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Disciplina Media, Sociedade e Cultura I

  • Apresentação

    Apresentação

    A U.C. pretende oferecer uma visão transversal de algumas das mais significativas correntes nos Estudos dos Media e Jornalismo, apresentando uma perspetiva de desenvolvimento dos campos e do estado da arte. Convocando diferentes abordagens científicas, centra-se em temáticas e problemáticas centrais nos estudos sobre a comunicação e media, procurando estabelecer bases teóricas e conceptuais para o posicionamento e desenvolvimento de investigações individuais dos estudantes. A U.C. articula o conhecimento do campo com a investigação desenvolvida e em curso no seio da Unidade de investigação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      1. O campo da comunicação a partir dos Estudos dos media, ciências sociais e estudos culturais. 2. Sistemas e regulação dos media.  2.1. Sistemas dos media: problemáticas e abordagens. 2.2. Economia política da comunicação, media governance e regulação. 2.3. Regulação, ética, deontologia e responsabilidade social dos media. 3. Jornalismo e Democracia 3.1. Funções do jornalismo numa sociedade democrática 3.2. Desafios da era digital, desinformação e news avoidance 3.3. Novas abordagens: Jornalismo Construtivo, Jornalismo de Soluções e Jornalismo Interconectado 4. Audiências e Literacias. 4.1. Audiências, públicos e fãs: Tradições de pesquisa e concepções normativas. 4.2. Audiências: um conceito em complexificação. 4.3. Literacias dos media. 5. Culturas Digitais e Estudos de Género. 5.1. Interação e participação.   5.2. Plataformas, dados e algoritmos. Cultura de influenciadores. 5.3. Estudos de género e queer nas C. da Comunicação. 5.4. Ativismos e reacionarismos. Visibilidade e obscuridade.
  • Objetivos

    Objetivos

    1) Familiarizar-se com conceitos básicos, teorias e abordagens de Estudos dos Media e disciplinas relacionadas; 2) Compreender os contextos e implicações das diferentes abordagens e conceptualizações; 3) Ser capaz de ler e de problematizar fenómenos comunicacionais no estado da arte.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de suporte ao processo de ensino-aprendizagem incluem aulas de exposição, debate, recursos de apoio e consolidação (textos científicos, palestras, relatórios, etc). Cada estudante pode desenhar o seu percurso na U.C. através do investimento na(s) temática(s) mais relevante(s).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Allan, S. (2022). The Routledge Companion to News and Journalism (2.ª ed.). Routledge. Bounegru, L., & Grey, J. (Eds.). (2021). The Data Journalism Handbook: Towards a critical data practice. Amsterdam University Press. D'Haenens, L., Sousa, H., & Trappel, J. (2018) (Eds.). Comparative Media Policy, Regulation and Governance in Europe: Unpacking the Policy Cycle. Intellect. D'Ignazio, C., & Klein, L. F. (2020). Data Feminism. The MIT Press. Elias, A., Gill, R., & Scharff, C. (Eds.) (2017). Aesthetic Labour: Rethinking beauty politics in neoliberalism. Palgrave Macmillan. Frau-Meigs, D., Pathak-Shelat, M., Hoechsmann, M., Kotilainen, S., & Poyntz, S. R. (2020). The Handbook of Media Education Research. Wiley. Nightingale, V. (2013). The Handbook of Media Audiences. John Wiley & Sons. Wahl-Jorgensen, K., & Hanitzsch, T. (Eds.). (2019). The Handbook of Journalism Studies (2ª ed.). Routledge.
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