Aula Aberta Moçambique e Portugal
Diálogos sobre património, identidade e cooperação científica
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
No próximo dia 23 de junho de 2025, a Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (FCAATI) da Universidade Lusófona - Centro Universitário Porto recebe dois oradores convidados de instituições parceiras em Moçambique para uma aula aberta híbrida dedicada aos laços culturais, educativos e científicos entre Moçambique e Portugal.
Com uma abordagem que cruza o património, a memória, a identidade e a educação, o evento contará com a presença do Docente Martins Mapera, Reitor da Universidade Sociotécnica de Moçambique, e do Docente António Braço, Diretor da Faculdade de Letras e Humanidades da Universidade Licungo.
Esta será uma oportunidade privilegiada para os estudantes e docentes da FCAATI conhecerem perspetivas diretas sobre a realidade académica e sociocultural moçambicana, bem como refletirem sobre as formas de cooperação internacional em contexto lusófono.
Programa
09h00
- “Moçambique e Portugal: Património, Memórias e Cooperação Científica” Orador: Martins Mapera (Reitor da Universidade Sociotécnica de Moçambique)
11h00
- “Ideias e imagem sobre a identidade própria e o outro nos textos escolares em Moçambique” Orador: António Braço (Diretor da Faculdade de Letras e Humanidades da Universidade de Licungo)
Moderação: Moisés de Lemos Martins (Diretor da FCAATI)





