filmeu
lusofonia-desafios-e-oportunidades-1920

Lusofonia: Desafios e Oportunidades?

Espaço de debate que pretende clarificar o conceito, cultura, histórias e políticas da Lusofonia.


Genericamente usada para designar o conjunto das comunidades de língua portuguesa no mundo, a ideia de “Lusofonia” é plural e controversa. Com efeito, por um lado, os críticos da lusofonia defendem que a ênfase na língua portuguesa não apenas empobrece um conceito que devia ser mais abrangente e incluir as relações culturais, linguísticas e políticas das diferentes comunidades, mas também está associada a uma estratégia política e cultural sem qualquer correspondência com a cultura, por exemplo, dos povos africanos.

Por outro lado, os seus defensores reiteram que a unidade linguística tanto fortalece os mecanismos de cooperação entre as comunidades lusófonas, como intensifica a partilha dos seus elementos culturais e históricos díspares, mesmo conflituantes (veja-se o caso do colonialismo e das suas sequelas). Defender a lusofonia implicaria, neste caso, reconhecer que os proprietários da língua portuguesa são vários e assumir a sua diversidade cultural, política e histórica.

Ao enfatizar a sua pertença a esse espaço plural e diverso, este encontro visa proporcionar um espaço de debate entre os professores e investigadores da Universidade Lusófona através do qual contribuirão para: a) uma clarificação da ideia de lusofonia; b) a partilha, nem sempre isenta de conflitualidade, da cultura, história e política das comunidades de língua portuguesa.

Programa

  • 9h00 - Receção dos participantes
  • 9h15 - Intervenção do Professor Doutor Manuel Damásio (Senhor Administrador da COFAC)
  • 10h00 - Conferência Proferida por Álvaro Vasconcelos (Diretor do Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia entre maio de 2007 e maio de 2012 e fundador do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais de Lisboa)
    Moderador: Professor Doutor António Costa Pinto, Diretor da Faculdade de Ciências Sociais, Administração e Educação (FCSEA). Universidade Lusófona- Centro Universitário de Lisboa.
  • 10h45 - Coffee-Break
  • 11h00 - Mesa Redonda com docentes da ULusófona e do IPLUSO
    • Professora Doutora Sílvia Mangerona
    • Professor Doutor Paulo Mendes Pinto
    • Professor Doutor José Carlos Calazans
    • Moderadora: Professora Doutora Liliana Reis (Diretora da Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais da ULusófona - Centro Universitário Lisboa.)
  • 12h20 - Considerações Finais Professora Doutora Regina Queiroz. FCSEA, Universidade Lusófona - Centro Universitário Lisboa.

Principais Oradores

  • Professor Doutor Manuel Damásio, Administrador da COFAC
  • Álvaro Vasconcelos, Diretor do Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia entre maio de 2007 e maio de 2012 e fundador do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais de Lisboa (IEEI).

Partilhar

Contacto

Data e Hora

quinta-feira, abril 27, 2023
10:00 - 14:00

Áreas

Ciências Sociais e Humanas

Participação

Presencial

Local

Auditório Agostinho da Silva

Entrada

Gratuita
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios