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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Tese 2 dá sequência à Unidade Curricular de Tese 1 e propõe criar condições pedagógicas e científicas ao trabalho individual de realização da Tese de dos alunos.
A Unidade Curricular de Tese 2 tem como base de ensino a orientação individual de forma tutorial tendo em vista a elaboração de uma tese individual, no domínio dos Estudos Avançados em Arquitetura, conducente à obtenção do grau de Doutor em Arquitetura pela Universidade de Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Esta Unidade Curricular procura desenvolver, de forma introdutória, uma abordagem sistematizada aos temas anteriormente listados, que se desdobram pelos seguintes tópicos:
- Fontes Documentais
- Metodologia e Instrumentos de Trabalho;
- Processos e Produtos em Arquitectura;
- Regras e Modelos em Arquitectura;
- Tratamento, Sistematização, Arquivo e Consulta de Informação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 30
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1099-14216
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Competências instrumentais:
- análise e síntese de dados;
- comunicação oral e escrita;
- gestão da informação.
Competências pessoais:
- de raciocínio crítico;
- de compromisso ético.
Competências sistémicas:
- aprendizagem autónoma;
- autocrítica e auto-avaliação;
- capacidades de investigação.
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Objetivos
Objetivos
A Unidade Curricular de Tese 2 tem por objetivos aprofundar e fundamentar o enquadramento da investigação científica no campo da teoria do conhecimento e da filosofia da ciência, estabelecendo as mediações com o trabalho específico de cada doutorando, bem como conduzir os desenvolvimentos dos trabalhos conducentes à concretização do Projeto de Tese, apresentado, no final do período da Unidade Curricular a ser avaliado perante um júri.
Objectiva-se promover o desenvolvimento das investigações e promover a aquisição de competências de escrita, de estruturação da Tese e de escrita das várias partes que a compõem, como o resumos, índice, capítulos, conclusão e bibliografia.
Pprocura-se igualmente promover práticas e desenvolvimento de capacidades de apresentação oral de conteúdos científicos e de discussão e argumentação científica, estruturando e desenvolvendo partes integrantes da tese.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
NA
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Groat, L. W., David. (2002). Architectural Research Methods. New York: John Wiley & Sons.
Krüger, M. J. T. (2001) ¿A Arte de Investigação em Arquitectura¿: ECDJ, n.º 5, pp. 22- 39.Kuhn, T. (1996). The Structure of Scientific Revolutions (3rd ed.). Chicago: The University of Chicago Press.
Mitchell, W. (1999) The Logic of Architecture. Cambridge, Massachusetts: MIT Press.
Poole, J. M. de Prada (2004) La Investigación en el Proyecto (recomendaciones para el Doctorado y Tesis). Departamento de Proyectos Arquitectónicos de la ETSAM-UPM. Mairea Libros: Madrid.Simon, H. A. (2007) The Sciences of the Artificial. Berlin; New York: Springer.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não