Imagem formacao defeito 1

Formação Livre Treino Psicológico e Saúde Mental no Desporto

Lisboa
A consciência social dos problemas de saúde mental tem vindo a aumentar nos últimos tempos por via da chamada de atenção de atletas de referência mundial, a qual ganhou grande destaque na imprensa internacional. Por tal motivo, vive-se atualmente um períod... Ler mais

Partilhar

Email

RegimentoMisto Créditos10 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    A consciência social dos problemas de saúde mental tem vindo a aumentar nos últimos tempos por via da chamada de atenção de atletas de referência mundial, a qual ganhou grande destaque na imprensa internacional. Por tal motivo, vive-se atualmente um período favorável à promoção, junto dos atores desportivos, de abordagens e metodologias psicológicas que, mantendo presente o universal propósito de superação na prática desportiva, encare o papel da psicologia na dupla e integrada vertente de fornecer instrumentos optimizadores do desempenho e de defesa da saúde mental do praticante. O curso visa integrar as questões do treino mental e da saúde mental dos atletas com o contributo das múltiplas perspectivas de um corpo docente internacional.
  • Competências

    Competências

    1.-Identificar os mecanismos psicológicos subjacentes ao desempenho desportivo; 2.-Identificar os constrangimentos relativos ao rendimento em contexto desportivo; 3.-Identificar os riscos para a saúde mental do praticante no desporto de rendimento; 4.-Aplicar métodos de treino multidimensionais e integrados, incluindo a dimensão psicológica; 5.-Identificar sinais de disfuncionamento psicológico a referenciar aos profissionais da área.
  • Objetivos

    Objetivos

    1.-Apresentar abordagens de treino psicológico integradas no processo geral de treino, consistentes com a saúde mental dos atletas; 2.-Abordar a saúde mental dos atletas como central no processo de treino-competição; 3.-Promover a criação de um envolvimento mentalmente saudável no desporto.
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • Numa altura em que as preocupações com a saúde mental e bem-estar psicológico dos participantes desportivos justificadamente emerge como elemento fundamental da prática desportiva, o curso permite obter, de modo estruturado, informação especializada actual neste domínio.
    • Acresce que possibilita uma rara oportunidade de recolher as múltiplas perspectivas de um alargado conjunto de prestigiados especialistas internacionais que acederam a colaborar.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    O curso visa aprofundar conhecimentos específicos, contribuindo para a formação contínua de profissionais de educação física, do desporto e da psicologia do desporto, bem como estudantes nestas áreas interessados em trabalhar no âmbito do: - Treino desportivo no desporto de formação; - Treino desportivo no desporto de alto rendimento; - Desporto escolar; - Desporto de recreação e de tempos livres; - Desporto de aventura; - Exercício, saúde e bem-estar.
  • Observações

    Observações

    Curso Treino Psicológico e Saúde Mental no Desporto: - Início do curso: 20 de janeiro 2023. - Fim do curso: 7 de julho de 2023. Também poderá realizar dois dos módulos do curso em microcredenciais: Microcredencial Treino Psicológico no Desporto: https://formacao.vida.ulusofona.pt/ulht/treino-psicologico-no-desporto - Início do curso: 20 de janeiro 2023. - Fim: 31 de março 2023. Microcredencial Saúde Mental no Desporto: https://formacao.vida.ulusofona.pt/ulht/saude-mental-no-desporto - Início do curso: 14 de abril de 2023. - Fim: 20 de maio 2023.
  • Docentes convidados

    Docentes convidados

    Alberto Cei, Itália Ana Bispo Ramires, Portugal Anaëlle Malherbe, França Angel Gonzalez Suarez, Espanha António Hernandez Mendo, Espanha António Palmeira, Portugal Aurelio Olmedilla Zafra, Espanha Beatriz Galilea, Espanha Boris Balent, Croácia Carles Ventura, Espanha Catarina Sousa, Espanha Cátia Branquinho, Portugal Chris Harwood, Reino Unido Daniel Birrer, Suíça Daniel Gould, EUA Franco Noce, Brasil Gabriel Daza, Espanha Gangyan Si, China Gina Tomé, Portugal Glória Balagué, Espanha Hafrún Kristjánsdóttir, Islândia Isabel Diaz Ceballos, Espanha Jaume Marti, Espanha Joan Palmi, Espanha Joaquin Díaz, Espanha Juan Gonzalez Hernandez, Espanha Luis Calmeiro, Reino Unido Margarida Gaspar de Matos, Portugal Marlene Nunes Silva, Portugal Marta Raimundo, Portugal Miquel Torregrossa, Espanha Nuno Loureiro, Portugal Paul Wylleman, Bélgica Pedro Almeida, Portugal Pedro Teques, Portugal Regina Brandão, Brasil Sandra Santos, Portugal Sidónio Serpa, Portugal Susana Reguela, Espanha Susana Veloso, Portugal Tânia Gaspar, Portugal Tanja Kajtna, Eslovénia Urban Johnson, Suécia Vânia Loureiro, Portugal Zhijian Huang, China

Centro Universitário

Lisboa | Faculdade Educação Física e Desporto
CANDIDATAR-ME

Direção do Curso

Prof. Doutor Sidónio Serpa

Secretariado

Susana Cordeiro

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Livro de reclamaões Elogios