Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Curso Livre em Introdução ao Yoga

Faculdade de Educação Física e Desporto

Inscrever-me

Apresentação do Curso

O Yoga é uma filosofia prática de vida que visa o equilíbrio, o desenvolvimento psicofisiológico e leva o Ser Humano a um estado expandido de Consciência que proporcione o Autoconhecimento. O Yoga melhora a gestão do stress e das emoções, produz bem-estar, amplia a saúde, gera longevidade, desenvolve as capacidades pessoais e melhora o rendimento pessoal e profissional.
Dada a sua divulgação no Ocidente há mais de 100 anos, urge informar e formar as pessoas sobre as boas práticas e potencialidades técnicas desta metodologia. O interesse crescente sobre o Yoga, fez surgir este curso numa fase de aproximação ao público em geral e aos interessados em particular, sejam eles leigos, futuros formandos ou profissionais desta área ou de outras que queiram posteriormente adquirir os subsequentes graus académicos.

| ECTS

|8 ECTS

Direção do Curso

António Pereira

Secretariado

Inês Sousa

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 8 ECTS

Objetivos

Fornecer bases académicas e científicas sobre a prática e ensino do Yoga, num contexto pedagógico e social para leigos, futuros formandos e profissionais.
Proporcionar uma melhor informação e mais conhecimento teórico e prático sobre o Yoga, a sua filosofia e a sua origem; sobre as características filosóficas e comportamentais que fundamentam as diversas escolas de Yoga; como surgiram as deturpações, adulterações e influências que foram ocorrendo ao longo da História; as primeiras ramificações e as várias modalidades e as suas técnicas; o Yoga Antigo e o Yoga Contemporâneo; a importância da relação entre Mestre e Discípulo na tradição oriental; qual é a meta do Yoga, a aplicação de conceitos da anatomia e fisiologia aplicados ao Yoga e as aplicações possíveis a nível desportivo, empresarial, ensino, saúde, entre outros assuntos.
Ampliar o autoconhecimento, o autoaperfeiçoamento e a autossuperação.

Destinatários

Todos os interessados no Yoga, na meditação e demais técnicas desta filosofia de vida. Preferência a estudantes e profissionais de Yoga, educação física, dança, artes marciais, treino, da área da saúde e do ensino que pretendam estabelecer uma prática de Yoga com vista à aquisição de competências futuras para aplicação na sua prática pessoal e profissional ou no sentido de formação como professor de Yoga.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Aquisição de competências no Yoga, ou seja, capacidade de dominar os conhecimentos técnicos e teóricos. Aplicação dos pressupostos curriculares a nível individual e coletivamente. atenção plena à experiência do autoconhecimento, aceitando-se tal como se é no momento, com o intuito de se auto superar (i.e., prevenindo as nossas reações automáticas com consequências no rendimento, bem-estar e relações pessoais e profissionais). Capacidade de lidar com o stress, no sentido de gerar autoconfiança e autoconhecimento, concentração, alto rendimento e criatividade. Estabelecer os princípios de uma prática pessoal e regular de Yoga, como pré-requisito necessário em contexto prático. Este curso fornece as bases para essa prática pessoal, permitindo a aquisição de competências necessárias para os cursos avançados de ensino e aplicação do Yoga (social, ensino, trabalho, desporto, entre outros.).

Observações

Metodologias de Avaliação:
Uma prova prática (50%), avaliação contínua (20%), apresentação e discussão oral de trabalho escrito (30%).

Início previsto:
2 de fevereiro

Horário:
sextas-feiras das 18h às 22h.
ou
sábados das 9h. às 13h.

Valores

Valor a pagar150 €
Propina Mensal 100 €

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona para o presente ano letivo