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Apresentação
Apresentação
A U.C. pretende oferecer uma visão transversal de algumas das mais significativas correntes nos Estudos dos Media e Jornalismo, apresentando uma perspetiva de desenvolvimento dos campos e do estado da arte. Convocando diferentes abordagens científicas, centra-se em temáticas e problemáticas centrais nos estudos sobre a comunicação e media, bem como na investigação desenvolvida e em curso no seio da Unidade de investigação. A U.C. procura estabelecer bases teóricas e conceptuais para o posicionamento e desenvolvimento de investigações individuais dos estudantes.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 25
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1099-25175
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O campo da comunicação a partir dos Estudos dos media, ciências sociais e estudos culturais.
2. Sistemas e regulação dos media.
2.1. Sistemas dos media. Problemáticas e abordagens.
2.2. Economia política da comunicação, media governance e regulação.
2.3. Regulação, ética, deontologia e responsabilidade social dos media.
3. Desafios do Jornalismo
3.1. Desafios do Jornalismo em Democracia.
3.2. Práticas e rotinas jornalísticas.
3.3. Media digitais e formatos jornalísticos.
4. Audiências, Públicos e Fãs.
4.1. Tradições de pesquisa e concepções normativas.
4.2. Audiências: um conceito em complexificação.
5. Culturas Digitais e Estudos de Género.
5.1. Plataformas e dados digitais.
5.2. Ativismos digitais e reaccionarismo anti-ativista. Algoritmos e influencers.
5.3. Visibilidade e obscuridade; plataformas e policiamento de conteúdo.
¿6. Media e literacias.
6.1. Perspectivas histórica e transdisciplinar. Conceptualizações e dimensões.
6.2. Interação e participação. Investigação com crianças e jovens.
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Objetivos
Objetivos
1) Familiarizar-se com conceitos básicos, teorias e abordagens de Estudos dos Media e disciplinas relacionadas;
2) Compreender os contextos e implicações das diferentes abordagens e conceptualizações;
3) Ser capaz de ler e de problematizar fenómenos comunicacionais no estado da arte.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de suporte ao processo de ensino-aprendizagem incluem aulas de exposição, debate, recursos de apoio e consolidação (textos científicos, palestras, relatórios, etc). Cada estudante pode desenhar o seu percurso na U.C. através do investimento na(s) temática(s) mais relevante(s).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Allan, S. (2022). The Routledge Companion to News and Journalism (2.ª ed.). Routledge.
Bounegru, L., & Grey, J. (Eds.). (2021). The Data Journalism Handbook: Towards a critical data practice. Amsterdam University Press.
D’Haenens, L., Sousa, H., & Trappel, J. (2018) (Eds.). Comparative Media Policy, Regulation and Governance in Europe: Unpacking the Policy Cycle. Intellect.
D'Ignazio, Catherine & Klein, Lauren F. (2020). Data Feminism. The MIT Press.
Elias, A., Gill, R., & Scharff, C. (Eds.) (2017). Aesthetic Labour: Rethinking beauty politics in neoliberalism. Palgrave Macmillan.
Frau-Meigs, D., Pathak-Shelat, M., Hoechsmann, M., Kotilainen, S., & Poyntz, S. R. (2020). The Handbook of Media Education Research. Wiley.
Nightingale, V. (2013). The Handbook of Media Audiences. John Wiley & Sons.
Wahl-Jorgensen, K., & Hanitzsch, T. (Eds.). (2019). The Handbook of Journalism Studies (2ª ed.). Routledge.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não