Disciplina Animação I

  • Apresentação

    Apresentação

    Ambientes Virtuais e Tecnologias de Animação

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução aos princípios básicos de animação

    a) relação tempo-fotograma - Compreensão do número de fotogramas por unidade de tempo e sua manipulação no espaço.

    b) aceleração-desaceleração - Atravéz da deslocação espacial de um corpo em tempo contante, a capacidade de interiorizar a noção de movimento acelerado, desacelerado e constante.

    c) acção-reacção -Analise da relação fisica na intereação entre dois objectos tanto conectado entre si como separados com colisão fisca entre eles. d) ritmo-tempo -Caracterização de um acção na relação da velocidade e pausa no movimento caracterizado de um corpo

    e) movimentos de inércia -Fisica aplicada ao movimento onde a relação de peso e materia o caracteriza.

    f) trajectórias -Movimento animado baseado em curvas

    g) personalidade -Combinação de todos os principio fisicos de movimento animado com um intuito de caracterizar um estereotipo

  • Objetivos

    Objetivos

    Compreensão e domínio prático dos princípios básicos de animação através de exercícios em stop motion.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Cada aula começa com uma explicação demonstrativa do exercício e dos seus objectivos seguida da aplicação prática dos alunos em aula. Como trabalho extra aula e para avaliação, o aluno realizará um exercício individual aplicado a tecnica realizada na aula com maior complexidade.

    Os exercícios são avaliados no final do semestre segundo uma tabela fornecida na primeira aula. É igualmente avaliada a participação e evolução do aluno ao longo do semestre, assim como a apresentação de trabalhos.

    Os exercícios e respectiva avaliação são: aceleração/desaceleração (0.5 valores), antecipação/Followthrough/Overllaping (1 v), Acção/Reacção (1v), animação de objectos nao articulados (1.5v), animação de objectos articulados (2v), Plasticina 1 (0.5), Plasticina 2 (1v), recortes 1 (1v), recortes 2 (2v), recortes 3 (2v), recortes 4(4v). Projecto final em grupo (3.5v) Só é admitido a exame alunos que tenham entregue todos os exercicios.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    LORD, Peter e Brian Sibley (1998)  Creating 3D Animation. The Aardman Book of Filmmaking. Nova Iorque: Harry N. Abrams

    MUYBRIDGE, Eadweard (1887)  Muybridges Complete Human and Animal Locomotion. Philadelphia: University of Pennsylvania

    WILLIAMS, Richard (2001) The Animators Survival Kit. London: Faber & Faber

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    João Miguel Real

    Horário livre pré combinado com os alunos

    Atendidmento Online por via Zoom

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios