filmeu

Disciplina Arqueologia dos Media

  • Apresentação

    Apresentação

    Meio, tornou-se uma categoria charneira desde os finais do séc. XIX com emergir meios de comunicação de massa. Uma arqueologia dos media só pode ser pensada junto a uma genealogia dos media, possibilitando assim a compreensão do agir humano na sua expressividade histórica, principalmente na contemporaneidade. A sua arqueologia torna-se assim fundamental. A acção criadora do homem tem na compreensão dos ‘media’ a sua condição de possibilidade. A focagem histórico-teórica possibilita um acesso aos problemas que os media produziram e aos efeitos que estes estão a levantar em sociedades que estão marcadamente dependentes das mediações tecnológicas e nas tecnologias dos media. Objectivos e competências entrelaçam-se no programa para possibilitar uma visão panorâmica dos problemas gerados pelos media no passado e na sociedade contemporânea.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O que é o meio? Meio e técnica;
    2. Genealogia dos media e arqueologia dos media: singularidade e interconexão;
    3. Experiência e mediação: efeitos da perpceção mediada;
    4. Teoria dos media e arqueologia dos media: as relações na história;
    5. Contexto e Arquivo: transmitir, difundir, armazenar;
    6. Os media como instrumentos criativos: alfabeto, fotografia, cinema;
    7. Subjectividade e mediação: o problema da materialidade dos media;
    8. Media e Herança Cultural.
  • Objetivos

    Objetivos

    a) distinguir meio (media) e tecnologia; 

    b) descrever experiência enquanto mediada tecnicamente; 

    c) aplicar os conhecimentos de forma argumentativa e crítica à situação actual; 

    d) identificar os principais paradigmas no pensamento da mediação;

    e) produzir um juízo crítico sobre os media em contexto criativo; 

    f) reconhecer as figurações dos media sobre a cultura; 

    g) conhecer a genealogia dos meios e como uma arqueologia dos media é possível; 

    h) reconhecer a ‘realidade dos media’; 

    i) identificar as diferenças e antíteses entre as diferentes posições teóricas; 

    j) posicionar-se criticamente sobre a história dos media; 

    k) conhecer as relações entre media e sociedade; 

    l) determinar o impacto dos media nas artes e na estética; 

    m) saber identificar as estratégias políticas possibilitadas pelos media; 

    n) identificar linhas de investigação nos estudos dos media. 

    o) saber capaz de construir um discurso argumentativo sistemático sobre as relações entre cultura, arte, media e realidade.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aula expositiva; hermenêutica e heurística textual; discussão pública dos argumentos; material visual de apoio.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Agamben, G., Qu’est-ce qu’un dispositif? Paris: Payot & Rivages, 2007.

    Flusser, V., Medienkultur. Frankfurt a. M.: Fischer, 2005.

    Foucault, M. L’archéologie du savoir. Paris: Gallimard, 1969

    Hansen, M.B.N., «Media Theory». Theory Culture Society, 2006; 23; pp. 297-306.

    Huhtamo, E. & Parikka, J., Media Archaeology. Approaches, Applications, and Implications. Berkeley: University of California Press, 2011.

    Kittler, F., Optical Media. Berlin Lectures 1999. London: Polity Press, 2010.

    McLhuan, M., Understanding Media. The Extensions of Man. Berkeley: Gingko Press, [1964] 2003.

    Siegert, B., Cultural Techniques. Grids, Filters, Doors, and Other. Articulations of the Real. New York: Fordham University Press, 2015.

    V. Benjamin, «A obra de arte na época da sua possibilidade de reprodução técnica». In W. Benjamin, A modernidade. Lisboa: Assírio & Alvim: 2006, pp. 207-241.

    Zielinski, S., Deep Time in Media. Toward an Archeology of Hearing and Seeing by Technical Means. Cambridge/Mass.: MIT Press, 2006.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios