filmeu

Disciplina Film Archive and Heritage I

  • Apresentação

    Apresentação

    O curso apoia a aprendizagem, orientando os alunos para a definic¿a¿o de questo¿es da prática e da de investigac¿a¿o relevantes para o patrimo¿nio cinematogra¿fico. Este passo cultiva as compete¿ncias anali¿ticas e a capacidade de identificar lacunas ou a¿reas de interesse neste domi¿nio para preparar o aluno para o mercado profissional. Ao procurar literatura relevante e outras fontes, os estudantes desenvolvem compete¿ncias de investigac¿a¿o essenciais, como a recuperac¿a¿o eficaz de informac¿a¿o e a avaliac¿a¿o de fontes, que sa¿o cruciais para o crescimento acade¿mico e profissional. Finalmente, o requisito de escrever um trabalho incentiva os alunos a sintetizar as suas descobertas, a articular claramente os seus pensamentos e a refletir. Este processo ajuda-os a consolidar a sua aprendizagem e a aplica¿-la a questo¿es reais do patrimo¿nio cinematogra¿fico, tornando as metodologias altamente eficazes para alcanc¿ar os resultados de aprendizagem pretendidos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Este mo¿dulo explora o “patrimo¿nio” no contexto dos arquivos de filmes e das culturas cinematogra¿ficas nacionais, examinando documenta¿rios, ficc¿a¿o, filmes de arte e materiais extra-fi¿lmicos, como artigos promocionais e notas de produc¿a¿o. As questo¿es-chave incluem: O que define um arquivo, um patrimo¿nio e um patrimo¿nio audiovisual? O mo¿dulo examina a forma como as plataformas digitais e os arquivos privados desafiam os tradicionais “arquivos oficiais” e alteram as perspectivas sobre a histo¿ria e o patrimo¿nio. As actividades incluem confere¿ncias, palestras de convidados, debates, feedback tutorial e visitas ao Arquivo Real de Cinema Belga. Grazia Ingravalle, li¿deres da FIAF e da FIAT, e o editor Sven Van der Fraenen fornecem uma visa¿o aprofundada das pra¿ticas de arquivo, dos desafios do patrimo¿nio e das questo¿es relacionadas com os direitos de autor.
  • Objetivos

    Objetivos

    - Ser competente na pesquisa da histo¿ria da produc¿a¿o/distribuic¿a¿o/exibic¿a¿o/recec¿a¿o de um filme. - Ser competente na localizac¿a¿o de fontes, tanto fi¿sicas como digitais. - Ser competente na ana¿lise de material extra-textual. - Conhecer as evoluc¿o¿es no domi¿nio do patrimo¿nio audiovisual. - Refletir sobre os desafios contempora¿neos do arquivo e do patrimo¿nio audiovisuais. - Produzir um trabalho baseado na investigac¿a¿o, de acordo com os formatos e pra¿ticas de investigac¿a¿o acade¿mica padra¿o e demonstrar compete¿ncias de contextualizac¿a¿o.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    As metodologias de ensino e de avaliac¿a¿o deste curso esta¿o bem adaptadas aos seus resultados de aprendizagem, porque sa¿o concebidas para apoiar os alunos a¿ medida que se envolvem com os conceitos fundamentais do patrimo¿nio cinematogra¿fico. Este curso introduto¿rio centra-se na familiarizac¿a¿o dos alunos com a a¿rea, garantindo que desenvolvem uma so¿lida compreensa¿o dos seus princi¿pios e pra¿ticas fundamentais. Os alunos sa¿o incentivados a ler literatura acade¿mica, o que na¿o so¿ alarga os seus conhecimentos como tambe¿m os expo¿e ao discurso acade¿mico no campo do arquivo e patrimo¿nio cinematogra¿fico. Esta abordagem promove o pensamento cri¿tico e permite que os alunos se envolvam com diversas perspectivas, lanc¿ando as bases para uma investigac¿a¿o independente.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Fossati, G. (2018) – Third Revised Edition). From Grain to Pixel: The Archival Life of Film in Transition. Amsterdam University Press. Houston, P. (1994). Keepers of the frame: the film archives. British film institute. Ingravalle, G. (2024). Archival Film Curatorship. Early and Silent Cinema from Analog to Digital. Amsterdam University Press. Usai, P.C. (2018). Silent Cinema: A Research Guide: A Guide to Study, Research and Curatorship.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Os alunos sa¿o avaliados no trabalho de investigac¿a¿o, com base em:
    - Qualidade da investigac¿a¿o: Profundidade da investigac¿a¿o e releva¿ncia das fontes.
    - Clareza da pergunta de investigac¿a¿o: A forma como a questa¿o de investigac¿a¿o orienta o trabalho.
    - Argumentac¿a¿o e ana¿lise: Qualidade da ana¿lise e forc¿a do argumento.
    - Estrutura: Coere¿ncia e fluxo lo¿gico do artigo.
    - Qualidade da redac¿a¿o: Clareza, grama¿tica e estilo.
    - Cumprimento dos prazos: Apresentac¿a¿o atempada em cada fase.
    Ale¿m disso, como mencionado no acordo do aluno, a ause¿ncia sistema¿tica injustificada deste curso ou qualquer outra ause¿ncia (mesmo que justificada) pode exigir o cumprimento de tarefas suplementares estabelecidas pelo professor.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    dd-mm-yyyy

    30%

    Portfolio

    dd-mm-yyyy

    40%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria