filmeu

Disciplina Media, Sociedade e Cultura II

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Media, Sociedade e Cultura II (MSC II) é estruturada em áreas temáticas com relação directa às principais áreas de investigação do CICANT, com enfoque nas Artes dos Media, bem como nas Indústrias Culturais e Criativas e, ainda, em Novas Tecnologias (ReLeCo “Media Arts, Creative Industries and Technologies” - MACIT).   

    Assim, ao longo do semestre, os conteúdos programáticos estarão organizados em quatro grandes áreas temáticas, com parte das sessões a serem ajustadas às áreas de interesse e ao perfil dos doutorandos - a saber: 
    - Media e Modernidade
    - Arqueologia dos Media e Remediação
    - Indústria do Cinema em Transformação
    Marketing e Comunicação Estratégica

    Ainda, há a intenção de convidar diversos investigadores do CICANT para fazerem apresentações de projectos dos quais são responsáveis ou nos quais participam, incluindo projectos que estejam alinhados com as áreas de interesse dos doutorandos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Esta UC segue uma lógica modular - o programa foi estruturado de modo a primeiro expor os alunos a alguns dos principais autores que têm vindo a reflectir sobre os Media e a Modernidade (Dosse, Gunning, Kitller, Cassirer, Postman, Parikka, entre outros), para depois apresentar autores e investigadores no campo da Arqueologia dos Media, bem como trabalhos relevantes e/ou em curso neste domínio – com enfoque no conceito e nas práticas de Remediação (McLuhan, Bolter, Grusin)Ainda, as questões associadas às Indústrias Culturais e Criativas serão de alvo de atenção e de reflexão, em particular, as oportunidades e desafios que se colocam à indústria do cinema no espaço Europeu, no contexto da transformação digital. Finalmente, as áreas da comunicação aplicada serão consideradas, mais uma vez promovendo a reflexão crítica sobre o impacto do Marketing e da Comunicação Estratégica junto de consumidores e/ou cidadãos nas sociedades cada vez mais globalizadas. 

  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular Media, Sociedade e Cultura II (MSC II) tem como principal objectivo facilitar aos alunos a compreensão das relações entre os Media e a Sociedade no âmbito das Ciências da Comunicação. De modo particular, há a intenção de capacitar ou reforçar as capacidades dos doutorandos no pensamento crítico sobre o papel dos Media – tradicionais e as novas tecnologias de informação e comunicação – nas sociedades contemporâneas. 

    Ainda, a presente UC tem a intenção de 
    permitir aos doutorandos a definição de um percurso mais individualizado, bem como de criar oportunidades para integração ou colaboração em trabalhos e projetos da Unidade de Investigação associada – CICANT – e outros centros de investigação da ECATI. 
     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A disciplina é teórico-prática, havendo uma alternância entre métodos expositivos, demonstrativos e participativos. 
    Os alunos devem aplicar os conhecimentos adquiridos na elaboração de um artigo científico.
    Os alunos devem recorrer a técnicas de comunicação oral, escrita e audiovisual para demonstrar a sua aquisição de conhecimentos e a sua capacidade de reflexão critica.


    Avaliação:                          
    Artigo científico – 80% *
    Apresentação em aula do artigo científico – 20% **

    Artigo científico - um único trabalho final, teórico, com apresentação oral 
    - a avaliar pel
    o regente e pelo docente(s) da temática escolhida por cada estudante
     

    * Ensaio final: 3000-4000 palavras, excluindo referências. 
    Revisão de literatura para projecto de investigação individual, que também tenha relação com um temática, ou cruzamento de temáticas, dentro dos temas trabalhados nesta UC. 
    Referências em sistema APA, 7ª edição.


    ** Apresentação de trabalho final: apresentação oral, até 15 minutos.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios