-
Apresentação
Apresentação
Ambientes Virtuais e Tecnologias de Animação
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT613-17025
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução aos princípios básicos de animação
a) relação tempo-fotograma - Compreensão do número de fotogramas por unidade de tempo e sua manipulação no espaço.
b) aceleração-desaceleração - Atravéz da deslocação espacial de um corpo em tempo contante, a capacidade de interiorizar a noção de movimento acelerado, desacelerado e constante.
c) acção-reacção -Analise da relação fisica na intereação entre dois objectos tanto conectado entre si como separados com colisão fisca entre eles. d) ritmo-tempo -Caracterização de um acção na relação da velocidade e pausa no movimento caracterizado de um corpo
e) movimentos de inércia -Fisica aplicada ao movimento onde a relação de peso e materia o caracteriza.
f) trajectórias -Movimento animado baseado em curvas
g) personalidade -Combinação de todos os principio fisicos de movimento animado com um intuito de caracterizar um estereotipo
-
Objetivos
Objetivos
Compreensão e domínio prático dos princípios básicos de animação através de exercícios em stop motion.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Cada aula começa com uma explicação demonstrativa do exercício e dos seus objectivos seguida da aplicação prática dos alunos em aula. Como trabalho extra aula e para avaliação, o aluno realizará um exercício individual aplicado a tecnica realizada na aula com maior complexidade.
Os exercícios são avaliados no final do semestre segundo uma tabela fornecida na primeira aula. É igualmente avaliada a participação e evolução do aluno ao longo do semestre, assim como a apresentação de trabalhos.
Os exercícios e respectiva avaliação são: aceleração/desaceleração (0.5 valores), antecipação/Followthrough/Overllaping (1 v), Acção/Reacção (1v), animação de objectos nao articulados (1.5v), animação de objectos articulados (2v), Plasticina 1 (0.5), Plasticina 2 (1v), recortes 1 (1v), recortes 2 (2v), recortes 3 (2v), recortes 4(4v). Projecto final em grupo (3.5v) Só é admitido a exame alunos que tenham entregue todos os exercicios.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
LORD, Peter e Brian Sibley (1998) Creating 3D Animation. The Aardman Book of Filmmaking. Nova Iorque: Harry N. Abrams
MUYBRIDGE, Eadweard (1887) Muybridges Complete Human and Animal Locomotion. Philadelphia: University of Pennsylvania
WILLIAMS, Richard (2001) The Animators Survival Kit. London: Faber & Faber
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
João Miguel Real
Horário livre pré combinado com os alunos
Atendidmento Online por via Zoom
-
Mobilidade
Mobilidade
Não