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Disciplina Animação I

  • Apresentação

    Apresentação

    Animação I, é a primeira introdução á animação da licenciatura de Animação Digital.  Através da técnica de animação de volumes/Stopmotion os alunos são introduzidos gradualmente aos principios de animação necessários para a construção de movimento caracterizado. A vantagem de tal processo é que retira a pressão da necessidade de conhecimentos de desenho para realizar animação, permitindo o aluno concentrar-se apenas na logica da fisica de construção de movimento.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução aos princípios básicos de animação a) relação tempo-fotograma - Compreensão do número de fotogramas por unidade de tempo e sua manipulação no espaço. b) aceleração-desaceleração - Atravéz da deslocação espacial de um corpo em tempo contante, a capacidade de interiorizar a noção de movimento acelerado, desacelerado e constante. c) acção-reacção -Analise da relação fisica na intereação entre dois objectos tanto conectado entre si como separados com colisão fisca entre eles. d) ritmo-tempo -Caracterização de um acção na relação da velocidade e pausa no movimento caracterizado de um corpo e) movimentos de inércia -Fisica aplicada ao movimento onde a relação de peso e materia o caracteriza. f) trajectórias -Movimento animado baseado em curvas g) personalidade -Combinação de todos os principio fisicos de movimento animado com um intuito de caracterizar um estereotipo
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreensão e domínio prático dos princípios básicos de animação através de exercícios em stop motion.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Cada aula começa com uma explicação demonstrativa do exercício e dos seus objectivos seguida da aplicação prática dos alunos em aula. Como trabalho extra aula e para avaliação, o aluno realizará um exercício individual aplicado a tecnica realizada na aula com maior complexidade. Os exercícios são avaliados no final do semestre segundo uma tabela fornecida na primeira aula. É igualmente avaliada a participação e evolução do aluno ao longo do semestre, assim como a apresentação de trabalhos. Os exercícios e respectiva avaliação são: aceleração/desaceleração (0.5 valores), antecipação/Followthrough/Overllaping (1 v), Acção/Reacção (1v), animação de objectos nao articulados (1.5v), animação de objectos articulados (2v), Plasticina 1 (0.5), Plasticina 2 (1v), recortes 1 (1v), recortes 2 (2v), recortes 3 (2v), recortes 4(4v). Projecto final em grupo (3.5v) Só é admitido a exame alunos que tenham entregue todos os exercicios.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    LORD, Peter e Brian Sibley (1998)  Creating 3D Animation. The Aardman Book of Filmmaking. Nova Iorque: Harry N. Abrams MUYBRIDGE, Eadweard (1887)  Muybridges Complete Human and Animal Locomotion. Philadelphia: University of Pennsylvania WILLIAMS, Richard (2001) The Animators Survival Kit. London: Faber & Faber  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Trabalhos Semanais Individuais

    A combinar em aula

    16.5 Valores

    Trabalho de grupo

    A combinar em aula

    3 Valores

    Relatório

    A combinar em aula

    0.5 Valores

     

    Os trabalhos individuais semanais são entregues até duas semanas após a data de entrega de enunciado em aula.

    No caso de reprovação, o exame consistira na melhoria de trabalhos realizados ao longo do semestre de modo a obter nota positiva. Só serão admitidos a exame alunos que tenham entregue todos os trabalhos realizados em aula e que tenham reprovado na soma da entrega dos trabalhos de avaliação.

     

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