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Disciplina Media, Sociedade e Cultura I

  • Apresentação

    Apresentação

    A U.C. pretende oferecer uma visão transversal de algumas das mais significativas correntes nos Estudos dos Media e Jornalismo, apresentando uma perspetiva de desenvolvimento dos campos e do estado da arte. Convocando diferentes abordagens científicas, centra-se em temáticas e problemáticas centrais nos estudos sobre a comunicação e media, bem como na investigação desenvolvida e em curso no seio da Unidade de investigação. A U.C. procura estabelecer bases teóricas e conceptuais para o posicionamento e desenvolvimento de investigações individuais dos estudantes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O campo da comunicação a partir dos Estudos dos media, ciências sociais e estudos culturais.

    2. Sistemas e regulação dos media. 

    2.1. Sistemas dos media. Problemáticas e abordagens.

    2.2. Economia política da comunicação, media governance e regulação.

    2.3. Regulação, ética, deontologia e responsabilidade social dos media.

    3. Desafios do Jornalismo

    3.1. Desafios do Jornalismo em Democracia.

    3.2. Práticas e rotinas jornalísticas.

    3.3. Media digitais e formatos jornalísticos.

    4. Audiências, Públicos e Fãs.

    4.1. Tradições de pesquisa e concepções normativas.

    4.2. Audiências: um conceito em complexificação.

    5. Culturas Digitais e Estudos de Género.

    5.1. Plataformas e dados digitais.

    5.2. Ativismos digitais e reaccionarismo anti-ativista. Algoritmos e influencers.

    5.3. Visibilidade e obscuridade; plataformas e policiamento de conteúdo.

    ¿6. Media e literacias.

    6.1. Perspectivas histórica e transdisciplinar. Conceptualizações e dimensões.

    6.2. Interação e participação. Investigação com crianças e jovens.

  • Objetivos

    Objetivos

    1) Familiarizar-se com conceitos básicos, teorias e abordagens de Estudos dos Media e disciplinas relacionadas;
    2) Compreender os contextos e implicações das diferentes abordagens e conceptualizações;
    3) Ser capaz de ler e de problematizar fenómenos comunicacionais no estado da arte.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de suporte ao processo de ensino-aprendizagem incluem aulas de exposição, debate, recursos de apoio e consolidação (textos científicos, palestras, relatórios, etc). Cada estudante pode desenhar o seu percurso na U.C. através do investimento na(s) temática(s) mais relevante(s).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     

    Allan, S. (2022). The Routledge Companion to News and Journalism (2.ª ed.). Routledge.

    Bounegru, L., & Grey, J. (Eds.). (2021). The Data Journalism Handbook: Towards a critical data practice. Amsterdam University Press. 

    D’Haenens, L., Sousa, H., & Trappel, J. (2018) (Eds.). Comparative Media Policy, Regulation and Governance in Europe: Unpacking the Policy Cycle. Intellect.

    D'Ignazio, Catherine & Klein, Lauren F. (2020). Data Feminism. The MIT Press.

    Elias, A., Gill, R., & Scharff, C. (Eds.) (2017). Aesthetic Labour: Rethinking beauty politics in neoliberalism. Palgrave Macmillan.

    Frau-Meigs, D., Pathak-Shelat, M., Hoechsmann, M., Kotilainen, S., & Poyntz, S. R. (2020). The Handbook of Media Education Research. Wiley.

    Nightingale, V. (2013). The Handbook of Media Audiences. John Wiley & Sons.

    Wahl-Jorgensen, K., & Hanitzsch, T. (Eds.). (2019). The Handbook of Journalism Studies (2ª ed.). Routledge.

INSCRIÇÃO AVULSO
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