-
Apresentação
Apresentação
Este mo¿dulo ira¿ melhorar o pensamento cri¿tico e criativo dos estudantes e as suas capacidades de comunicac¿a¿o, familiarizando-os com as bases da investigac¿a¿o arti¿stica acade¿mica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6903-25793
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Aptido¿es e compete¿ncias ba¿sicas de escrita acade¿mica; - Introduc¿a¿o a¿s metodologias de investigac¿a¿o no a¿mbito dos estudos dos medias audiovisuais (este¿tica, estudos de ge¿nero, estudos raciais, arqueologia dos media, etc.); - Introduc¿a¿o a¿s metodologias de investigac¿a¿o no a¿mbito do restauro e arquivo de filmes; - Desafios contempora¿neos para o arquivo e patrimo¿nio audiovisual.
-
Objetivos
Objetivos
Aplicar perspectivas cri¿ticas dos campos da teoria cinematogra¿fica/estudos de ecra¿ como parte de uma atividade de investigac¿a¿o autodirigida. -Avaliar e envolver-se em debates acade¿micos contempora¿neos e questo¿es teo¿ricas em evoluc¿a¿o no campo do arquivo e patrimo¿nio cinematogra¿ficos. -Demonstrar uma compreensa¿o da ampla aplicabilidade das compete¿ncias de investigac¿a¿o a actividades pra¿ticas e criativas, para ale¿m das acade¿micas. -Formular propostas de investigac¿a¿o teo¿rica/acade¿mica no domi¿nio dos arquivos de filmes e do patrimo¿nio. -Desenvolver uma proficie¿ncia avanc¿ada em investigac¿a¿o acade¿mica, escrita e apresentac¿a¿o, conforme apropriado para estudos de ni¿vel de mestrado
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Os estudantes assistira¿o a aulas programadas durante as horas previstas; assistira¿o e participara¿o em actividades externas; participara¿o em discusso¿es de grupo e semina¿rios; participara¿o em demonstrac¿o¿es pra¿ticas e apresentac¿o¿es; e ser-lhes-a¿ atribui¿do tempo suficiente de estudo independente e pra¿tica para projectos/aprendizagem individuais e de grupo. Os me¿todos especi¿ficos para este mo¿dulo incluem o uso e a integrac¿a¿o de: - Semina¿rios e grupos de leitura - Workshops - Trabalho de campo - Trabalhos pra¿ticos e escritos - Professores visitantes e convidados
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Hirsch, M. (2012). The generation of postmemory: writing and visual culture after the Holocaust. Hirsch, M. (1997). Family frames: photography, narrative, and postmemory. Harvard University Press. Ndaliko Rivers, C. (2024). To be Nsala's Daughter. Decomposing the Colonial Gaze. Duke University Press. Rolando, V., & Miriam, B. (2017). Decolonial aesthesis and the relational times. Calle 14 : revista de investigacio¿n en el campo del arte, 11(18), 76-93. Va?zquez, R. (2020). Vistas of modernity: decolonial aesthesis and the end of the contemporary. Mondriaan Fund. Engelen, L., & Vande Winkel, R. (2016). A Captivated Audience. Cinema-going at the zoological garden in occupied Antwerp, 1915–1918. First World War Studies, 7(3), 243-264. Baron, J. (2014). The archive effect: found footage and the audiovisual experience of history. Routledge. Guarana¿, B., & Baron, J. (2020). Ruse, misuse, abuse: A conversation with Jaimie Baron. Film quarterly, 74(2), 106-112.
-
Avaliação
Avaliação
Documento de investigac¿a¿o 100%
Abordagem
Caminho 1: Foco nas imagens de filmes
Esta investigac¿a¿o centra-se no trabalho com imagens de filmes. Para seguir esta via, propo¿e um tema sobre o qual quer trabalhar. Pode ser algo muito especi¿fico (como “a desordem do colapso das colo¿nias no Panama¿” ou “imagem em movimento de monumentos coloniais na I¿ndia rural”) ou algo com um a¿mbito mais alargado (como “manifestac¿o¿es feministas no cinema”, “decade¿ncia do cinema” ou “o Antropoceno e a imagem em movimento”). Cada estudante faz a sua pro¿pria escolha. A orientac¿a¿o e o feedback sa¿o dados pelo supervisor.
Em relac¿a¿o a este to¿pico, propo¿e tre¿s pec¿as de arquivo que lhe permitam explorar diferentes dimenso¿es, abordagens, e¿pocas... ou a¿reas geogra¿ficas. As imagens selecionadas prove¿m de diferentes contextos de produc¿a¿o e de diferentes colecc¿o¿es/arquivos visuais/audiovisuais/a¿udio. Pode pesquisar arquivos em linha e arquivos fi¿sicos; arquivos institucionais e colecc¿o¿es vernaculares. E¿ encorajado a explorar os materiais fornecidos pelo Cinematek. Na¿o ha¿ restric¿o¿es em termos de peri¿odo de tempo e de suporte (filme, televisa¿o, ra¿dio, a¿udio, digital-born...). Recomendam-se clips ou filmes mais curtos. Se selecionar imagens de um filme mais longo, o fragmento escolhido deve ser claramente indicado. E¿ obrigato¿rio o acesso a¿s imagens selecionadas para fins de investigac¿a¿o.
Caminho 2: Concentrar-se em colecc¿o¿es relacionadas com filmes
Esta investigac¿a¿o centra-se no trabalho com colecc¿o¿es relacionadas com filmes, tais como cartazes de filmes, programas de filmes, colecc¿o¿es de fotografias e imagens relacionadas com filmes, arquivos privados... Para esta investigac¿a¿o, parte-se de uma colec¿a¿o relacionada com filmes. Com base nesse arquivo, propo¿e uma questa¿o de investigac¿a¿o. Esta investigac¿a¿o pode incidir sobre a histo¿ria de uma sala de cinema especi¿fica, a recec¿a¿o de um filme especi¿fico, o contexto de produc¿a¿o de um filme especi¿fico, o trabalho de um te¿cnico, produtor ou realizador de cinema, etc... . A investigac¿a¿o inclui uma revisa¿o da bibliografia da investigac¿a¿o existente sobre este tema. A orientac¿a¿o e o feedback sa¿o dados pelo orientador.
Avaliac¿a¿o
Crite¿rios gerais
- Originalidade do tema e da abordagem proposta
- Abordagem cri¿tica global
- Fontes utilizadas e bibliografia
- Clareza de articulac¿a¿o no texto escrito
- Respeito pelos prazos
Crite¿rios especi¿ficos Caminho 1
- Escolha das filmagens
- Pesquisa histo¿rica das filmagens
- Avaliac¿a¿o cri¿tica das imagens
- Originalidade e clareza da proposta de reutilizac¿a¿o/apresentac¿a¿o
Crite¿rios especi¿ficos Caminho 2
- Discussa¿o cri¿tica das fontes e metodologias
- Rigor acade¿mico na utilizac¿a¿o das metodologias de investigac¿a¿o
- Pesquisa em arquivosExemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
dd-mm-yyyy
30%
Portfolio
dd-mm-yyyy
40%
(...)
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





