusofonia; b) a partilha, nem sempre isenta de conflitualidade, da cultura, história e política das comunidades de língua portuguesa.
Programa
- 9.00 - 9.15 - Receção dos participantes
- 9.15 - 9.55 - Intervenção do Senhor Administrador da COFAC, Professor Doutor Manuel Damásio
- 10.00 - 10.45 - Conferência proferida pelo Diretor do Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia entre maio de 2007 e maio de 2012 e fundador do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais de Lisboa (IEEI), Álvaro Vasconcelos.
Moderador: Professor Doutor António Costa Pinto, Diretor da Faculdade de Ciências Sociais, Administração e Educação (FCSEA). Universidade Lusófona- Centro Universitário de Lisboa. - 10.45 - 11.00 - Coffee-Break
- 11.00 - 12.50 - Mesa Redonda com o/as docentes da UL-Centro Universitário de Lisboa, Professore/as Doutore/as Sílvia Mangerona, Paulo Mendes Pinto e José Carlos Calazans e com o/as docentes do IPLUSO/ESEL, Professore/as Doutore/as Maria Gonçalves e José Brás.
Moderador: Professora Doutora Liliana Reis, Diretora da Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais. FCSEA da UL-Centro Universitário da Lisboa. - 12.20 - 13.00 - Considerações Finais Professora Doutora Regina Queiroz. FCSEA, Universidade Lusófona- Centro Universitário de Lisboa.
Principais Oradores
Professor Doutor Manuel Damásio, Administrador da COFAC
Álvaro Vasconcelos, Diretor do Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia entre maio de 2007 e maio de 2012 e fundador do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais de Lisboa (IEEI).