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Disciplina Seminário de Elaboração de Projeto de Tese II

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Tese 2 dá sequência à Unidade Curricular de Tese 1 e propõe criar condições pedagógicas e científicas ao trabalho individual de realização da Tese de dos alunos.

    A Unidade Curricular de Tese 2 tem como base de ensino a orientação individual de forma tutorial tendo em vista a elaboração de uma tese individual, no domínio dos Estudos Avançados em Arquitetura, conducente à obtenção do grau de Doutor em Arquitetura pela Universidade de Lusófona de Humanidades e Tecnologias. 

    Esta Unidade Curricular procura desenvolver, de forma introdutória, uma abordagem sistematizada aos temas anteriormente listados, que se desdobram pelos seguintes tópicos: 
    -  Fontes Documentais
    -  Metodologia e Instrumentos de Trabalho;
    -  Processos e Produtos em Arquitectura;
    - Regras e Modelos em Arquitectura;
    -  Tratamento, Sistematização, Arquivo e Consulta de Informação. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Competências instrumentais: 

    1. análise e síntese de dados;
    2. comunicação oral e escrita;
    3. gestão da informação.

    Competências pessoais:

    1. de raciocínio crítico;
    2. de compromisso ético.

    Competências sistémicas:

    1. aprendizagem autónoma;
    2. autocrítica e auto-avaliação;
    3. capacidades de investigação.
  • Objetivos

    Objetivos

    A Unidade Curricular de Tese 2 tem por objetivos aprofundar e fundamentar o enquadramento da investigação científica no campo da teoria do conhecimento e da filosofia da ciência, estabelecendo as mediações com o trabalho específico de cada doutorando, bem como conduzir os desenvolvimentos dos trabalhos conducentes à concretização do Projeto de Tese, apresentado, no final do período da Unidade Curricular a ser avaliado perante um júri.

    Objectiva-se promover o desenvolvimento das investigações e promover a aquisição de competências de escrita, de estruturação da Tese e de escrita das várias partes que a compõem, como o resumos, índice, capítulos, conclusão e bibliografia. 

    Pprocura-se igualmente promover práticas e desenvolvimento de capacidades de apresentação oral de conteúdos científicos e de discussão e argumentação científica, estruturando e desenvolvendo partes integrantes da tese.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Groat, L. W., David. (2002). Architectural Research Methods. New York: John Wiley & Sons.
    Krüger, M. J. T. (2001) ¿A Arte de Investigação em Arquitectura¿: ECDJ, n.º 5, pp. 22- 39.

    Kuhn, T. (1996). The Structure of Scientific Revolutions (3rd ed.). Chicago: The University of Chicago Press.
    Mitchell, W. (1999) The Logic of Architecture. Cambridge, Massachusetts: MIT Press.
    Poole, J. M. de Prada (2004) La Investigación en el Proyecto (recomendaciones para el Doctorado y Tesis). Departamento de Proyectos Arquitectónicos de la ETSAM-UPM. Mairea Libros: Madrid.

    Simon, H. A. (2007) The Sciences of the Artificial. Berlin; New York: Springer.

     

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