Apresentação do Curso
Na licenciatura em Animação Digital exploramos todas as técnicas de animação tradicionais (pintura, areia, recortes, stopmotion...) e ainda 2D e 3D de modo que o aluno se possa expressar através delas, quer de modo experimental, documental ou ficcional na realização de exercícios e filmes.
Os alunos de Animação Digital são encorajados a explorar técnicas ou combinações de técnicas para encontrar um novo olhar ou uma nova abordagem sobre um tema ou uma história.
O curso de Animação Digital foi desenhado a partir das etapas de construção de um filme, em que cada uma delas oferece uma competência e um domínio de especialização.
Razões para frequentar este curso
- Grupo de professores especializados em diversas áreas e técnicas de animação que foram premiados a nível nacional e internacional. Destaca-se que a grande maioria dos professores exercem actividade profissional de animação
- Estrutura curricular que prepara os alunos para a exigência de um mercado multidisciplinar que exige domínios técnicos e cultura visual em diferentes áreas artísticas.
- Aulas práticas em laboratórios especializados que estão disponíveis 24h por dia, sete dias por semana para que os alunos possam desenvolver os projectos com apoio de docentes e em trabalho de grupo nas instalações da universidade
- Formação especializada com recurso às mais modernas tecnologias de animação, tais como a animação digital a três dimensões, motion capture e realidade virtual e aumentada, complementada com um enfoque muito acentuado na produção de movimento animado através de técnicas de stopmotion e desenho animado
- Monitores disponíveis para acompanhar o trabalho dos alunos na universidade fora do tempo letivo nas salas de aula do curso
- Visibilidade e reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos alunos, nomeadamente através dos seus filmes, demonstrado pelos prémios obtidos em diversos festivais nacionais e internacionais.
Despacho do curso
Despacho n.º 15015/2009, de 2 de julho, alterado pelo Despacho n.º 7994/2020, de 14 de agosto
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
17/10/2016
Registo
R/A-Ef 2996/2011/AL01
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado | 6 Semestres | 180 ECTS
Direção do Curso
PAULO RENATO DA SILVA GIL VIVEIROS
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao curso de licenciatura em Animação Digital os cadidatos que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:
03 Desenho
06 Filosofia
10 Geometria Descritiva
12 História da Cultura e das Artes
16 Matemática
18 Português
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 180 ECTS
Objetivos
Através da sua estrutura curricular e da competência do seu corpo docente, o curso de Animação Digital pretende contribuir para o enriquecimento do mercado da animação em Portugal e preparar os seus alunos para competir no mercado de trabalho internacional.
A importância da animação no mundo do audiovisual não tem parado de crescer, abrindo novas portas para esta área de especialização nos efeitos visuais, na visualização e nos jogos.
O objectivo principal do curso de Animação Digital visa o cinema de animação em particular, mas privilegia também todas estas novas áreas através de um conjunto de disciplinas que permitem aos alunos alargarem o seu campo de aprendizagem e experiência.
Destinatários
O curso de Animação Digital destina-se a todos os candidatos mencionados nas ¿condições de acesso¿, mas reforça-se a vontade de aprender e trabalhar aliada ao gosto pela animação.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
- Criação e produção em filmes de animação;
- Modelação 2d e 3d;
- Animação stopmotion, 2d e 3d;
- Iluminação de sets para animação stopmption;
- Construção de cenários, maquetes e bonecos para animação stopmotion;
- Ilustração digital;
- Conceção de personagens 2d e 3d
- Construção e conceção de storyboards, layouts de animação e animatics
- Escrita de guiões;
- Design sonoro para filmes e projetos de animação
- Pós-produção e composição visual em audiovisual
- Promoção e distribuição de produtos de animação;
- Desenvolvimento conceptual, produção de storyboards e escrita de projetos;
Equipamentos e Instalações
A Universidade Lusófona possui um amplo parque de produção audiovisual e multimédia que integra espaços especificamente dedicados à área do cinema de animação, com particular destaque para uma sala com 10 sets de animação onde os alunos trabalham em várias técnicas (plasticina, recortes, areia, óleo, marionetas...), uma oficina de construção com todas as ferramentas e maquinaria necessárias e com um set de animação, uma sala de animação 3D com 20 PC com o Maya e o Mudbox para ilustração digital, uma sala de 2D digital com 20 macs e 20 cintiqs com o TV Paint e o Krita, uma sala de desenho e projeto com 23 cavaletes e um laboratório de MOCAP para capturas de movimento. Complementarmente, há uma sala de cinema com 160 lugares e projeção em DCP (Sala Fernando Lopes).
Estudos Futuros
A licenciatura em Animação Digital abre caminho para a formação de segundo ciclo no programa de Mestrado em Artes da Animação.
Saídas Profissionais
As saídas profissionais são as mesma das competências a adquirir:
- Criação e produção em filmes de animação;
- Modelação 2d e 3d;
- Animação stopmotion, 2d e 3d;
- Iluminação de sets para animação stopmption;
- Construção de cenários, maquetes e bonecos para animação stopmotion;
- Ilustração digital;
- Conceção de personagens 2d e 3d
- Construção e conceção de storyboards, layouts de animação e animatics
- Escrita de guiões;
- Design sonoro para filmes e projetos de animação
- Pós-produção e composição visual em audiovisual
- Promoção e distribuição de produtos de animação;
- Desenvolvimento conceptual, produção de storyboards e escrita de projetos;
Investigação
O processo artístico é matéria de investigação em si, e está muito presente no trabalho que se desenvolve no curso de Animação Digital. Complementarmente, a animação é cada vez mais requisitada no mundo da investigação científica de modo a visualizar teses. Como exemplo, o caso de alunos terem participado em projectos de medicina veterinária ("Cão de Muge" https://ensina.rtp.pt/artigo/o-cao-de-muge-um-amigo-pre-historico/), biomecânica, entre outros.
Por outro lado, há um conjunto de disciplinas que proporcionam temas da actualidade de âmbito social e ecológico, por exemplo, que fomentam os alunos a investigar antes de avançarem com os projectos de filmes.
Observações
Horário:
O curso funciona em regime diurno, de 2ª a 6ª feira, no horário 8.00-18.00.
Os alunos externos apenas podem inscrever-se às seguintes disciplinas:
1º semestre:
História do Cinema de Animação (1º ano)
Morfologia Humana Aplicada (1º ano)
2º semestre:
Cultura Visual (1º ano)
Técnicas de Argumento (2º ano)
Docentes Convidados
José Miguel Ribeiro
Pedro Serrazina
Nuno Beato
Lea Vidakovic
Possidónio Cachapa
João Miguel Real
Natalie Woolf
Sandra Ramos
Ana Carina Estroia
Osvaldo Media
Carlos Almeida
Filipe Luz
David Novack
Gonçalo Gato
Jonas Runas
Hedisson Mota
Hugo de Azevedo
Ricardo Mata
Ricardo Viana
Ricardo Figueira
Ricardo Nunes
João Abrantes
Tiago Atalaia
Pedro Sousa
Filipe Vale
Inês Gil
Paulo Viveiros
Áreas Científicas
Áudio-visuais e produção dos media | Artes | Artes e humanidades